por essa voce nao esperava bem ate esperava mas nao hoje a ferrari apresentou nesta manha a nova 488 gtb a sucessora da 458 italia ela e maior mais larga mais leve mais rapida e mais potente que sua antecessora ah e ela tambem e o primeiro modelo turbo de motor central da ferrari desde a f40 — mas isso talvez seja a menor das surpresas ha alguns meses o diretor de powertrain da ferrari vittorio dini declarou que todos os v8 da marca teriam deslocamento reduzido e seriam sobrealimentados por turbocompressores enquanto os v12 receberiam sistemas hibridos pois bem esse dia chegou e veio em grande estilo pois a 488 gtb nao e apenas uma evoluçao da 458 italia mas tambem o primeiro passo do futuro da ferrari — e uma homenagem ao seu passado brilhante a essa altura voce ja deve estar pensando no ronco abafado e frigido dos v6 de formula 1 e deve estar louco para saber se a nova ferrari 488 gtb sera um tenor ou um baritono certo entao antes de despejar o papo ge ek arhead com numeros e caracteristicas assista e ouça ao teaser que a ferrari divulgou em sua pagina do facebook [youtube id= ul9fz9rzhvo width= 620 height= 350 ] e agora compare com a antecessora [youtube id= aiq9rlw11i4 width= 620 height= 350 ] agora que voce esta menos ansioso vamos aos detalhes da 488 gtb como mencionamos anteriormente a 488 gtb e uma evoluçao da 458 italia e isso significa que nao houve um projeto iniciado do zero mas sim extensas modificaçoes sobre a plataforma da antecessora essas modificaçoes sao extensas e abrangem todos os aspectos do carro do motor as medidas externas e acerto dinamico e basicamente o mesmo tipo de transformaçao que a 348 gtb sofreu para se tornar a f355 ou o que transformou a 360 na f430 quase uma tradiçao na linhagem v8 por falar nela a sigla gtb de gran turismo berlinetta foi ressuscitada como homenagem aos 40 anos do lançamento da 308 gtb a primeira ferrari v8 de motor central traseiro depois tivemos 328 348 f355 360 f430 e 458 italia — alem e claro da 288 gto que deu origem aquela outra linhagem especial hoje representada pela laferrari um legado e tanto para conservar nao e por isso que ela nao poderia ser somente uma 458 italia modificada como muita gente nos inclusive chegamos a sugerir como todas as berlinettas anteriores seu nome e baseado em suas caracteristicas mecanicas a 458 tinha um 4 5 de 8 cilindros a 355 usava um 3 5 de 5 valvulas por cilindro etc na 488 o numero foi escolhido a moda antiga dos modelos v12 indicando o deslocamento de cada cilindro do motor medido em centimetros cubicos — oito cilindros de 488 cm³ totalizando os 3 902 cm³ do novo motor turbo o que mudou tudo começando pelas medidas com 4 57 de comprimento 1 95 de largura e 1 21 de altura a 488 gtb ficou 5 cm mais longa e 2 cm mais larga que a 458 italia enquanto o peso ficou 10 kg mais baixo chegando aos 1 370 kg sem fluidos depois temos a aerodinamica a silhueta e praticamente identica a antecessora assim como os farois e lanternas mas a semelhanças ficam por aqui na lateral ha outra referencia a 308 gtb as tomadas de ar esculpidas que levam ar ao motor e aos radiadores ali posicionados — repare que elas sao divididas por um defletor logo na entrada para auxiliar os radiadores no trabalho de arrefecimento — o ar de admissao e dos lubrificantes do motor e cambio — o spoiler dianteiro tem um perfil duplo que direciona o ar para as laterais do carro ele tambem e responsavel por direcionar o ar pelas passagens no bico do carro onde ha outros dois radiadores e para o fundo plano do carro a traseira larga agora usa um spoiler soprado que aumenta a downforce sem aumentar o arrasto aerodinamico e e auxiliado pelo difusor traseiro com uma maior elevaçao no angulo de saida — e e por isso que os escapes foram deslocados para os lados alem disso ha dois respiros entre as lanternas e o cavalo rampante na traseira eles ajudam a arrefecer o cambio automatico sequencial de sete marchas e ao mesmo tempo tiram o fluxo de ar turbulento da traseira do carro com essas novas soluçoes a 488 gtb produz 50% mais downforce que a 458 italia enquanto produz menos arrasto aerodinamico isso significa 210 kg de pressao aerodinamica a 200 km/h santa aderencia de maranello rogai por nos alem da aerodinamica refinada a 488 gtb ainda traz a segunda geraçao do sistema side slip angle control que e o jeito que a ferrari chama seu controle de estabilidade mais permissivo — ele deixa voce fazer suas derrapagens controladas e powerslides sem que voce precise desativar o sistema de segurança a diferença e que ele agora interage com os amortecedores ativos com o diferencial eletronico e o sistema de controle de traçao f1 trak deixando o carro mais controlavel e neutro na hora de deslizar de lado por dentro temos a configuraçao padrao das ferrari de motor central um quadro de instrumentos com conta giros central ladeado por duas telas lcd/tfte um novo sistema de entretenimento os materiais da cabine como toda ferrari podem ser personalizados de acordo com o gosto do cliente motor e desempenho sai o 4 5 v8 de 570 cv a 9 000 rpm e em seu lugar entra o novo 3 9 biturbo de 670 cv a 8 000 rpm — um soco de 100 cv nas suas costas e mais potencia que a produzida pelo v12 brutal da 599 gto o torque e colossal em relaçao ao 4 5 aspirado — sao 22 2 mkgf a mais totalizando 77 3 mkgf por isso a ferrari criou uma programaçao chamada variable torque management semelhante ao da californa t que dosa eletronicamente o limite de torque por marcha — voce sabe para nao evaporar pneus nas arrancadas nem sair de curvas como um chevette no asfalto molhado desequilibrado ou interrompido pelo controle de estabilidade e traçao o tempo todo os 77 3 mkgf so aparecem aos 3 000 rpm em setima marcha quando voce ja estiver bem acima dos 200 km/h por falar em 200 km/h a 488 gtb chega a essa velocidade em somente 8 3 segundos — o mesmo tempo que o acelerador do celta leva para entender que voce pisou nele isso e 0 8 segundo mais rapido que a 458 speciale e 0 1 segundo mais rapido que o mclaren 650s — embora seja prudente aguardar a apresentaçao do mclaren 675lt para comemorar o mundano zero a 100 km/h e feito em 3 segundos cravados — identico a 458 speciale e ao macca 650s e a velocidade maxima e de 335 km/h a ferrari gosta de usar os tempos de volta em sua pista de fiorano para medir o desempenho dos seus carros se voce e um ferrarista de carteirinha vai entender de cara o que significa o tempo de 1 23 00 que a 488 gtb cravou no quintal de sua casa se voce nao esta muito ligado na tabela de tempos do circuito isso significa que ela e 0 5 segundo mais rapida que a 458 speciale e dois segundos mais rapida que a 458 e a toda poderosa enzo sera que alguem ainda vai reclamar dos turbos talvez quem se importa com a experiencia sensorial completa deve sentir falta dos pouco mais de 1 000 rpm que o motor perdeu em velocidade maxima e aparente ronco maias abafado e o preço da evoluçao mas se querem saber nossa opiniao o som do motor ainda esta longe de ser pacato ou sem graça a ferrari 488 gtb ainda ronca como um v8 de maranello
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.