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Zero a 300

Fiat terá CVT no Argo e no Cronos, Série 3 e X5 já estão a venda no Brasil, F-150 terá versão Shelby e mais!

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Fiat Cronos e Argo terão câmbio CVT

Atualmente se você quiser um Argo ou Cronos automático com o motor Firefly 1.3, sua única opção é o câmbio GSR-Comfort, que não é exatamente um automático, mas uma caixa automatizada com embreagem simples.

Como esse tipo de câmbio já está se tornando obsoleto por sua necessidade de manutenção constante e pela falta de suavidade no funcionamento, além da redução do custo de sistemas automáticos convencionais, a Fiat deverá substituí-los por uma nova transmissão CVT. A apuração é do pessoal do Best Cars.

De acordo com o site, o novo câmbio deve ser lançado ainda neste ano, quando a linha 2020 for apresentada. Ainda não está claro se ele substituirá ao mesmo tempo o GSR e o atual automático de seis marchas dos motores 1.8, ou se ele será adotado somente nos modelos com motor menor.

É provável também que ele tenha dois modos de utilização, com simulação de marchas e que faça a estreia no futuro Argo Trekking, a versão “crossover” do hatchback. (LC).

 

F-150 Raptor pode ganhar motor V8 de 700 cv do Shelby GT500

A atual Ford F-150 Raptor é fruto do downsizing: a atual geração trocou antigo o V8 naturalmente aspirado de 6,2 litros e 416 cv por um V6 Ecoboost biturbo de 3,5 litros e 456 cv, acoplado a uma nova caixa automática de dez marchas. Mas pode ser que a Raptor recupere seus dois cilindros em breve: de acordo com a revista Car and Driver, a Ford pretende dar à Raptor o motor V8 supercharged de mais de 700 cv do Shelby GT500.

Citando “várias fontes” junto à Ford, a publicação afirma que a ideia é colocar no mercado uma edição especial da Raptor como despedida da atual geração. O V8 deverá ter potência similar à do Shelby GT500, mantendo o câmbio automático de dez marchas.

A super Raptor com motor de 700 cv também deverá servir como resposta da Ford para a futura Ram Rebel TRX – apresentada como conceito em 2016, a picape com motor V8 Hellcat foi confirmada em meados de 2018. A previsão é que a Raptor com motor V8 Shelby seja apresentada na segunda metade de 2020. (DH)

 

BMW começa a vender novos Série 3 e X5

A BMW anunciou o início das vendas dos novos Série 3 e X5. O sedã e o SUV estavam em pré-venda – o Série 3 desde o início do mês, e o X5 desde janeiro.

O Série 3 chega nas mesmas condições da pré-venda: apenas na versão 330i M Sport, com o motor 2.0 turbo B48 de 258 cv e câmbio automático de oito marchas, por R$ 269.950. A versão 330i Sport, com o mesmo conjunto mecânico e visual mais discreto, e desprovida itens como os faróis a laser e a suspensão ajustável de série, chegará em junho por R$ 219.950. Vale lembrar que, por enquanto, o Série 3 vem importado da Alemanha, mas a partir de julho ele começará a ser fabricado em Araquari/SC.

O BMW X5, por sua vez, oferece quatro versões diferentes: xDrive30d (R$ 449.950), xDrive30d M Sport (R$ 479.950), xDrive30d M Sport xOffroad (R$ 499.950) e X5 M50d (R$ 539.950). Todas as versões são equipadas com o mesmo motor seis-cilindros turbodiesel de três litros, com dois níveis de potência: 400 cv e 73,4 kgfm de torque no M50d, e 265 cv e 63,2 kgfm nas demais.

O BMW X5 virá importado dos Estados Unidos inicialmente, mas também será nacionalizado no segundo semestre – a produção em Araquari se iniciará logo depois do Série 3. (DH)

 

Mercedes considera o fim da Smart

De acordo com o site alemão Handelsblatt, a Smart pode estar com os dias contados. A publicação afirma que o recém-nomeado CEO do grupo Daimler, Ola Kallenius, ainda não se decidiu sobre o futuro da marca de minicarros – seu destino deverá ser selado até o fim de 2019. No entanto, o executivo diz não ter qualquer tipo de ligação sentimental com a Smart, e não terá nenhuma dificuldade em acabar com a marca caso seja necessário.

O Handelsblatt também diz que a Renault, parceira da Daimler no desenvolvimento do atual ForTwo, não parece disposta a renovar o contrato para uma nova geração. O Smart ForTwo de terceira geração, lançado em 2014, divide sua plataforma com o Renault Twingo. Ambos os modelos têm motor e tração traseira, e ambos sofrem com baixas vendas na Europa – e, no caso do Smart, nos EUA.

A última tentativa da Smart em tornar o ForTwo lucrativo foi o investimento em versões elétricas, mas ainda assim, apenas algumas centenas de exemplares são emplacados por mês. (DH)

 

BMW revela primeiras imagens de seu próximo modelo elétrico

A BMW divulgou as primeiras imagens de seu próximo modelo elétrico, o sedã i4. As imagens contudo, não revelam tudo o que gostaríamos do carro, uma vez que a BMW também entrou na onda de divulgar fotos do carro camuflado.

Seguindo a regra dos números pares e ímpares, o i4 é um cupê de quatro portas que parece apontar diretamente para o Tesla Model S. Para manter o custo de produção baixo o modelo usa a mesma plataforma modular dos modelos de combustão interna, a CLAR, que já foi desenvolvida do início para também acomodar powertrains híbridos e elétricos.

A BMW já divulgou que o powertrain também será compartilhado com outros modelos elétricos da marca mas não deu detalhes sobre potência e torque, limitando-se a divulgar a autonomia de 600 km, o zero-a-cem de 4 segundos e a velocidade máxima de 200 km/h — números próximos do Tesla Model S, a atual referência para os sedãs médio-grandes elétricos.

O BMW i4 será revelado oficialmente no segundo semestre, durante o Salão de Paris.

 

Preço da gasolina volta a subir pela quarta semana consecutiva

Depois de uma série de quedas em janeiro e fevereiro, o preço da gasolina voltou a subir pela quarta semana seguida, passando de R$ 4,294 para R$ 4,319. Além da gasolina, tanto o diesel quanto o etanol também tiveram um aumento, embora mais sutil. No diesel o aumento foi de 0,1%, passando de R$ 3,535 para R$ 3,540, enquanto o etanol aumentou 0,2%, de R$ 2,962 para R$ 2,969. (LC)

 

Tesla dá Model 3 para hackers que conseguiram invadir o carro em competição

Nos últimos quatro anos a Telsa vem oferecendo recompensas para hackers que descubram bugs e falhas. Agora em janeiro ela foi o primeiro fabricante de automóveis a participar do Pwn2Own, uma competição de hackers onde empresas de tecnologia levam seus produtos para descobrir falhas e vulnerabilidades. A Tesla levou um Model 3 e daria o carro de prêmio para quem conseguir invadir o sistema do veículo.

A equipe Fluoroacetate conseguiu invadir o navegador de internet do carro através de um bug JIT (just-in-time), que passou pelo sistema de proteção do carro. Além de ganhar o carro a equipe ganhou US$ 375.000. As empresas que participam do Pwn2Own tem 90 dias para fazer as atualizações necessárias para corrigir as vulnerabilidades descobertas na competição. (ER)