como ford vs ferrari o filme ferrari conta uma historia real e tem seu roteiro baseado em um livro no caso de ford vs ferrari o livro era go like hell ford ferrari and their battle for speed and glory at le mans de a j blaime nao editado no brasil enquanto ferrari e inspirado em um capitulo do livro ferrari o homem por tras das maquinas do jornalista brock yates tambem como ford vs ferrari por questoes de roteiro e de envolvimento do publico algumas passagens foram simplificadas alguns personagens foram condensados alguns fatos historicos foram deslocados temporalmente enquanto outros fatos foram simplesmente inventados em nossa resenha do filme deixamos de lado estas questoes porque elas mereciam uma materia a parte porque foram muitos pontos que alteram a realidade em nome da magia do cinema agora e hora de ver o que e fato e o que e ficçao em ferrari enzo ferrari o sr ferrari dirigia mesmo um peugeot logo no inicio do filme vemos enzo ferrari entrando em um seda peugeot 403 soa curioso o dono da poderosa ferrari dirigindo um peugeot 403 e nao uma ferrari um alfa romeo ou um fiat acontece que enzo ferrari realmente dirigia carros da peugeot mas nao em 1957 https //flatout com br/o sr ferrari dirigia um peugeot/ ao menos segundo seu motorista particular dino tagliazucchi em entrevista ao clube da peugeot na italia tagliazucchi disse que enzo começou a usar carros da peugeot na metade dos anos 1960 por influencia de seus amigos da pininfarina que estavam desenhando suas ferrari e tambem projetavam os peugeot desde os anos 1950 na pininfarina enzo conheceu martino severi que era representante da marca francesa na italia e lhe forneceu um peugeot 404 seda prata com interior de couro claro enzo instalou no 404 um volante nardi e farois de neblina do lancia flaminia e o usou ate 1969 quando o substituiu por um modelo maior 504 seda este carro era azul metalico com interior bege e nao tinha teto solar nem passou por modificaçoes o 504 foi usado por apenas um ano ate 1970 quando ele comprou aquele que ainda hoje e considerado um dos mais belos peugeot ja feitos um 504 coupe azul com interior monocromatico de veludo o carro foi usado ate 1973 quando enzo passou a usar os carros da fiat como em 1957 ele ainda mantinha sergio scaglietti dentro da ferrrari fazendo as carrocerias e provavel que enzo ainda nao fosse tao proximo da pininfarina como se tornaria depois que o estudio ficou encarregado de seus carros portanto o sr ferrari dirigia um peugeot sim mas em 1957 e mais provavel que ele tivesse um alfa romeo ou uma ferrari mesmo enzo ferrari perdeu dois amigos nas corridas um dos traumas de enzo ferrari no filme e a perda de dois amigos em 1933 — campari e borzacchini os dois eram pilotos da scuderia ferrari que havia comprado os carros da alfa romeo no ano anterior depois que a fabricante desistiu de investir no automobilismo [caption id= attachment_358491 align= aligncenter width= 1055 ] borzacchini e campari[/caption] durante o gp da italia em monza campari e borzacchini estavam em uma disputa acirrada pela liderança quando o carro de campari escorregou em uma mancha de oleo sobre a pista ja umedecida pela garoa que caia a derrapagem o lançou contra a barreira de contençao externa e ele caiu da pista sobre as arvores morreu na hora borzacchini tentou desviar da mancha mas rodou para a parte interna da pista e capotou apesar de ter sido levado com vida ao hospital ele nao resistiu e tambem morreu horas mais tarde enzo ferrari realmente ajudava as viuvas de seus pilotos no filme enzo ferrari reconhece a namorada de eugenio castellotti — que se chama cecilia manzini — e lembra que conhece a mae da moça depois mais a noite ele pede a laura que envie uma certa quantia a cecilia para ajuda la agora que seu noivo esta morto ele ainda menciona que castellotti morreu por causa da intensa pressao de sua mae o que era verdade o relacionamento de castellotti com a bailarina e atriz delia scala fez com que ele aparecesse mais nas colunas sociais e paginas de fofocas do que no caderno de esportes a vida atribulada dos dois era um grande problema para o relacionamento e a mae de eugenio ainda o pressionava para romper com a garota contudo ao que tudo indica a personagem cecilia foi inspirada em duas pessoas reais uma delas a propria delia scala enquanto a outra era fiamma breschi viuva de luigi musso piloto da ferrari morto em 1958 fiamma acabou se envolvendo romanticamente com enzo ferrari apos a morte do