ate agora contamos a historia do primeiro skyline a ser um gt r e fomos ate o ultimo gt r a ser um skyline pois finalmente chegamos ao atual e mais extremo representante da sigla o nissan gt r r35 ele veio do fundo do mar como a criatura do classico do cinema kaiju que lhe rendeu o apelido obvio que nao apesar de ele ser tao rapido que quase duvidamos de que ele seja so um carro com motor a combustao — sera que tal qual o godzilla ele nao foi fortalecido por radiaçao nuclear brincadeiras a parte a verdade e que o godzilla — quer dizer nissan gt r — começou a ser desenvolvido antes mesmo do fim do skyline gt r r34 uma nova geraçao para o skyline — para o bem e para o mal em junho de 2001 a nissan mostrou ao mundo a nova geraçao do nissan skyline — a 11ª desde a decada de 1960 e foi um choque porque o novo carro era bem diferente de seu antecessor em vez de um seis em linha o motor era um v6 suas formas estavam mais verticalizadas e a plataforma era compartilhada com a do nissan 350z — ou seja pelo menos a traçao traseira e mais tarde integral permaneceria mas a ideia era criar um carro mais luxuoso do que esportivo — tanto que ele so manteve o nome skyline por exigencia do presidente da nissan carlos ghosn contudo a nomenclatura tradicional foi rompida e a nova geraçao se chamava v35 em vez de r35 como seria o mais logico o publico mais entusiasta nao gostou muito da novidade e nem mesmo as tradicionais preparadoras japonesas — mine s amuse hks top secret etc — se interessaram muito pelo novo skyline o ignorando como tuner car e mantendo se fieis aos modelos r32 r33 e r34 o que ninguem sabia porem era que a nissan jamais deixaria orfaos os gearheads apaixonados por seu mais famoso e tradicional esportivo desta forma em outubro de 2001 foi apresentado no salao de toquio o gt r concept [gallery columns= 4 link= file ids= 23280 23281 23283 23277 ] olhe para ele e voce ja enxerga varias caracteristicas do modelo de produçao como a linha de cintura alta tambem presente no 350z como qual afinal compartilha a plataforma e os farois afilados e as rodas contudo as proporçoes sao mais comportadas e as superficies mais limpas em um design quase industrial a dianteira na epoca foi chamada pela imprensa automotiva de vazia enquanto a traseira foi elogiada por manter as quatro lanternas redondas que o skyline v35 havia perdido a proposito do skyline ele so trazia a silhueta basica da versao cupe o interior era totalmente conceitual trazendo em vez de mostradores analogicos duas telas coloridas — uma onde deveria ficar o cluster de instrumentos a nissan nao falava muito dos planos para o conceito na epoca dizendo apenas que aquele seria o ponto de partida para um novo gt r no seculo 21 mas o que esperar dele esta resposta so viria exatamente quatro anos depois — em outubro de 2005 novamente no salao de toquio tomando forma em 2003 a proposta do nissan gt r foi aprovada pelos executivos da nissan que anunciou que o novo gt r ficaria em 2007 ainda naquele ano iniciou se o desenvolvimento de um novo conceito cujo design ficou a cargo de shiro nakamura seu nome nao agora era gt r proto o que refletia sua nova abordagem agora a nissan dizia que ele era um prototupo e ja estava bem proximo do produto final e o que isto queria dizer na pratica que aquele conceito tinha muito mais personalidade presença e funcionalidade as formas segundo a nissan foram esculpidas pelo vento — especialmente dos para lamas e a nova identidade visual buscava reafirmar a essencia japonesa do gt r ainda que o carro tenha sido projetado em conjunto pela nissan dos eua e da europa sob a coordenaçao de nakamura [gallery link= file ids= 23295 23294 23296 ] tambem significava que os unicos elementos de design que nao seriam transferidos para o modelo de produçao eram as olheiras debaixo dos farois — todo o resto seguiu virtualmente inalterado quando conforme prometido o godzilla voltou enfim um r35 o conceito proto de 2005 ainda nao revelava uma coisa o que haveria debaixo daquela carroceria que definitivamente era um salto e tanto em relaçao ao gt r r34 — para o bem e para o mal contudo a herança do fim da decada de 1990 ainda estava ali e por esta razao a nissan decidiu que o codigo do novo gt r seria r35 e a maior revoluçao so se via ao abrir o capo o novo motor v6 biturbo de 3 8 litros o chamado vr28dett deslocava exatamente 3 800 cm³ com comando duplo nos cabeçotes e dois turbocompressores ihi — o bastante para entregar 492 cv a 6 400 rpm e 60 mkgf de torque entre 3 200 e 5 200 rpm so nao era mais potente do que o gt r r34 z tune o bastante para conseguir acelerar de 0 a 100 km/h em 3 2 segundos — desempenho superior ao de qualquer um de seus antecessores mesmo sendo um carro maior e mais pesado do que nunca o gt r e um carro pesado porque de inicio era um carro barato e precisava ser um esportivo acessivel tambem no aspecto pratico por esta razao ele tem itens de conforto como um com grand tourer incluindo uma tela multifuncional projetada pela polyphony digital criadora de gran turismo e traçao integral — e a nissan nao pode abusar de materiais nobres em sua construçao como fibra de carbono para nao encarecer demais o processo de fabricaçao sendo assim mesmo adotando componentes de aluminio o gt r ainda acabou pesando mais de 1 700 kg so que seu desempenho ainda precisava ser algo sem precedentes e por isso a nissan teve que buscar soluçoes alternativas — aerodinamica de supercarro traçao integral e uma programaçao eletronica primorosa facilitam bastante o trabalho do v6 por mais que kazutoshi mizuno engenheiro chefe encarregado pelo programa do nissan gt r diga que o segredo do desempenho do gt r e justamente seu peso voce pode ler mais sobre este assunto no especial em duas partes que fizemos parte 1 e parte 2 conversa tecnica a parte ao longo dos anos o gt r se tornou um dos icones maximos desta geraçao de entusiastas por seu desempenho assombroso sua presença maciça nos videogames e como tudo que se faz sucesso demais ele tambem tem seus detratores que criticam seu alto peso e dizem que a eletronica so torna o ato de dirigir um gt r algo artificial e entediante normalmente isto vem de gente que nunca andou em um [gallery columns= 4 link= file ids= 23307 23312 23293 23298 ] e mesmo sendo tao assombroso o gt r nao parou de evoluir desde que foi lançado em 2011 uma atualizaçao na mecanica aumentou a potencia para 537 cv e o torque para 62 4 mkgf para 2014 outro aumento na potencia — agora sao 553 cv e 64 mkgf de torque tudo isto teve um efeito colateral — em sete anos o preço do nissan gt r decolou e ele ha tempos nao e mais considerado uma barganha de us$ 71 900 r$ 174 mil sem impostos em 2007 um nissan gt r 2014 basico custa agora us$ 101 770 r$ 245 mil [youtube id= wyjtlyjybku width= 620 height= 350 ] [gallery link= file columns= 4 ids= 23302 23284 23301 23299 ] o nivel de acabamento e conforto acompanharam o aumento de preço e no ano de seu 30º aniversario a divisao nismo apresentou sua versao — o nismo gt r que tem 603 cv e 66 5 mkgf de torque e pesa 64 5 kg a menos deixando claro que daqui para a frente o gt r vai alçar voos cada vez mais altos mas so vamos ver como sera o gt r do futuro em 2016 quando o r36 for lançado ira a nissan nos surpreender e polarizar novamente
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