entao obrigado pelos votos meus caros flatouters de longa data desde o finado jalopnik bem como aos leitores mais recentes essa familia de apaixonados tem sido um diferencial na cultura automotiva brasileira perdoem me pelo trocadilho infame uno zero em relaçao ao nome do projeto dentre tantas outras piadas infames relacionadas ao nosso estimado odiado ignorado porem sempre comentado uno 1 0 o proposito deste pc nao e transformar um uno 91 em uma reliquia com frisinhos ele nao e um carro classico o proposito foi somente brincar de forma seria em fazer algo que nossas grandes fabricantes deixam a desejar nos seus modelos de carros populares com intuito de reduzir custos e/ou maximizar lucros principalmente nas decadas anteriores procurei desenvolver soluçoes e evoluçoes para deixa lo divertido de andar tanto no que diz respeito a motor e potencia quanto a estabilidade acredito que para explicar como cheguei a essa ideia maluca de transformar um uno antigo e carburado em um com injeçao multi ponto e 6 marchas e preciso relatar alguns fatos decorridos em minha vida automobilistaca meu nome e elton ogg vulgo zorgg tenho 41 anos nasci e me criei em curitiba tendo minhas raizes automobilisticas oriundas das aquisiçoes automotivas de meu pai tenho na memoria um opala branco impecavel ano 76 acho com seis lanternas traseiras tojo no painel dentre outros acessorio comuns deste periodo fim da decada de 70 e inicio de 80 tinhamos um grande quintal entao com sete anos ja manobrava os carros de casa sem o conhecimento dele pelo menos ate agora neste periodo me recordo do meu pai ter adquirido um fiat 147 verde ano 82 modelo europa retirado novo de uma das primeiras concessionaria fiat de curitiba o impacto de ver aquele carrinho de aspecto tao moderno entrando no quintal de casa nunca mais saiu de minha memoria porem logo vieram as reclamaçoes do meu velho em relaçao ao cambio impreciso como isso era possivel em um carro zero e bla bla bla nos anos subsequentes ele partiu para os vw por onde ficou por muitos e muitos anos voltarei a falar disso ao final do pc e voces ficaram surpreendidos ou nao eu por minha vez comprei como primeiro carro um passat 76 para o qual ja parti para carburaçao 2e coletor dimensionado e alguns pequenos ajustes realizados em oficinas de amigos apos algum tempo com ele me injuriei da vida e dos barulhos internos do carro alem de uma trinca suspeita na coluna a entao pimba troquei o por um dodge magnum ano 79 preto e assim começou minha fase american way of life dos anos 70 em plenos anos 90 25 anos na cara e curtindo a vida de dojao gasolina a r$0 90 e cerveja mais barata que agua mineral findaram se os anos 90 menos meus profundos arrependimentos por ter vendido o pretao e um dart 74 que tive nessa epoca para pagar algumas parcelas da faculdade nem e preciso que nos dias de hoje eu talvez comprasse uma ala da faculdade com o valor dos dois melhor nao pensar muito nisso o mundo da voltas e eu precisava provar ou colocar por terra a teoria de meu pai ate entao um profundo divulgador do todo mundo odeia a fiat entao foi assim que eu ex passateiro e ex dojeiro abracei a causa do sr lampredi comprei uma panorama de cor grafite como diria um amigo panorama rules ela foi onde definitivamente enfiei a mao na graxa e tive a coragem de aplicar tudo que havia aprendido nestes longos anos acompanhando f1 arrancadas no aic revistas especializadas saudosa oficina mecanica empurrando muito carro de madrugada e tendo que me virar com pouco dinheiro apos cerca de tres anos usando diariamente a panoramix como fora alcunhada pelos amigos o motor dela finalmente cedeu e agora foi quando entrou na jogada meu amigo fernando vulto altista nesta epoca eu tinha uma pizzaria e a panorama era usada para tudo inclusive algumas entregas quando a correria apertava entao nao havia jeito eu e o maluco supracitado nos abraçamos e resolvemos refazer o motor aprendemos duas duras liçoes identifique as peças desmontadas e nunca — repito nunca — deixe de substituir as juntas no intuito de economizar apos o retrabalho utilizando aeças de primeira linha o resultado final ficou otimo mal podiamos acreditar que dois metidos a mexanicos conseguiram realmente por para funcionar um motor com retifica completa de quebra ainda