piloto e segundo a biografia dela propria recebia uma quantia mensal de seu amante alem de ajuda lo em questoes de mercado com seus carros ela ganhou por exemplo a primeira de todas as ferrari pintadas de amarelo uma 275 gtb4 enzo ferrari sabia mais de nefrologia do que mecanica realmente quase enzo realmente cuidou obsessivamente do filho mas ainda era mais especializado em mecanica quando descobriu que seu filho tinha distrofia muscular de duchenne enzo tentou salva lo a qualquer custo em sua biografia disse eu me iludi como os pais sempre fazem achei que nossa atençao ajudaria dino a recuperar sua saude eu estava convencido de que dino era como um dos meus carros entao eu fiz uma tabela de valores caloricos da comida que ele tinha de comer — os tipos de comida que nao machucariam seus rins — e mantive um registro diario atualizado de sua taxa de albumina do peso especifico de sua urina do nivel de ureia em seu sangue sua diurese etc assim eu poderia ter um indicativo da doença a triste verdade e diferente meu filho estava gradualmente definhando com a distrofia muscular progressiva ele estava morrendo desta doença terrivel que ninguem compreendia nem sabia curar e contra a qual nao havia defesa alem da profilaxia esse trecho foi usado quase que integralmente na cena em que enzo e laura discutem a morte do filho e foi dito em uma entrevista ao jornalista que escreveu sua biografia o que nos leva a proxima verificaçao enzo ferrari manipulava a imprensa ao que tudo indica sim enzo era direto e reto com os jornalistas e frequentemente oferecia trocas de favores para plantar noticias de seu interesse na imprensa no filme ele chama um jornalista italiano e pede que ele plante uma noticia sobre uma suposta negociaçao da ferrari com a ford a qual enzo nega veementemente em troca ele oferece uma entrevista exclusiva sobre sua vida pessoal ao jornalista o boato realmente existiu mas somente no inicio dos anos 1960 quando enzo ferrari estava realmente negociando com a ford — no episodio que levou a historia do filme ford vs ferrari nao ha registros contudo de uma negociaçao anterior a negociaçao com o jornalista por outro lado pode ter sido real gino rancati era realmente um jornalista envolvido com a ferrari e publicou um livro sobre enzo ferrari enzo ferrari the man 40 anos depois em 1988 apos a morte do comendador enzo ferrari usou realmente a ford para negociar com a fiat sim mas nao como esta no filme nem quando acontece no filme desde meados dos anos 1950 enzo ferrari e henry ford ii se cortejavam a distancia — enzo chegou a presentear henry ford com uma ferrari que supostamente teria inspirado a criaçao do thunderbird que foi uma resposta fracassada ao corvette em determinado momento de sua vida enzo ferrari percebeu que precisava dar continuidade a sua empresa e sabia que o melhor seria vende la a alguma grande fabricante foi ai que veio a negociaçao com a ford que culminou com a guerra de le mans e terminou com a compra da ferrari pela fiat so que isso so aconteceu durante os anos 1960 e nao em 1957 enzo ferrari realmente foi rejeitado pela fiat sim antes mesmo de fundar a scuderia ferrari para fazer dela a equipe oficial da alfa romeo nas pistas ele procurou a fiat mas foi rejeitado por ter pouca experiencia laura ferrari laura ferrari era realmente melancolica sim a morte de alfredo cobrou um preço caro de seu relacionamento com enzo e de sua saude emocional laura jamais superou a perda de seu unico filho e seu comportamento se tornou gradualmente mais erratico e instavel laura ferrari realmente apontou uma arma para enzo quando enzo chega atrasado para o cafe da manha em sua casa oficial onde moram sua esposa laura e sua mae adalgisa laura saca uma arma de sua gaveta e a aponta para enzo atirando propositalmente na parede para assusta lo ela em tese tem uma arma pois anda com o dinheiro dos funcionarios na bolsa mas no mundo real e pouco provavel que ela tivesse realmente uma arma muito menos que atirasse em seu proprio marido enzo realmente fez um cheque para laura ferrari laura ferrari era realmente dona da metade da ferrari mas nao da forma como aparece no filme na epoca todo casamento acontecia em regime de comunhao universal de bens e por isso o que foi construido pelo casal era compartilhado pelos dois conjuges nao era uma questao de um contrato social no qual parte da empresa era de enzo e parte de laura ela era proprietaria pois era esposa do proprietario nesse caso ela realmente