Geralmente, quando se fala em Le Mans nos anos 1960, os carros que vêm à mente são a Ferrari 250 GTO e seu rival Daytona Coupe, e a sequência de vitórias do Ford GT40, que praticamente baniu a Ferrari dos pódios da prova.
Você conhece a história: Henry Ford II ficou chateado por Enzo Ferrari ter se recusado a negociar sua fábrica de esportivos e para se vingar construiu o GT40, que derrotou a Ferrari em seu próprio jogo quatro vezes seguidas e, depois da surra, ela nunca mais viu a cor de um pódio em Le Mans. Fim da história, certo?
Mais ou menos. Obviamente, a Ferrari tentou reagir logo após à primeira vitória da Ford antes de deixar o Mundial de Carros Esporte (WSC) — ou você pensa que eles demitiram o engenheiro e foram todos chorando comer minestrone quentinho na casa da nonna?
Na verdade a cena foi mais ou menos a seguinte: depois de perder para a Ford nas 24 Horas de Le Mans de 1966, Enzo Ferrari chamou seu engenheiro Mauro Forghieri ao seu escritório e, sem tirar seus óculo