Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!
Extintor em carro deixará de ser obrigatório no Brasil
Depois de seguidos adiamentos da obrigatoriedade do novo extintor tipo ABC, o Conselho Nacional de Trânsito decidiu em uma reunião nesta quinta-feira (17) que o extintor de incêndio nos carros não será mais obrigatório, e sim opcional. O porte do extintor até agora era obrigatório pelo código de trânsito e rodar sem o equipamento, ou com ele vencido ou fora das especificações era considerado infração média, com multa e quatro pontos na carteira de motorista.
Apesar da decisão do Contran pelo fim da obrigatoriedade, a medida só terá validade a partir da publicação da resolução no Diário Oficial, algo que deve acontecer nos próximos dias. O extintor continua obrigatório para caminhões, tratores, micro-ônibus e veículos de transporte de produtos inflamáveis.
A decisão de acabar com a obrigatoriedade foi definida a menos de três semanas do fim da prorrogação do prazo para a adequação dos extintores do tipo ABC, prevista para 1º de outubro. Sorte de quem não comprou ou não precisou comprar o extintor novo, que vinha sendo vendido por entre R$ 80 e R$ 120.
Ferrari pode voltar a ter modelos V6
Em junho publicamos aqui no Zero a 300 que o CEO do grupo Fiat Chrysler havia dito que o lançamento da nova Ferrari “Dino” era uma questão de “quando”, e não “se”. Como você sabe, a Ferrari Dino foi o primeiro modelo da marca a levar o motor na porção central traseira e o único V6 até hoje. Agora, em uma entrevista à revista Top Gear, o CEO da Ferrari, Amedeo Felisa, disse que “será preciso reduzir as emissões através do downsizing”, e por isso “provavelmente haverá um V6 em nosso futuro.
Se você ligar as duas notícias já ficaria claro que a Ferrari fará uma sucessora da clássica Dino. E tudo fica ainda mais certo depois de Felisa dizer que “não faria um carro grande com um V6”, ao ser questionado sobre um modelo menor para o futuro motor downsized. Isso confirma a Dino?
Ainda não. O pessoal da Ferrari também disse ao Top Gear que o V6 tem alguns problemas de desenvolvimento. O objetivo é chegar a uma potência específica ideal de 200 cv/l, o que resulta em 580 cv produzidos por um V6 2.9, e esse nível de potência exige um esforço muito grande dos componentes do motor, e por isso o motor precisa de algum tempo para desenvolvimento.
Outro problema é que o V6 seria derivado do V8 3.9 da 488 GTB e isso implicaria em um virabrequim plano — algo nunca visto em um V6. Além disso, o virabrequim plano tem como característica um nível mais elevado de vibrações, que também é uma das características do V6. Isso é algo que a Ferrari precisará resolver antes de anunciar, de fato, que irá relançar a Dino.
Audi apresenta S8 Plus, com 605 cv
A Audi parece ter escondido o jogo no Salão de Frankfurt. Depois de mostrar o conceito E-Tron Quattro e os novos A4, a marca das quatro argolas agora mostrou seu poderoso sedã esportivo S8 Plus. Projetado para “redefinir o auge do desempenho esportivo”, segundo a Audi, o sedã é equipado com uma versão atualizada do V8 4.0 TFSI biturbo da marca, que agora produz impressionantes 605 cv e 71,2 mkgf (ou 76,3 com overboost). Com essas credenciais, o sedã de luxo chega aos 100 km/h em apenas 3,8 segundos e vai até os 305 km/h — velocidade máxima limitada eletronicamente.
Além do novo motor, o S8 Plus tem uma nova suspensão adaptativa a ar, sistema de direção aperfeiçoado e novos freios de carbono-cerâmica. Visualmente, o modelo é identificado pelo acabamento em fibra de carbono nas tomadas de ar do para-choque, das pinças de freio cinza com o logotipo da Audi, escape esportivo com duas saídas duplas e as rodas exclusivas de 21 polegadas.
Por dentro, o S8 Plus ganha bancos esportivos, acabamento de alumínio escovado, pedais de aço inox e costuras e detalhes em vermelho. O modelo começa a ser vendido em novembro, partindo de 145.200 euros (R$ 640.000 em conversão direta).
Mazda ainda aposta no Wankel
O presidente da Mazda, Masamichi Kogai, disse à revista britânica Autocar que o time de desenvolvimento dos motores Wankel continua trabalhando a todo vapor. Mesmo depois de o RX-8 sair de linha em 2012. Segundo ele, o time trabalha agora em baixar o nível de emissões dos motores rotativos para os padrões dos motores convencionais atuais, que usam pistões.
Para chegar lá, o motor precisará de muitos melhoramentos na fase fria, na emissão de gás carbônico e no torque em baixas rotações, mas Kogai disse que a empresa só voltará a vender o Wankel em automóveis quando estes problemas estiverem resolvidos. Pela conversa, eles devem estar bem próximos disso. Tanto que a Autocar fala em um possível sucessor para o RX-8 em 2018, na comemoração dos 40 anos do RX-7.
