Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas (ou não) do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!
Fiat terá 25 novos modelos no Brasil nos próximos quatro anos
A Fiat Chrysler anunciou nesta última segunda-feira (25) seus planos para os próximos quatro anos no Brasil e América Latina. O grupo adiantou que teremos 25 novidades entre reestilizações, novas versões e modelos inéditos.
Desse total, 15 modelos serão lançados pela Fiat e 10 pela Jeep e Ram, o que indica uma clara ênfase em SUVs, crossovers e utilitários, especialmente porque entre as novidades da Fiat estão um crossover baseado no Argo e um modelo maior, para ocupar o lugar que foi do Freemont. Já no lado americano da parceria, serão três novos SUVs da Jeep — um abaixo do Renegade, um modelo de luxo e o Renegade turbo — e uma nova linha de picapes da Ram.
Os primeiros modelos inéditos, contudo, chegam somente no final de 2019. Antes disso, a Fiat irá lançar a versão crossover do Argo, que deverá estrear os motores FireFly turbo por aqui. Isso pode indicar que os lançamentos seguintes serão as versões turbo do Argo e do Cronos. A Fiat evita usar o nome SUV para seus futuros crossovers, provavelmente para não banalizar a sigla com modelos de capacidade fora-de-estrada inferior à dos Jeep, mas também porque o crossover do Argo não deverá ser um crossover propriamente dito, mas algo semelhante à Weekend Adventure. Aliás, nosso palpite é que a Fiat inclua alguma programação esperta no controle de tração, algo como o sistema Locker, para justificar a abordagem aventureira.
A principal aposta da FCA, contudo, será a marca Ram, que finalmente chegará ao Brasil depois de ao menos dois anos de rumores do seu retorno. As picapes foram exibidas no Salão do Automóvel de 2016 e seu lançamento era tido como certo em 2017, mas aparentemente a Fiat esperou um momento mais oportuno do ponto de vista estratégico. Elas chegarão em 2020 ou 2021 e, embora a Fiat não tenha definido quais modelos serão vendidos aqui, é provável que seja a linha Ram 1500, a mesma que foi exposta no Salão do Automóvel, e uma versão inferior, possivelmente batizada Ram 1000 como resposta à Ford Ranger, Toyota Hilux e Chevrolet S-10.
McLaren 600LT é flagrado em ação
Com o lançamento do McLaren 600LT se aproximando (ele acontecerá no dia 28), é claro que logo apareceriam mais imagens do carro em testes.
O nome 600LT, aliás, não é confirmado. A imprensa europeia (e nós também) está usando o nome baseado no sistema de nomenclatura da McLaren, que adota a potência métrica do carro para batizá-lo, e no fato de que a McLaren já confirmou que o motor 3.8 V8 biturbo terá upgrades que aumentarão sua potência. Contudo, existe a possibilidade de que este upgrade não chegue aos 600 cv, mas aos 595, o que o tornaria o 595LT — algo que também o aproximaria dos demais modelos da Sport Series, o 540C e o 570S.
Além do motor mais potente, o 600LT/595LT terá retoques sutis na dianteira proporcionados por um novo para-choques, um splitter exclusivo e aletas aerodinâmicas para direcionar o ar para as tomadas frontais. Nas laterais, as tomadas de ar são maiores e há uma outra aleta na saia lateral, que se estende até o arco do para-lama traseiro.
Mas é na traseira que o carro se diferencia dos irmãos: ele terá uma asa fixa e duas saídas de escape soprando os gases quentes abaixo dela para obter um efeito aerodinâmico que aumenta a downforce reduzindo a pressão sob a asa, aumentando o diferencial entre o fluxo superior e inferior.
Infelizmente isso é tudo o que sabemos por ora, mas em dois dias a McLaren irá divulgar tudo o que nos resta saber, incluindo o nome oficial do carro. O lançamento será na próxima quinta-feira, 28, e o carro ainda irá participar do Goodwood Festival of Speed entre os dias 12 e 15 de julho.
