depois de quase cinco anos de misterio e rumores a ferrari finalmente apresentou seu modelo hibrido plug in diferentemente do que se esperava ele nao vem equipado com um v6 biturbo mas com o mesmo v8 da f8 tributo porem com um nivel de potencia inedito em um motor de oito cilindros da marca seu nome e sf90 o mesmo do carro de formula 1 que homenageia os 90 anos da scuderia ferrari por ser um carro de rua e para diferencia la do modelo de corrida ela ganhou o sobrenome stradale sf90 stradale ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] o visual do carro felizmente nao compartilha muito alem da silhueta do perfil com a f8 tributo as proporçoes sao as mesmas assim como o duto de escoamento no capo e so seu visual foi mais inspirado na serie limitada j50 de 2016 que teve dez unidades destinadas apenas ao mercado japones sinceramente eu diria que ela parece ate mesmo um facelift daquele modelo com seus farois afilados em forma de c dianteira pronunciada tomadas de ar na base das colunas traseiras formando um arcobotante aerodinamico sobre o deck traseiro [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 130332 130331 130330 130334 ] essa semelhança com a j50 alias instiga uma comparaçao com a 308gtb uma vez que o modelo especial foi inspirado no classico como o modelo dos anos 1970 que inaugurou as ferrari de motor v8 por licença poetica vamos desconsiderar a dino 208 ok esta tambem e uma pioneira pela primeira vez uma ferrari v8 tem powertrain hibrido na dianteira a ferrari felizmente abandonou os farois alongados e o visual de insetao enfezado da 458 italia e 488 gtb para adotar algo mais contemporaneo com formato em c e elementos de led elaborados com a liberdade que esse tipo de iluminaçao permite abaixo dos farois quase que imperceptiveis ficam os dutos de arrefecimento dos freios abaixo a tomada de ar principal direciona o fluxo aerodinamico para os radiadores do motor v8 e dos motores eletricos mais abaixo o splitter bipartido canaliza o ar para um difusor que entrega o ar a geradores de vortice posicionados na dianteira veremos isso em detalhes mais adiante nas laterais os vincos da superficie direcionam o fluxo aerodinamico a favor do carro e as tomadas de ar na base da coluna traseira que sao bipartidas para admitir ar para os intercoolers do sistema de admissao e para canalizar o ar pelos arcobotantes em direçao a asa traseira com o v8 posicionado mais baixo que nos demais modelos de motor central traseiro da marca a janela traseira nao acompanha mais o caimento do teto em direçao a traseira do carro alias esse caimento foi eliminado a janela agora e destacada do deck mais baixo ele otimiza a interaçao do fluxo de ar superior com o fluxo de ar inferior algo que tambem veremos mais adiante outro efeito colateral positivo do motor mais baixo foram as saidas de escape elevadas que tambem favorecem o efeito aerodinamico na traseira do carro ainda na traseira as lanternas adotam dois elementos retangulares com cantos arredondados remetendo as lanternas circulares das ferrari do passado — caso da 308 gtb por dentro a ferrari insistiu em uma tal inspiraçao aeronautica ainda que o painel e a disposiçao dos comandos sejam os mesmos da f8 tributo mudando apenas algumas superficies de comando que abandonam botoes e interruptores em favor de comandos sensiveis ao toque caso do novo manettino e dos comandos do ar condicionado e dos comandos computador de bordo no volante pela primeira vez o quadro de instrumentos e 100% digital uma tela de 16 polegadas nao configuravel o conta giros fica no meio e engloba a escala de rotaçoes o indicador de velocidade e o indicador de marcha selecionada a direita ficam as informaçoes do carro e seus sistemas enquanto a esquerda do conta giros esta uma tabela de dados de desempenho do carro e mais a esquerda informaçoes de navegaçao com o carro desligado ele fica totalmente