precisava consentir a venda da empresa mas nao parece crivel que ela tenha exigido um cheque ao marido enzo anos mais tarde chegaria ao ponto de colocar a ferrari em grande risco para proteger a honra de laura no episodio que ficou conhecido como a grande debandada por isso parece pouco provavel que ela tivesse precisado de uma cauçao como mostra o filme a equipe e seus pilotos a ferrari estava mesmo a beira da falencia em 1957 este e um fato real que foi antecipado para efeito dramatico a ferrari teve problemas com suas finanças em algum momento dos anos 1960 mas em 1957 ela ainda ia muito bem o maior problema mesmo era a crise institucional e o caos na vida pessoal de enzo laura ferrari comandava realmente a empresa com a mao firme e como sugerido no filme o aumento da produçao dos carros de rua ajudaria nas finanças a partir do ano seguinte o volume de produçao aumentou e a ferrari começou a vender carros exclusivos de rua nao apenas derivados das pistas a troca de pilotos no gp de monaco foi real no gp de monaco daquele ano enzo nao esta confiante sobre a gana de alfonso de portago acompanhando a corrida pela tv ele ve de portago tirar o pe numa disputa de curva com jean behra pega o telefone liga para os boxes de monaco e solicita que ele seja trocado o carro entra nos boxes e alfonso deixa o cockpit para que peter collins continue a corrida a historia e parcialmente veridica ele realmente teve um gp dividido com peter collins mas na gra bretanha em 1956 collins classificou o carro portago largou e durante a prova entregou a direçao para o britanico depois em 1957 no gp da argentina aconteceu a mesma dinamica mas agora com o argentino jose froilan gonzalez classificando o carro e terminando a prova enquanto de portago so guiou parte da corrida em nenhum dos dois casos ha registro de ordens de equipe para a troca dos pilotos a ferrari precisava vencer a mille miglia para se salvar aqui a ficçao fala mais alto nao a ferrari nao precisava vencer a mille migla para se salvar eles haviam acabado de conquistar o titulo mundial de formula 1 com juan manuel fangio e lideravam o mundial de carros esporte wsc a vitoria era uma questao de honra mais para piero taruffi que ja tinha seus 51 anos e nunca havia conquistado a mille miglia enzo conheceu de portago na pista no dia do acidente de castellotti nao de portago ja corria pela ferrari desde o ano anterior e teve seu primeiro contato com a scuderia em 1953 quatro anos antes a cena em que ele chega de trem e tenta falar com enzo no meio da rua portanto e fantasiosa nao apenas devido a data mas tambem porque alfonso de portago era um nobre espanhol atleta olimpico e piloto o que torna pouco provavel que ele tivesse chegado a cidade de trem e saido caminhando pelas ruas atras de enzo ferrari [caption id= attachment_358499 align= aligncenter width= 800 ] jean behra em 1957[/caption] o recorde da maserati e real e a tentativa de quebra lo sim a maserati havia acabado de quebrar o recorde informal do autodromo de modena com jean behra naquele mesmo dia enzo ferrari ligou para eugenio castellotti que estava de ferias em florença com sua namorada a atriz e bailarina delia scala castellotti interrompeu suas ferias e pegou o trem para modena logo no começo da tarde de 14 de março de 1957 ele entrou no lancia d50/ferrari 801 e começou a acelerar na pista para aquecer os pneus e com sorte baixar o tempo da maserati na terceira volta um problema com o carro — supostamente no cambio como mostra o filme — o levou a perder o controle e a bater uma das rodas dianteiras numa guia proximo da chicane o carro foi lançado e começou uma serie de capotamentos que lançaram o piloto para longe seu corpo foi encontrado a mais de 90 metros dos destroços da ferrari ja sem vida piero piero ferrari era escondido da sociedade parcialmente somente o circulo de amigos mais proximo de enzo sabia que ele tinha um filho com lina lardi laura ferrari nao sabia e so descobriu a existencia de piero em 1957 como conta o filme esse fato foi confirmado pelo proprio piero ferrari em um video oficial da ferrari depois desse episodio contudo piero passou a participar ativamente da rotina diaria do pai como sugere o final do filme ele realmente foi levado ao tumulo de seu meio irmao dino e ao completar 19 anos em 1964 ja trabalhava na ferrari junto de seu pai [caption id= attachment_358500 align= aligncenter width= 999 ] piero e lina lardi[/caption] piero ferrari pediu um autografo do