Aston Martin DBS Superleggera terá 725 cv
Outro modelo britânico que “vazou” antes da hora foi o Aston Martin DBS Superleggera. O modelo é a resposta britânica com sotaque italiano à Ferrari 812 Superfast e, por isso, usa o V12 de 5,2 litros da Aston em sua especificação mais potente. Lembra quando você ficou um pouco decepcionado ao saber que o novo V12 biturbo tinha “somente” 600 cv no DB11? Pois aqui ele tem 725 cv e 91,6 kgfm.
Com a potência despachada para as rodas traseiras pelo câmbio automático de oito marchas da ZF, o DBS Superleggera vai de zero a 100 km/h em 3,4 segundos — 0,5 segundo mais lento que a Ferrari de 800 cv. A velocidade máxima não foi divulgada, mas a Aston diz (por meio das informações vazadas) que a carroceria produz 180 kg de downforce em seu limite de velocidade. É um número razoavelmente mundano hoje em dia, mas é o mais alto já atingido por um Aston de rua. O peso também não foi revelado, mas sabe-se que o DBS perdeu 72 kg em relação ao DB11, modelo no qual é baseado.
Infelizmente as demais informações foram removidas da internet — as fotos e dados foram revelados pelo Top Speed, que aparentemente fez alguma confusão com a data de embargo proposta pela Aston. Para conhecermos os detalhes, teremos que esperar até a noite de hoje, quando o modelo será revelado oficialmente.
Encontro Beneficente da TRS em Interlagos
O pessoal da TRS Racing Team, mais conhecido por seus eventos “piloto por um dia”, irá organizar um encontro beneficente no próximo dia 8 de julho no autódromo de Interlagos.
O encontro será realizado paralelamente ao evento “Piloto por um Dia”, das 9h às 17h do domingo, e está aberto a todo tipo de carro e a qualquer pessoa interessada em participar. A entrada é franca e não há necessidade de inscrição prévia; basta acessar o estacionamento do autódromo (bolsão) pelo portão 7 e juntar-se aos demais entusiastas.
Haverá sorteios de brindes entre os participantes que doarem 1 kg de alimento não-perecível, e os boxes do autódromo estarão abertos para visitação durante o Piloto por um Dia (para participar do evento na pista a inscrição custa R$ 250 por uma hora).
Será permitido o uso de churrasqueira e demais acessórios para preparo de alimentos, contudo a venda de alimentos e bebidas é proibida, bem como manobras com o carro e música alta. Para mais informações sobre o evento, basta acessar sua página oficial no Facebook.
Disputa da Ford com a Ferrari em Le Mans vai virar filme
A lendária disputa entre Ford e Ferrari em Le Mans nos anos 1960 está cada vez mais perto de se tornar um filme de Hollywood. A notícia não é exatamente nova — os rumores circulam na imprensa desde 2015 —, mas agora o site Variety conta que a 20th Century Fox contratou James Mangold para assumir a direção do filme.
Mangold foi o diretor de Johnny & June (Walk the Line, 2005), sobre a vida de Johnny Cash e sua esposa/parceira musical June Carter, e dos dois últimos filmes do personagem Wolverine. Para o elenco do filme sobre a Ferrari e a Ford, Mangold está de olho em Matt Damon para o papel de Carroll Shelby, Christian Bale para o papel de Ken Miles e Jon Bernthal (o Justiceiro) como Lee Iacocca. Ainda não se sabe quem será Enzo Ferrari, nem Bruce McLaren, embora o nome de Robert de Niro já tenha sido cogitado para o papel do commendatore anteriormente.
Infelizmente, ainda não há data para o início das filmagens, mas o fato de a 20th Century Fox estar negociando com um diretor e um elenco, é um indício de que ele finalmente pode sair do papel e contar ao grande público uma das histórias mais impressionantes do automobilismo.