escurecido remetendo ao quadro de instrumentos da f50 no console central os comandos do cambio ficam em uma placa metalica que remete as grelhas dos saudosos cambios manuais da marca um passo alem da laferrari mesmo sem a assistencia eletrica a versao do motor f154 3 9 biturbo usada da sf90 faz dele o mais v8 potente ja instalado em qualquer modelo da ferrari seja ele de rua ou de pista sao 780 cv a 7 500 rpm e 81 4 kgfm a 6 000 rpm — 60 cv a mais que na f8 tributo e apenas 20 cv a menos que o v12 aspirado de 6 3 litros usado na laferrari o limite de rotaçoes e 8 000 rpm o conjunto hibrido e formado pela combinaçao de tres motores eletricos ao v8 um motor fica na traseira entre o bloco do v8 e o novo cambio de oito marchas com embreagem dupla e os outros dois ficam na dianteira independentes entre si e conectados ao eixo para mover as rodas dianteiras e recuperar energia cinetica durante frenagens juntos eles fornecem mais 220 cv o que significa que esta sf90 stradale tem 1 000 cv a disposiçao — uma vantagem de 37 cv em relaçao ao outro hibrido da marca mesmo com o conjunto hibrido e suas baterias a ferrari manteve o peso do carro em 1 570 kg — 240 kg a mais que a f8 tributo o powertrain tem quatro modos de conduçao o primeiro deles e drive e algo que ninguem jamais poderia imaginar em uma ferrari ao ativa lo o conjunto de baterias e motores eletricos permite que esta sf90 stradale seja impulsionada por ate 25 km usando somente energia eletrica e pasmem puxada apenas pelas rodas dianteiras nesse modo 100% eletrico ela chega aos 135 km/h de velocidade maxima apesar de soar herege para os devotos de santa ferrari de maranello isso pode ajudar a resolver os tantos problemas de superaquecimento e ate incendio tao comuns nos supercarros modernos que tentam enfrentar o transito intenso das cidades que e sempre severo com os motores e sistemas de arrefecimento a prioridade aqui e ser discreto e economico alem disso o conjunto eletrico e usado em todos os modos de conduçao para marcha a re o que significa que esta ferrari pode manobrar sem a açao do v8 biturbo ah e a recarga pode ser feita por uma tomada comum esta ferrari e um hibrido do tipo plug in com o v8 ligado a sf90 pode ser usada em tres modos hybrid performance e o sugestivo qualify o primeiro hybrid e o modo padrao do carro voce entra aperta o botao de partida e ele sera selecionado automaticamente neste modo a ecu do powertrain usa os diversos sensores do carro para determinar se o carro sera impulsionado pelos quatro motores ou se o v8 sera desligado para ser preservado e consumir menos combustivel a prioridade do modo e a eficiencia — rodar mais com menos combustivel ou ser mais rapido sem gastar muito o modo performance e o modo raiz os motores eletricos atuam somente como geradores de energia para as baterias entao o v8 permanece ativado e funcionando sozinho sem auxilio eletrico ironicamente este e o modo que a ferrari diz ter sido desenvolvido pensando no prazer e na diversao ao volante algo nos diz que a ferrari quis deixar subentendido que hibridos sao uteis mas nao divertidos isso e reforçado pelo modo qualify que e a unica forma de usufruir dos 1 000 cv a ecu do powertrain prioriza o desempenho sobre o consumo de energia entao os motores eletricos funcionam com força total e juntam se ao v8 biturbo para mover as quatro rodas — sim devoto trata se de uma ferrari com traçao integral nao soa muito tradicional mas quem se importa quando voce consegue acelerar de zero a 100 km/h em 2 5 segundos e em menos de 30 metros com pneus de rua ou entao de zero a 200 km/h em 6 7 segundos a velocidade maxima do carro tanto no modo performance quanto no modo hybrid ou qualify e de 340 km/h e segundo a ferrari a sf90 stradale completou a volta na pista de fiorano em 79 segundos mesmo colocado em minutos e segundos 1min19s e um tempo impressionante o unico carro de rua que