ola pessoal do flatout voltando para contar a parte 3 das alteraçoes na minha marea turbo 2003 a lady in tid quem perdeu os posts anteriores pode conferir aqui as partes 1 e 2 antes de iniciar obrigado a todos pelos comentarios nos posts anteriores e tambem a todos que pediram meu irmao nao usou o carro mais depois do final do post #2 seja eu falando nao ou mesmo escondendo a chave bom voltando de onde parei no post 2 o carro voltou de pouso alegre/mg para atibaia/sp no guincho no dia 27/04/2013 meu aniversario de 30 anos um belo presente pensando no que fazer levei para a oficina dinamica aqui do emerson em atibaia e que fica a dois quarteiroes da minha casa para abrir o motor verificar o estrago e decidir o que fazer entao tres semanas depois o cabeçote foi retirado e os estragos foram basicamente no primeiro pistao literalmente sem um pedaço e como consequencia o respectivo cilindro riscado [gallery link= file ids= 112918 112919 112920 ] como nao havia outra opçao o cabeçote ja estava fora e entao o bloco foi removido para posterior envio para a retifica aproveitamos e retiramos tudo coletores de admissao e escape turbina e cambio [gallery link= file ids= 112923 112925 112928 ] olha a felicidade do emerson e diogo com um motor fivetech nas maos completamente fora de onde nao deveria ter saido alguem duvida que o estrago foi pouco removido o motor por completo fomos atras do motivo novamente da quebra similar a anterior contada no post #2 as duvidas recairam sobre os bicos novamente e apos testes de vazao feitos pelo emerson isso foi confirmado ele enviou os bicos para o dalton delguercio aqui em atibaia para analises e verificar se ainda dariam para serem utilizados apos analises tivemos sinal positivo de que os bicos estavam ok e prontos para serem utilizados novamente enquanto isso decidimos que ja que teriamos de substituir pistoes e abrir cilindros veio a ideia de montar com pistoes e bielas forjadas visto que futuramente eu ainda gostaria de aumentar mais a potencia com alteraçoes mais pesadas e interessantes mas enquanto isso ainda nao havia chegado partimos apenas para forjar originalmente os pistoes sao de 82mm de diametro bielas de 145mm e pinos de 22mm partimos para uma montagem forjada bem conhecida de quem monta marea turbo bielas forjadas para ap 144mm da spa pinos de 20mm e bronzinas de biela para ap tambem os pistoes escolhidos foram da afp na medida 82 5mm medida esta que foi necessario abrir o bloco com esse setup nao mais necessita nenhuma alteraçao no motor de virabrequim ou balanceamento [gallery columns= 4 link= file ids= 112929 112930 112931 112932 ] apos um bom tempo uns 2 meses do cabeçote e bloco na retifica para garantir que tudo estivesse perfeito sabemos como temos de nos preocupar com serviços do tipo para nossos carros e como e dificil ter um serviço 100% confiavel o emerson e diogo começaram a montar tudo [gallery columns= 5 link= file ids= 112978 112979 112980 112981 112982 ] [gallery link= file ids= 112935 112936 112937 ] bloco e cabeçote 100% vindos da retifica e virabrequim que recebeu tratamento eles optaram por montar tudo fora bloco cabeçote coletores de admissao e escape turbina cambio e partes eletricas como motor de partida alternador e compressor do ar condicionado e depois subir o motor por baixo e finalizar com a tampa de valvulas [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 112938 112939 ] pistoes ja acomodados devidamente no bloco [gallery link= file ids= 112940 112941 112942 112943 112944 112945 ] cambio tambem colocado no lugar agora a vez da colocaçao do cabeçote e coletores ja com os comandos no lugar e travados com as ferramentas de fasagem especificas da marea turbo ainda sem a correia dentada para devido acerto de ponto [gallery link= file ids= 112947 112948 112949 112950 112951 112952 ] cabeçote coletores e chicotes motor ja devidamente no lugar e primeira partida apos a montagem ainda sem o escape [gallery columns= 4 link= file ids= 112953 112954 112955 112956 112957 112958 112959 ] sim eu sei a capa da tampa de valvulas esta pintada de forma um pouco suspeita mas nao fui eu quem fez isso [youtube id= 2kcx3gfdio8 width= 620 height= 350 ] foram 5 meses desde quando ela voltou de guincho de mg ate voltar a vida em setembro de 2013 ainda apos isso tive de consertar dois pequenos problemas que apareceram em um periodo de seis meses o primeiro foi um vazamento de fluido de embreagem que descobriu se ser do cilindro auxiliar da embreagem e tambem de um dos retentores do semi eixo [gallery columns= 4 link= file ids= 112960 112961 112962 112963 ] adquiri peças novas atraves da alfamar conhecida oficina especializada em marea em sao paulo pois segundo as concessionarias em que pesquisei ja nao forneciam mais aqui acho que e onde os donos de mareas mais se irritam muitas vezes voce chega em uma concessionaria com uma marea ou procurando peças de marea e ja te olham torto e nem se importam muito em te atender devidamente dizem simplesmente que a fabrica nao fornece mais uma dica para quem precisa de peças da fiat ou saber informaçoes tecnicas dos motores desde torque de aperto de parafusos ate esquema de montagem e desmontagem de motores/cambios etc e acessar e se cadastrar no site reparador fiat www reparadorfiat com br la voce encontra muitas informaçoes sobre todos os carros da fiat incluindo o codigo das peças e o mais importante de tudo se ainda sao fornecidos ou nao desenhos dos componentes e onde se localizam com o codigo basta ligar no 0800 ou ate ir a uma concessionaria verificar em que localidade esta disponivel sem te enrolarem fica a dica o segundo novo problema foi no sensor de pressao atmosferica que sempre indicava com problema ao passar o scanner no carro eu mesmo tirei e arrumei os componentes eletronicos tinham se soltado dentro da carcaça apenas abri e colei novamente no lugar [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 112968 112969 ] novas rodas de novo quem esta acompanhando esse pc desde o primeiro post ja percebeu que troquei algumas vezes de rodas e nesse post nao poderia ser diferente as rodas escolhidas agora foram as tsw asan de 17 calçadas em pneus dunlop direzza dz101 nas medidas 205/45 [gallery columns= 5 link= file ids= 112965 112964 112967 112970 112971 ] aqui duas fotos uma com uma marea weekend turbo que na epoca era de um tio e outra com uma rara parati gti de um colega [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 112972 112973 ] andei com o carro nessa configuraçao por mais um ano e meio mais ou menos sem nenhum outro problema mas como nem tudo sao flores nesse mundo de preparaçao sempre algo aparece para ser trocado chegou o começo de 2015 e um dos nossos melhores amigos resolver passar desta para uma melhor a turbina master power que utilizava começou a dar sinais de cansaço lembrem se que era a mesma turbina desde quando eu adquiri o carro em 2010 e que ja se encontrava nela ha pelo menos desde 2008 entao considero que ter durado 7 anos andando nesse tempo com 1 4kg de pressao ela cumpriu muito bem o seu dever a embreagem mais uma vez tambem ja havia dado varios sinais de que estava indo embora e necessitaria de outra troca lembram que comentei no inicio do post que pensava futuramente em fazer alteraçoes mais pesadas e interessantes pois entao agora que teria de trocar a turbina e embreagem a hora destas alteraçoes chegou e ficariam novamente a cargo do emerson e do diogo da dinamica aqui em atibaia mas isto ficara para o proximo post deixo aqui novamente um petisco para o que esta por vir por danilo poinho project cars #347
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