Ambos são britânicos, mas escolheram fazer suas estreias no maior salão do mundo, em território alemão. E ambos não queriam simplesmente ser apresentados. Era preciso ter credenciais fortes para chamar a atenção. Um deu pirueta para isso, com direito a recorde. Outro não precisou mais do que acelerar. Estamos falando, respectivamente, do Jaguar F-Pace e do Bentley Bentayga.
Falando do primeiro, o Jaguar teve de mostrar sua agilidade em um looping de 19,08 metros de altura com a ajuda do piloto profissional Terry Grant, que teve de aguentar uma força de 6,5G na manobra. Segundo a Jaguar ele se preparou para a manobra por cerca de dois meses. Mas deu tudo certo e o piloto e o carro entraram para o Livro Guinness dos Recordes.
O evento serviu para comemorar os 80 anos da Jaguar (o loop, aliás, era o zero gigante do letreiro que marcava a idade da marca) e foi realizado ontem, antes da abertura do Salão de Frankfurt à imprensa. Foi no Salão que o F-Pace teve todos os seus detalhes revelados.
Muito fiel ao conceito C-X17, o F-Pace tem 4,73 m de comprimento e 2,87 m de entre-eixos. Altura e largura não foram revelados, assim como outros dados técnicos importantes. Não há um arquivo relacionado a eles no material de imprensa da marca. Só sabemos que o porta-malas é de 650 litros e alguns dados das motorizações oferecidas.
Haverá seis versões, uma delas apenas de lançamento: Pure (de entrada), Prestige, Portfolio, R-Sport, S e a First Edition, limitada a 2.000 unidades. A Pure usará motor 2.0 turbo de 240 cv e pesará 1.665 kg. Terá apenas tração traseira e câmbio automático com este motor. Também será oferecida com um 2.0 turbodiesel de 180 cv, que poderá ter tração nas quatro rodas ou só nas traseiras, com câmbio manual ou automático, o ZF de oito marchas que a maior parte dos modelos de luxo usa atualmente.
O material de divulgação do carro não dá conta exatamente de que versão poderá vir com o motor 3.0 V6 turbodiesel, de 300 cv e tração nas quatro rodas, automático apenas. Para a versão R-Sport e para a S, os motores reservados devem ser os 3.0 V6 com compressor mecânico, os mesmos do F-Type e F-Type S, com 340 cv e 380 S. Sempre com câmbio automático.
A suspensão dianteira é por braços triangulares sobrepostos. Atrás, temos a multibraço Integral Link. As rodas irão do aro 18 até o aro 22, os maiores disponíveis para um modelo de produção em série, segundo a Jaguar. Mas não é bem assim, como se verá adiante.
Entre as tecnologias com as quais ele será oferecido, temos a vetorização de torque e Adaptive Dynamics, que monitora o movimento da carroceria 100 vezes por segundo, e o das rodas 500 vezes por segundo, para ajustar o sistema de amortecimento do carro de modo contínuo. O painel de instrumentos é uma tela de 12,3 polegadas.
O modelo chegará ao Brasil até o final do primeiro semestre de 2016 e seus preços devem começar em R$ 300 mil. Não será fabricado no país, como o Discovery Sport, mas deve quadruplicar as vendas da marca britânica no país, passando de 300 para 1.200 unidades por mês.
O segundo britânico será apenas o SUV mais veloz e mais caro do mundo. Não por acaso: o Bentayga é primeiro SUV da Bentley. Equipado com um motor 6.0 W12 biturbo de 608 cv a 6.000 rpm e 91,8 mkgf de 1.250 rpm a 4.500 rpm, o único em oferta, por ora, ele é capaz de atingir 301 km/h, o que o torna, segundo a empresa, o SUV mais veloz do mundo.
Com 5,14 m de comprimento, 2,99 m de entre-eixos, 2 m de largura e 1,74 m de altura, ele pesa 2.422 kg. Sua transmissão, automática de oito marchas, é a mesma do F-Pace, da ZF. Apesar de seu porte, o SUV da Bentley chega aos 100 km/h, partindo do 0, em 4,1 segundos. Não ganha do Tesla Model X, mas é bem significativo.
Como o foco da Bentley é o alto luxo, ele terá 17 cores externas, com mais de 90 variações de tons. Há 15 opções diferentes de carpetes, seite diferentes opções de acabamento em madeira (uma fina camada de madeiras de lei aplicada às peças do painel) e 15 opções de acabamento. Suas rodas começarão no aro 20 e vão até o aro 22. Outra coincidência com o F-Pace.
Seis pacotes de itens de estilo de vida estarão disponíveis desde o lançamento. Esses pacotes estão relacionados, por exemplos, a esportes. Quem joga golfe pode encomendar um pacote que facilite a acomodação dos tacos. Quem pratica esportes aquáticos pode pedir o Load-Assist Tray, uma travessa de auxílio ao carregamento do porta-malas, ou o Wet Gear Stowage, para guardar equipamentos molhados.
O pacote Mulliner é o topo de linha. Feito por artesãos, ele inclui um kit de cesta de “piquenique”, que vem com cooler, porcelana Linley e copos de cristal, além de uma área para armazenamento de comidas secas. O relógio no painel pode ser um Mulliner Tourbillon, feito pela Breitling, movido a corda e automaticamente carregado por um mecanismo do próprio carro. O relógio é feito de ouro maciço (comum, branco ou rosa), com opções de mostrador em madre-pérola ou ébano decorado com oito diamantes. Custa 150 mil libras esterlinas, ou quase a mesma coisa que um Bentayga “básico”.
O sistema de som pode ser encomendado em três opções. Standard, que não é detalhado, Bentley Signature e o Naim for Bentley Premium Audio. Este último é considerado o sistema de som mais poderoso do segmento, com 1.950 W, 18 alto-falantes e super tweeters.
O sistema multimídia traz tela sensível ao toque de 8 polegadas e um disco rígido de 60 Gb. A configuração pode ser feita em mais de 30 línguas. Os passageiros dos bancos de trás contam com o Bentley Entertainment Tablet, um dispositivo removível Android com tela de 10,2 polegadas com 4G, Wi-Fi e Bluetooth.
Entre os itens tecnológicos do carro, ele conta com o Bentley Drive Dynamics, o Responsive Off-Road Setting, com oito modos de condução fora de estrada, direção elétrica, controlador de velocidade adaptativo, inclusive às placas de limite de velocidade, que ele interpreta por câmeras, Park Assist, para ajudar a estacionar o galipão, Electronic Night Vision, para aumentar a segurança na condução noturna com visão infravermelha, e Head Up Display. Os bancos dianteiros têm 22 ajustes elétricos diferentes.
No site oficial do modelo, a Bentley permite que o visitante tenha uma experiência de 360º no novo SUV. Com preços acima de R$ 1,4 milhão para a First Edition (no Reino Unido!), ele deve chegar ao Brasil até o fim do próximo ano. A estimativa é que ele venda, na América do Sul inteira, cerca de 20 unidades.