uma das maiores magoas que os entusiastas tem no brasil e a ausencia da pequena maravilha que e o mazda mx 5 miata desde 1989 o roadster e sinonimo de esportividade sem apelar para rios de potencia — tanto que a geraçao atual ficou menos potente que a ultima — mas so veio ao brasil em pequenas quantidades depois da abertura das importaçoes em 1990 depois disso nunca mais nada disso impediu a gente de cobrir o lançamento do novo miata e muito menos de falar de seu irmao o fiat 124 spider ele foi lançado em novembro de 2015 e agora começaram a surgir os primeiros reviews la fora e assim como fizemos uma meta avaliaçao do miata chegou a hora de fazer o mesmo com o 124 spider como ele anda segundo os gringos o fiat 124 e a conclusao de uma historia que começou la em 2012 quando muito se falou a respeito de um roadster alfa romeo desenvolvido com a ajuda da mazda no entanto as reviravoltas do grupo fca acabaram colocando um emblema fiat na grade do roadster que tambem recebeu visual inspirado no classico da decada de 1960 rolou ate um ensaio fotografico com os dois carros um antigo e um novo lado a lado o visual traz inspiraçao no fiat 124 spider lançado em 1966 desenhado por tom tjaarda o mesmo responsavel pelo de tomado pantera no estudio pininfarina ele tem farois maiores e arredondados lanternas traseiras quadradas uma dianteira mais pronunciada e balanços maiores o formato da grade lembra o original e o capo traz o ressalto duplo que no original era uma referencia ao comando duplo no cabeçote do quatro cilindros projetado por aurelio lampredi dito isto o entre eixos tem os mesmos xx metros do miata as portas sao iguais bem como o para brisa no mais os paineis da carroceria sao todos diferentes e um carro retro mas nao de forma tao evidente como no fiat 500 — e algo mais leve as mudanças na carroceria alem de um aumento de 10 litros na capacidade do porta malas deram ao carro um capo proporcionalmente maior e consequentemente um discreto que de grand tourer e de certa forma isto acaba revelando um pouco sobre a personalidade do fiat 124 spider nao foi apenas uma publicaçao que chamou o carro de miata para adultos miata crescido ou miata mais maduro — topamos com outras variaçoes sobre o mesmo tema em boa parte dos reviews que lemos um carro que continua compacto e bom de curva mas ficou um pouco mais pesado ganhou alguns cavalos e foi repaginado para ficar mais confortavel para uma longa viagem sera que deu certo se era realmente esta a ideia deu certo sim no entanto a gente sentiu que os europeus ficaram mais satisfeitos com o carro do que os americanos — que alias receberam uma versao um pouquinho mais potente o fiat 124 americano em todas as versoes tem o mesmo 1 4 turbo multiair do 500 abarth vendido por la porem com 1 5 bar em vez de 1 2 bar de pressao o resultado 162 cv a 5 500 rpm e 25 4 mkgf de torque a 2 500 rpm o modelo europeu traz uma versao menos potente do mesmo motor com 140 cv e 24 4 mkgf de torque em ambos os casos o cambio e manual de seis marchas igual ao do mazda miata bem como a caixa automatica opcional da aisin tambem de seis marchas de qualquer forma a fiat nao permitiu que os jornalistas obtivessem dados de desempenho [youtube id= zxt vsdl2m0 width= 620 height= 350 ] a maior mudança aqui e o fato de o miata ter um motor 2 0 naturalmente aspirado capaz de produzir 155 cv considerando que o fiat 124 spider e cerca de 100 kg mais pesado a impressao geral e de que os carros tem desempenho em linha reta semelhante no entanto o motor do miata parece mais esperto em baixa rotaçao — matematica basica fiat sofre com turbolag — o turbocompressor so enche perto do meio da faixa de rotaçoes — e por isso o motor demora mais para funcionar a plenos pulmoes digamos assim alem disso o ronco do motor agradou mais aos americanos — como os caras do autoblog o motor do 124 spider e mais notavel por sua falta de personalidade auditiva claro motores turbinados costumam mesmo ter roncos mais discretos mas o 500 abarth de onde vem este motor e famoso por sua trilha sonora ja o 124 spider nao tem um som tao agradavel quanto o mx 5 que consegue uma nota perceptivel e maravilhosamente afinada que nao se perde ou incomoda isto no entanto tem a ver com a personalidade mais madura do carro — que recebeu para brisa acustico isolamento sonoro extra atras do painel e um vidro traseiro mais espesso o interior como ja comentamos no post de lançamento e praticamente identico ao do miata mas recebeu novos revestimentos nas portas forraçao macia em certas partes do painel novas faces para os mostradores do cluster e bancos com novo desenho porem a mesma armaçao usada no mazda a gente nao curtiu isto e os caras da road and track tambem nao compartilhar detalhes assim com um carro tao diferente por fora nao funciona muito bem perde se o charme do carro original agora a fiat nao trocou apenas a carroceria e o motor do miata a suspensao tambem sofreu reajustes na geometria ainda que componentes como buchas e braços de controle sejam os mesmos o carro agora rola menos nas curvas no entanto a suspensao ficou um pouco mais macia e transmite menos imperfeiçoes do piso — e tambem acaba com um pouco da experiencia visceral do miata a conclusao da road and track resume perfeitamente suas impressoes basicamente este e um carro incrivel que foi transformado em um carro bom se o miata nao existisse e o fiat 124 tivesse acabado de ser lançado a equipe desta revista estaria dando piruetas e este e o problema como o miata existe tudo o que o fiat faz e te lembrar o quanto ele e bom pelo menos eles ainda podem escolher entre os dois nao e
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