conseguiu esse tempo foi a laferrari e entre os carros de corrida o maserati trofeo a f355 challenge e a 348 challenge sao mais lentas que esta nova sf90 stradale enquanto a fxx e apenas 1 segundo mais rapida lidando com o vento como era de se esperar de um carro batizado com o nome de um formula 1 a sf90 stradale deu um passo alem no modo de fazer o vento trabalhar ao seu favor alem de todas as artimanhas aerodinamicas da f8 tributo como canais na carroceria e flaps ativos na parte inferior do carro esta nova ferrari tem um sistema de geradores de vortice para equilibrar a donwforce sobre os eixos para posiciona los na dianteira do carro a ferrari fez o fundo do carro 15 mm mais alto na dianteira em relaçao a porçao central do chassi com isso o volume de ar canalizado pelos geradores de vortice e aumentado amplificando seu efeito ainda na dianteira o para choques e dividido em duas seçoes com funçoes especificas a porçao superior tem um entalhe pronunciado que comprime o fluxo de ar algo que junto dos difusores posicionados na parte inferior e com saida em frente as rodas dianteiras ajuda a aumentar a downforce sobre o eixo dianteiro falando nas rodas elas tambem entraram no jogo aerodinamico entre os raios elas tem um elemento radial com perfil de asa o que faz as rodas atuarem como um rotor aerodinamico que extrai o ar da caixa de roda eliminando a possibilidade de turbulencia alem de direcionar o fluxo de ar extraido de forma coordenada com o fluxo de ar na lateral da carroceria por ultimo mas nao menos importante a ferrari desenvolveu um gurney flap ativo a traseira foi mantida baixa para otimizar a interaçao entre o fluxo de ar superior e o fluxo inferior e tem uma asa bipartida transversalmente a parte posterior e fixa e atua como uma asa convencional mas a parte frontal e movel e se abaixa para formar um flap gurney com a porçao posterior reduzindo o arrasto quando ativada enquanto mantem a downforce para as curvas e frenagens quando desativada eletricidade em nome da velocidade como esperado e conforme anunciado pela ferrari a hibridizaçao nao seria usada apenas por questoes de eficiencia previstas na legislaçao europeia ja que o carro precisa carregar baterias e motores eletricos e claro que eles seriam usados para otimizar o desempenho nao apenas em linha reta mas tambem o controle dinamico a marca usou os tres motores eletricos para desenvolver o electric traction control etc que gerencia a entrega de torque do conjunto um dos motores eletricos atua sobre a saida do virabrequim fazendo a distribuiçao da força de forma individual para cada roda de acordo com a demanda de aderencia o sistema de freios usa controle duplo o pedal ainda e ligado a um sistema hidraulico que atua sobre as pinças mas ele tambem e ligado aos motores eletricos por um sistema brake by wire para otimizar a frenagem pelo aumento da força de recuperaçao de energia dos motores/geradores alem disso estes motores eletricos do eixo dianteiro por atuarem de forma independente entre si permitem a vetorizaçao de torque distribuindo mais força de acordo com a posiçao do carro na saida das curvas como forma de otimizar a traçao esportivo ou mais esportivo pela primeira vez a ferrari esta oferecendo um pacote mais radical como opcional para um modelo batizado assetto fiorano o pacote inclui um upgrade amortecedores molas e escape de titanio rodas de fibra de carbono e outras medidas de reduçao de peso nao detalhadas pela ferrari para eliminar 30 kg chegando aos 1 540 kg alem disso o pacote tambem substitui os pneus pirelli p zero originais pelos michelin sport cup2 a sf90 ainda nao esta a venda — ela chegara as lojas somente no inicio de 2020 enquanto isso e melhor ir se acostumando a mais ferrari como esta pois esta claro que ela e apenas a primeira de uma nova geraçao de supercarros de maranello
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.