no dia 24 de fevereiro de 1955 em lorette frança nasceu alain prost hoje exatamente 60 anos depois le professeur — apelido mais do que respeitoso concedido a um dos grandes rivais de ayrton senna esta em melhor forma do que muitos de nos sonham em estar aos 40 e temos certeza de que ele ainda e melhor ao volante do que a maioria de nos — incluindo outros pilotos — jamais sera esta e nossa homenagem a alain prost este escriba nasceu em 1991 o ano em que alain prost se aposentou pela primeira vez eu nao lembro o que estava fazendo no dia 1 de maio de 1994 como boa parte dos brasileiros mais velhos do que eu sabe sendo assim tudo o que eu sabia sobre alain prost ate começar a me interessar pelo automobilismo e começar a pesquisar a respeito era que ele era frances tinha um nariz bem grande e sempre era alvo das tiradas de nelson piquet [youtube id= f_6gptb1q70 width= 620 height= 350 ] contudo nao foi preciso meter o nariz a fundo pun intended para entender porque alain prost e um dos maiores pilotos da historia da formula 1 seus quatro titulos — tres pela mclaren e um pela williams em 1985 1986 1989 e 1993 — falam por si so mas ser um piloto de formula 1 nao se resume apenas a quantidade de titulos se assim fosse ninguem teria suas proprias opinioes e todos concordariam que michael schumacher com seus sete titulos e o maior piloto de todos os tempos sem discussao mas nao e este o caso um piloto de formula 1 precisa ser completo e prost foi por 13 anos de 1980 a 1993 ele tirou um ano sabatico em 1992 um dos mais completos que ja sentaram em um monoposto o excelente artigo aprecciating the professor publicado em 2009 pelo site grand prix history define prost como um piloto do tipo cerebral ou clinico segundo peter dick o autor do texto um piloto bom piloto cerebral começa a vencer uma corrida dias antes quando estuda o traçado e as provaveis condiçoes da pista a curto prazo planejando uma estrategia e dando o maximo de si em toda sessao de treinos seu objetivo maior e se tornar um especialista naquele circuito seguindo a trajetoria ideal em cada curva com precisao milimetrica e usando todas as caracteristicas do carro a seu favor [youtube id= hjedqxanup8 width= 620 height= 350 ] prost era exatamente assim com movimentos e açoes que pareciam cronometrados na maioria das provas que disputou alain prost parecia ter corrido a vida toda naquele circuito e pilotava como o fantasma da volta perfeita nos videogames era o tipo de piloto que confiava absolutamente no que estava fazendo e raramente saia decepcionado alias sua taxa de aproveitamento e altissima das 202 corridas que disputou prost venceu 51 quase 25% subindo ao podio 106 vezes — mais da metade prost monaco 1986 mesmo quando nao vencia alain prost quase sempre conseguia o numero necessario de pontos em determinada corrida para ganhar uma posiçao ou ao menos manter se nela como em 1986 na belgica quando chegou em sexto e garantiu um unico ponto — tudo o que precisava para segurar a primeira posiçao e segurar o titulo no final da temporada com apenas dois pontos de vantagem sobre nigel mansell da williams o mais impressionante foi que logo na primeira curva de spa prost se chocou com gerhard berger da benetton e perdeu o nariz do mp4/2c ele precisou dar uma volta inteira bem devagar para voltar aos boxes e consertar o carro e no processo acabou indo parar na ultima posiçao — com a coluna de direçao torta o que o forçou a desalinhar o volante nas retas por toda a corrida o que ele fez simplesmente conseguiu recuperar se de forma espetacular fez a volta mais rapida da corrida 1 59 282 dois segundos mais rapido que o segundo mais rapido e ainda chegou em sexto [youtube id= lwunygqorhw width= 620 height= 350 ] na corrida anterior em monaco seu companheiro de mclaren keke rosberg ja havia vivido algo impressionante prost simplesmente destruiu a todo mundo naquela corrida liderando por 62 das 78 voltas e se distanciando cada vez mais de rosberg que disse estar pilotando em seu limite o frances fazia tudo parecer facil se ele nao ficasse com aquele titulo naquele ano seria imperdoavel e foi so o primeiro niki lauda keke rosberg ayrton senna e damon hill — todos eles ja foram campeoes pelo menos uma vez mas e todos viram prost sair do outro carro da equipe para levantar a taça no fim da temporada apenas com lauda e senna a reciproca foi verdadeira — lauda foi campeao em 1984 correndo ao lado de prost pela mclaren; e senna conquistou