de tempos em tempos a ferrari decide fazer mudanças bem radicais nos seus carros — eles ganham novos motores novo visual e novos nomes mas mantem a mesma essencia e assim ha decadas e a tradiçao segue firme a bola da vez foi a ferrari ff que agora se chama gtc4lusso olhando para ela percebemos que se trata de uma ff que recebeu alteraçoes significativas mas a ferrari garante que o carro mudou o suficiente para merecer o novo nome as primeiras avaliaçoes gringas da ferrari gtc4lusso ja sairam e voce ja sabe o que acontece agora vamos ver o que a imprensa automotiva anda falando dela como comentamos no post de lançamento o nome tem duas inspiraçoes a primeira parte remonta a 330 gtc dos anos 1960 e a 365 gtc/4 dos anos 1970 lusso e o sobrenome da 250 gt lusso que e considerada a ferrari mais elegante ja feita mas alem do nome o que mudou a primeira coisa que salta aos olhos e a mudança visual nao foi uma revoluçao — os farois ficaram maiores e parecem ainda mais raivosos a grade dianteira tambem cresceu e ganhou agressividade as lanternas traseiras agora sao duplas e a queda do teto e mais suave a gtc4lusso ficou menos parecida com uma perua e ganhou presença alem de conseguir esconder com muito mais eficiencia os cinco anos de idade uma eternidade quando estamos falando de supercarros no interior as mudanças foram ainda mais sensiveis o volante e novo e concentra quase todos os comandos do carro como bem explica a car and driver americana do lado de dentro a lusso e total formula 1 com virtualmente todos os controles secundarios montados no volante isto inclui a igniçao os farois as setas os limpadores de para brisa o manettino para escolher os modos de direçao e os controles do telefone ha botoes rolantes atras dos raios que controlam o volume do radio e a configuraçao do painel de instrumentos e para nos lembrar das estradas ruins do mundo real ha um botao que torna os amortecedores magneto reologicos mais macios temporariamente sem exigir que o piloto saia do modo sport outra novidade e o novo sistema multimidia com uma tela de 10 2 no console central e uma tela secundaria menor do lado do carona com ela e possivel fazer ligaçoes mudar as musicas checar o gps e ate conferir alguns dados em tempo real sobre o funcionamento do carro — incluindo a velocidade em tempo real talvez seja mesmo uma boa ideia conferir a quantas anda o pe direito do motorista pois o motor v12 de 6 3 litros recebeu uma dose extra de animo na forma de um aumento na taxa de compressao de 12 3 1 para 13 5 1 agora em vez de 660 cv sao 690 cv a 8 000 rpm enquanto o torque foi de 69 5 para 70 9 mkgf a 5 750 rpm segundo a ferrari o motor ja produz 57 mkgf a 1 750 rpm e o limite de giro fica em 8 250 rpm o sistema de traçao integral continua o mesmo 4rmevo que funciona com nao uma mas duas transmissoes o pessoal da autocar explica direitinho na traseira ha uma transeixo automatizado de dupla embreagem e sete marchas cuja posiçao contribui para colocar um pouco de peso na traseira na frente do motor que e tao recuado no monobloco que deixa espaço para tal recurso ha uma unidade de transferencia de força power transfer unit ou ptu que e nada menos que uma transmissao de duas marchas — acionada pelo virabrequim — com duas embreagens umidas uma para cada roda dianteira a ptu consegue lidar com ate 20% do torque mas na maioria das vezes nao recebe nada e as embreagens sempre deslizam para que as rodas dianteiras girem na velocidade correta em relaçao as traseiras a marcha mais lenta trabalha junto com as duas primeiras marchas da transmissao traseira enquanto a mais rapida funciona com a terceira e a quarta depois disso as rodas giram tao rapido que a ptu atrapalharia em vez de ajudar e por isso a gtc4 passa a ter apenas traçao traseira lembrando que no fim da quarta marcha voce esta a cerca de 190 km/h velocidade na qual voce voce nao quisesse mesmo ter traçao nas quatro rodas [youtube id= fc0xso7vaua width= 620 height= 350 ] o conjunto e capaz de levar a lusso ate os 100 km/h em 3 4 segundos com maxima de 335 km/h e bem mais rapido do que qualquer coisa que pese mais de duas toneladas 2 1 para ser mais exatos deveria ser mas ha um detalhe importante a gtc4 jamais pretendeu ser um carro de pista compostura e civilidade sao seus nomes quer dizer ela traz como maior novidade de todas o sistema de esterçamento das rodas traseiras e o mesmo que equipa a monstruosa f12tdf no qual as rodas traseiras sao esterçadas em ate 2 graus por motores fabricados pela zf o que a ferrari fez foi desenvolver todo o software para trabalhar em harmonia com o diferencial de deslizamento limitado o sistema de controle de traçao e os amortecedores magneticos ativos se isto tornou a f12tdf um carro extremamente aguçado no circuito com a gtc4lusso parece que a ferrari nao gosta muito da tecla de espaço nao e o efeito foi deixa la impecavel na estrada segundo a car and driver a lusso nao se faz pequena na estrada ela simplesmente as engole inteiras ela nao tem sutileza nenhuma apenas uma confiança serena sobre suas abilidades firmemente pregados no chao os pneus dianteiros seguem a risca todos os comandos do leve volante e por sua vez o resto do cupe obedece nao pense que voce vai conseguir fazer este carro escorregar de lado; ele nao e este tipo de maquina a gtc4 quase nunca sobrecarrega os pneus dianteiros mas tambem nao tenta sair de traseira e facil de entender tudo na gtc4lusso foi pensado para uma viagem confortavel e rapida por uma estrada cheia de curvas o que incluiu modificacar o sistema de escape para deixar o carro mais silencioso e calibrar o sistema 4ws para nao se fazer notar a relaçao do volante e rapida e direta sao so 2 2 voltas de batente a batente a estabilidade direcional e a prova de criticas e a suspensao mesmo no modo sport e confortavel o bastante para permitir que se use o carro diariamente com direito a 450 litros de bagagem ou 800 com os bancos traseiros rebatidos e lugar para quatro adultos de 1 80m se sentarem muito confortavelmente — e como lembra a autocar o unico com um v12 naturalmente aspirado capaz de girar a mais de 8 000 rpm
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