faz alguns dias que postamos aqui o primeiro video da serie ferrari s big 5 apresentada pelo youtuber salomondrin que reuniu toda a linhagem de superesportivos de maranello da ferrari 288gto a laferrari na mesma pista para uma disputa amigavel em familia agora chegou a hora de ver como tudo terminou preparado para uma verdadeira festa de motores italianos se voce lembra da parte anterior ja deve ter sacado que nao se trata de um comparativo puramente tecnico e nem poderia estamos falando de mais de tres decadas de historia e no mundo dos supercarros muita coisa acontece em trinta anos no primeiro episodio vimos os tres supercarros old school do grupo — a ferrari 288 gto a f40 e a f50 olha so as duas primeiras usavam motores v8 sobrealimentados algo que so voltou a aparecer nas ferrari recentemente com as novas california t e 488 gtb e depois vieram os v12 aspirados representados ate entao pela f50 e seu motor de 4 7 litros e 520 cv a 8 000 a f50 por sua vez foi o ultimo supercarro da ferrari com cambio manual e isto ajudou salomondrin a decidir que a segunda parte deveria ser dedicada a enzo e a laferrari que marcam a era moderna e atestam que de fato a ferrari jamais impediu que seus carros evoluissem mas ao mesmo tempo jamais perdeu sua essencia [youtube id= hx9v_pjrr7s width= 620 height= 350 ] a primeira coisa que se nota na enzo lançada em 2003 e o salto evolutivo em termos de design porque apesar das linhas mais arredondadas a f50 ainda conservava as proporçoes dos classicos oitentistas — a enzo por sua vez apostava em linha mais angulosas um perfil mais baixo e aerodinamica mais avançada o v12 da enzo e o maior aplicado a uma ferrari produzida em serie ate entao um v12 de seis litros 5 998 cm³ com alta taxa de compressao 11 2 1 e carter seco — um motor girador e de alto desempenho rende 660 cv a 7 800 rpm e 67 mkgf a 5 500 rpm acoplado a uma caixa de transmissao eletro hidraulica — outra novidade da enzo — de seis velocidades levar o supercarro de 0 a 100 km/h em 3 65 segundos enquanto a velocidade maxima fica em 355 km/h salomon diz que poucos sons no mundo sao mais brutais que o ronco de uma enzo com escape direto tendemos a acreditar [youtube id= 30k_gtnwfy0 width= 620 height= 350 ] e claro nada como um passeio animado pelos alpes italianos para deixar isto bem claro um detalhe interessante e que quando vemos a enzo em fotos e videos e facil ter a impressao de que se trata de um supercarro absolutamente moderno e de fato ha elementos que reforçam esta ideia o cluster de instrumentos traz uma tela digital ha borboletas na coluna de direçao e como nos carros de competiçao ha luzes de led no volante que te ajudam a saber a quantas andam as rotaçoes do motor e a hora certa de trocar de marcha no entanto uma olhada mais atenta deixa claro que a ferrari foi bastante tradicionalista em diversos aspectos tal como a f40 a enzo tem acabameto interno bastante escasso e nao traz radio ou itens de conforto fora um sistema de ar condicionado claro ha discos de freio de carbono ceramica sistemas aerodinamicos ativos e controle de traçao que pode ser desligado mas exceto isso a enzo e um carro bastante old school para sua idade ela nao tem nem vidros eletricos talvez por isto entre os pobres mortais como nos que nao tem pelo menos uma destas ferrari na garagem a enzo nao tenha a mesma fama dos anteriores e como se ela marcasse um ponto de transiçao entre os supercarros analogicos das geraçoes anteriores e a insanidade daquele que para muitos ja e o hipercarro da decada a laferrari ela ja foi assunto muitas vezes aqui mesmo no flatout e nao poderia deixar de ser nao contente com o maior e mais potente motor ja instalado em uma ferrari de rua — um v12 aspirado de 6 3 litros na verdade 6 262 cm³ 800 cv a 9 000 rpm com corte de giro a 9 250 rpm e 98 8 mkgf de torque a 6 750 rpm — a fabricante ainda deu a ela um motor eletrico que adiciona mais 163 cv a conta no total sao insanos 963 cv responsaveis por levar a laferrari aos 100 km/h em menos de tres segundos com maxima superior a 350 km/h bem e isto o que a ferrari diz — alguns testes da imprensa apontam pouco mais de 2 5 segundos uma observaçao interessante de salomondrin claro ha a tecnologia hibrida mas entre os hipercarros das grandes companhias a laferrari e a unica que conta com um motorzao naturalmente aspirado que ronca com a mesma selvageria de sempre ou ate mais e diferentemente dos outros supercarros do video a laferrari tem radio sistema de navegaçao ar condicionado vidros e travas eletricas e conexao com a internet mas isto nao a impede de oferecer uma experiencia absurda e visceral ao volante e obvio que estamos diante de um verdadeiro fa dos italianos mas novamente nao fica dificil acreditar nele ao ver e ouvir a laferrari em açao o que nos traz ao terceiro episodio — que serve mais como uma pequena conclusao e um bonus do que qualquer outra coisa nela somos apresentados ao dono dos cinco carros o colecionador david s k lee nascido em hong kong e criado nos eua que atualmente e dono de uma das mais incriveis coleçoes de ferrari do planeta ele diz que seus favoritos sao os supercarros analogicos mas que a melhor de sua coleçao e sem duvida a laferrari por todo o equilibrio entre recursos modernos e experiencia a moda antiga com ressalvas claro de pilota la rapido [youtube id= m5 cua1iso width= 620 height= 350 ] o bonus e uma disputa de arrancada ao estilo mata mata entre as ferrari claro por puro entretenimento disputadas pelos adversarios em ordem cronologica as puxadas deixam evidente o que a evoluçao fez pela familia cada nova ferrari e obviamente mais veloz do que a antiga mas ve las acelerando na dragstrip faz com que consigamos ver esta diferença temos certeza de que quando os leitores forem dizer nos comentarios qual e seu modelo favorito as preferencias serao bem equilibradas porque tendo ou nao pilotado uma ferrari voce sabe que numeros sao apenas mais um detalhe
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