seu primeiro titulo tambem pela mclaren e foi ali que nasceu uma das maiores rivalidades da historia da formula 1 senna e prost em 1989 como piloto senna era quase o oposto de prost intuitivo raçudo e forçava o carro a trabalhar para ele — ainda que tivesse carros muito bons como o proprio mp4/4 com o qual conquistou seu primeiro titulo portanto nao e de se estranhar que em seu primeiro contato em pista a rivalidade ja tivesse se estabelecido era uma corrida inaugural no circuito de grand prix do nurburgring patrocinada pela mercedes benz que colocou grandes nomes da formula 1 para pilotar exemplares identicos do 190e 2 3 16 cosworth [youtube id= swlgr4bb8za width= 620 height= 350 ] senna esperou prost no aeroporto de nurburg e os dois foram juntos ate o circuito conversando pelo caminho — senna era ainda um novato fora chamado as pressas para substituir emerson fittipaldi e o professor ainda nao o conhecia os dois se deram bem ate que prost conseguiu a pole position na breve sessao de treinos antes da corrida eu estava na pole e ayrton ficou em segundo depois disso ele nao falou mais comigo achei graça na hora depois na corrida eu peguei a ponta e ele me jogou para fora da pista em meia volta entao da para dizer que começamos bem senna venceu a corrida dos 19 no grid prost foi o 15º a historia toda voce encontra aqui prost disse isso durante uma entrevista para a revista motor sport publicada na ediçao de outubro de 1998 — pouco mais de quatro anos depois da morte de senna em 1993 ambos mal se falavam e a rivalidade havia acabado com a amizade que havia entre os dois contudo o laço de rivalidade era ainda mais forte e rendeu boas historias como a provocaçao envolvendo o patrocinio de prost pela sega criadora do sonic e um porco espinho esmagado no carro de ayrton senna [youtube id= o19lxcgho1y width= 620 height= 350 ] prost tornaria a se encontrar com a sega em 1996 com este comercial bizarro no fim das contas a relaçao dos dois era ainda mais estreita que uma amizade eles ja nao eram amigos mas conheciam mais um do outro do que se fossem quando ayrton morreu eu disse que uma parte de mim havia morrido tambem porque nossas carreiras eram muito entrelaçadas e eu falei serio mas sei que alguns acharam que eu nao fui sincero bem tudo o que eu posso fazer e tentar ser o mais sincero o possivel e prost sempre foi mesmo a gente gosta muito da lingua solta e da jovialidade de nelson piquet; e sabemos que a perda do talento de ayrton senna e irreparavel prost que levou quatro anos para se abrir de verdade sobre a morte do rival merece nosso respeito por deixar sua pilotagem falar por ele [youtube id= cc9f uaoovg width= 620 height= 350 ] prost sempre foi um militante em nome da segurança na formula 1 e ao contrario de senna que era conhecido como o mestre da chuva ainda mais se chovesse em monaco prost sempre teve suas reservas chegando a recusar se a correr quando o tempo estava muito ruim para ele correr riscos so era necessario ate certo ponto [youtube id= n_ojpnoioxw width= 620 height= 350 ] austria 1989 prost nao veio diz o comentarista talvez isto ajude a explicar porque prost se aposentou do cockpit ainda em excelente forma e da melhor forma possivel com seu quarto e ultimo titulo pela williams o vice ayrton senna com 38 anos e a sensaçao de missao cumprida prost decidiu colocar em pratica o plano de fundar sua propria equipe — algo que lhe veio a mente em 1989 quando o clima entre ele e senna azedou de vez e os dois trocaram acusaçoes prost dizia que senna pilotava de forma perigosa e o brasileiro rebatia dizendo que o frances era puxa saco jean marie balestre o presidente da fisa em 1994 ele comprou a ligier e a rebatizou como prost grand prix ou simplesmente prost gp foram cinco temporadas 1997 2001 e apenas tres podios ate a prost gp pedir falencia por falta de patrocinadores desde entao alain prost participou de corridas de bicicleta pela frança pratica que mantem ate hoje e em 2003 começou a correr no trophee andros campeonato de autocross no gelo realizado na frança desde 1990 e veja so prost foi campeao em 2007 2008 e 2012 e e o segundo maior vencedor da categoria com 36 vitorias o primeiro e o compatriota yvan muller com 46 detalhe quando na ocasiao de seu ultimo titulo alain prost tinha 57 anos nao nos surpreenderiamos se ele comemorasse seu 60º aniversario com outro titulo qual e o seu segredo professor
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.