Além do uso em carros, a Mazda já patenteou seu uso como um extensor de autonomia de veículos elétricos e híbridos, funcionando como gerador, o que permite que ele funcione sempre em sua faixa de giros ideal, e também como um gerador pura e simplesmente. Mas bom mesmo será ouvir o enxame de abelhas sob o capô de algum esportivo…
GM vai pagar US$ 900 milhões para encerrar investigação sobre recall
Já pensou ter de pagar um acordo de US$ 900 milhões? Para a GM, parece que foi bom negócio, considerando que ele a livra de uma investigação criminal sobre como ela lidou com a necessidade de fazer recall para o miolo da ignição de alguns de seus carros.
Convocado no ano passado, o recall visava sanar um defeito na ignição, que passava sozinha da posição ligado para desligado ou apenas auxiliar (quando é possível ligar equipamentos elétricos do carro). Calcula-se que mais de 124 pessoas morreram e pelo menos 275 ficaram feridas devido à falha. O problema é que a GM já tinha conhecimento dela há mais de uma década. Em outras palavras, a empresa poderia ter evitado boa parte dos acidentes se tivesse agido logo que tomou conhecimento do defeito.
Com o acordo, a GM encerra a investigação e evita que alguns de seus executivos possam ir para a prisão. No ano passado, a Toyota pagou US$ 1,2 bilhão para se livrar de um enrosco parecido.
ZF cria banguela eletrônica para transmissões manuais comuns
A ZF aproveitou o Salão de Frankfurt para apresentar sua mais nova invenção: um pedal de embreagem que desacopla os discos sempre que o motorista não estiver pisando no acelerador. A função, chamada de “coasting”, nos sistemas automatizados de dupla embreagem, seria chamada, por aqui, de “banguela eletrônica”. Porque é exatamente disso que se trata: deixar o carro solto para poupar combustível.
Com acionamento hidráulico ou elétrico, o tal pedal da ZF pode equipar veículos com transmissões manuais comuns, o que o torna muito mais barato do que os sistemas de dupla embreagem, mantendo a vantagem de diminuição do consumo de combustível, que pode chegar a 10%. Resta saber se algum fabricante vai se interessar pelo sistema e quando ele chega ao mercado. Se é que chega.
Maserati Levante será lançado no Salão de Genebra
O Salão de Frankfurt ajudou a antecipar as atrações de salões futuros, como o de Genebra, em março do ano que vem. Lá, segundo Harald Wester, CEO da Maserati, será o palco da estreia do Levante, o esperado SUV da marca do tridente.
Com a missão de levar a empresa ao nível de 50 mil unidades anuais, o Levante já devia ter sido lançado, mas a Maserati quis se certificar de que ele será um produto legítimo, sem peças de outras marcas do grupo, o que acabou atrasando o desenvolvimento. A plataforma do Levante será a mesma do Quattroporte e do Ghibli, com novidades como versões híbridas plug-in, que depois chegarão também aos sedãs.
A Maserati não deve parar por aí. Em breve a empresa deve lançar também o Alfieri, um dos carros mais lindos já apresentados nos últimos anos.
Rolls-Royce deve lançar seu SUV, o Cullinan, apenas em 2018
Cullinan é o nome do maior diamante bruto do mundo. Também será o nome do novo SUV de altíssimo luxo da Rolls-Royce, previsto para ser lançado até o final de 2018. Quase três anos depois de seu maior concorrente, o Bentley Bentayga, já ter feito a festa de tanto vender. Mesmo assim, o CEO da Rolls-Royce, Torsten Muller, ainda acredita que seu SUV será o melhor do mundo, de acordo com entrevista concedida à revista britânica AutoExpress. Ainda que ele não o chame de SUV: no máximo de crossover…
O Cullinan deve ter o mesmo comprimento do Phantom (5,48 m), além do motor V12 de 6,75 litros. Enquanto o Bentayga tem preço inicial de 160.200 libras, o Cullinan, bem maior, deve partir de 250 mil libras. Um crossover para pouquíssimos, sem dúvida.
30º Hot Lap Limeira acontece no próximo dia 27 de setembro
Prepare os pneus, os freios e o óleo do carro, tire o pó do seu simulador, pois no próximo dia 27 de setembro irá rolar mais uma edição do Hot Lap no kartódromo de Limeira/SP. Como sempre será um dia inteiro de pista, das 08:00 às 17:00, com dois carros por vez e cronometragem com transponder. Os carros serão divididos em cinco categorias — 1.0, tração dianteira, tração traseira, tração integral e monoposto/protótipo.
As inscrições custam R$ 250 para pagamento antecipado, e são limitadas a 20 vagas. Para fazer sua inscrição, tirar dúvidas ou informações, envie um email para [email protected].