alfonso de portago no filme vemos o pequeno piero pedindo a seu pai um autografo de alfonso de portago enzo esquece de pedir a assinatura em cada um dos encontros com o piloto espanhol exceto na mille miglia onde recebe o papel assinado o proprio piero ferrari desmentiu essa historia dizendo que na epoca ninguem pedia autografos como se faz hoje — ao menos nao era algo que eu e meus amigos faziamos disse ele a historia portanto foi colocada no roteiro como um elemento dramatico especialmente porque enzo consegue pedir o autografo na ultima chance que teria de conversar com de portago o drama do nome de piero foi real houve pressao para batiza lo como ferrari nao a questao e que na italia dos anos 1950 a legislaçao nao permitia o divorcio tampouco o registro de filhos ilegitimos ou seja filhos nascidos de relaçao extra conjugal mesmo que quisesse enzo ferrari nao poderia batizar seu filho piero com o nome ferrari ao menos nao enquanto fosse casado com laura quando laura morreu em 1978 ele finalmente pode receber o nome do pai tornando se piero lardi ferrari em 1990 apos a morte de enzo ele mudou o nome novamente para piero ferrari sem o nome de sua mae no filme os fatos estao corretos mas nao a forma laura pede que piero nunca receba o nome ferrari enquanto ela estivesse viva algo que era impossivel pela legislaçao italiana da epoca a mille miglia o maserati de stirling moss abandonou mesmo por causa do pedal do freio sim e moss conseguiu evitar uma tragedia logo apos a saida de brescia stirling moss ficou sem freios devido a quebra do pedal como estava proximo do publico ele forçou as reduçoes de marcha ate a primeira para desacelerar o carro e evitar um acidente e conseguiu parar em um cemiterio — mais ou menos como mostra o filme jean behra pegou uma carona com piero taruffi nao jean behra sequer participou da corrida durante os treinos ele teve uma quebra de motor impossivel de se reparar a tempo e por isso ficou fora da corrida portanto nao houve nem a disputa acirrada com de portago nem o acidente que o tirou da prova muito menos a carona com piero taruffi [caption id= attachment_358503 align= aligncenter width= 1140 ] #535 a ferrari de taruffi[/caption] a maserati era a favorita para a mille miglia sim os maserati 450s com motor de 4 5 litros eram os carros mais rapidos do mundo segundo uma materia de epoca da revista sports illustrated a fabricante entraria com dois 450s um pilotado por sitling moss e outro por jean behra — que havia acabado de quebrar o recorde do autodromo de modena — alem de um 350s e um 300s menos potentes a ferrari so se tornou a favorita a vitoria quando taruffi assumiu a dianteira apos a quebra de moss o filme ainda mostra que todos os maserati abandonaram o que nao e verdade o quarto colocado atras do trio de ferrari foi o piloto giorgio scarlatti com um maserati 300s — o unico carro da equipe oficial de fabrica a concluir a prova o acidente da mille miglia foi grave e chocante como no filme infelizmente sim apesar de o filme mostrar uma ridicula decolagem da ferrari que a jogou contra o topo de um poste telefonico a dinamica do acidente foi realista de portago e seu navegador edmund nelson estavam a cerca de 240 km/h quando um dos pneus dianteiros do carro estourou portago perdeu o controle do carro acertou um poste telefonico acertando alguns espectadores ao bater no poste o carro foi rebatido novamente para a estrada atingindo mais um grupo de espectadores antes de parar de cabeça para baixo em um corrego no outro lado da estrada alfonso de portago edmund nelson cinco crianças e outros quatro adultos morreram na hora a cena era devastadora exatamente como os graficos toscos do filme tentaram retratar alem dos mortos outros 20 espectadores foram feridos como resultado as autoridades italianas proibiram a realizaçao da prova no ano seguinte encerrando assim a historia da mille miglia classica enzo ferrari foi acusado de homicidio culposo sim de acordo com a ferrari o governo italiano acusou enzo ferrari e a fabricante de pneus englebert de homicidio culposo alegando que o carro de alfonso de portago nao tinha pneus adequados para o trajeto da mille miglia as autoridades citaram este erro como a causa do estouro do pneu e consequentemente da morte das 11 pessoas a disputa judicial foi pesada e durou ate 1961 quando enzo ferrari conseguiu provar que o acidente fora um mero acidente e nao fruto de negligencia
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.