adquiri uma caixa de 5 velocidades revisada a qual gerou uma foto e uma historia que vale lembrar procurando pela internet onde adquirir a caixa encontramos um senhor portugues e sua filha cadeirante que lhe auxiliava nos trabalhos de recondicionamento dos mais diversos tipos de caixa o senhor proprietario de uma oficina humilde proxima ao autodromo nos explicou que sua filha era responsavel pela montagem das engrenagens enquanto ele realizava a parte mais pesada logicamente devido as dificuldade motora de sua filha isso nos impressionou profundamente mas outra surpresa nos aguardava o portugues nos perguntou se eramos fas de corridas ao que respondemos de prontidao com certeza ele no pediu para que o seguisse ate uma porta lateral onde apos conversar rapidamente com alguem dentro do barracao foi nos dada permissao para entrar ficamos boquiabertos pois havia diversos carros da stockcar e de outra categoria que imagino pertencerem a copa petrobras de marcas olhando a volta observei no fundo da oficina em um canto escuro algo que me chamou a atençao um carro vermelho com o numero 27 no vidro frontal senti o batimento cardiaco aumentar alem dos olhos quererem dar sinais de suor sim era o carro com o qual o filho do grande gilles havia acabado de correr a corrida do milhao nunca fui muito fa de jacques mas a proximidade com este sobrenome realmente valeu a noite e nunca mais a esquecerei sem mais delongas como se diria aqui em curitiba pia do djanho pare de chorumelas e va direto ao ponto que o molho da vina esta esfriando apos me desfazer da panorama com dor no coraçao confesso pois nao consigo lidar com os carros que tive como simples oportunidades de negocio ou meio de transporte comprei de meu grande amigo/irmao paulo o nosso futuro project car o humilde uninho branco estava parado na rua pois ele havia adquirido outro carro e por morar em condominio nao havia espaço para dois carros entao o pobre ficou na rua apos alguns anos de bons serviços entramos em um acordo e comprei o achei o otimo somente precisando de alguns ajustes nas portas e apesar dos seus humildes 994cc que geram apenas 47 cavalos o fiasa e girador alem do fato da estrutura do uno ser leve quase nao senti diferença em relaçao ao desempenho do motor 1 3 de 62 cavalos da panorama os dois possuiam carburaçao de corpo simples weber 190 que apesar de economico e simples era extremamente frustrante no quesito desempenho para atender a legislaçao cada vez mais restritiva em relaçao a poluiçao o excelente motor fiasa foi sendo cada vez mais estrangulado ao decorrer dos anos [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 116692 116693 ] comecei a pesquisar muito ate encontrar em um ferro velho especializado em fiat uma soluçao possivel e barata weber 495 tldf oriundo de um mille eletronic por modicos r$200 00 coletor incluso eliminado o ecobox houve a necessidade se colocar um fio ligando o positivo da igniçao a valvula eletromagnetica da lenta anteriormente controlada pelo ecobox esta valvula evita afogamento devido a condensaçao do combustivel com o motor desligado trancando o fluxo de combustivel a diferença foi gritante animado com meu pequeno grande sucesso praticamente plug n’play pensei porque nao mexer no cabeçote fui la eu com a cara e a coragem e um torquimetro de estalo desmontar levar para a retifica e dar um leve passe alem de substituir as valvulas de admissao pelas do palio fiasa alem dos r$220 00 da retifica de algumas horas de trabalho na garagem ao som de orange crush do r e m the chain do fleetwood mac e algumas geladas o motor voltar a girar novamente e girou como ainda nao tinha visto [gallery link= file columns= 2 size= medium ids= 116690 116685 ] nao dou apoio nao gosto e jamais foi minha intençao testar meu carro em estupidas corridas de rua o intuito seria testar assim que possivel e nos moldes por mim desejados em pista mas rapidamente percebi que acompanhava facilmente veiculos de maior cilindrada e mais novos e assim começaram os pequenos reparos diy de lataria e interior aprender a costurar um acidente e a busca por mais potencia e tranquilidade atraves da injeçao eletronica mal imaginava eu o que viria pela frente por elton ogg project cars #382
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