la esta voce pela estrada afora tranquilamente quando a velocidade do transito a frente começa a diminuir diminuir e diminuir mais ainda e de repente tudo para completamente ai os carros aos poucos começam a se mover voce retoma a velocidade e descobre que nao havia nenhum acidente nenhum gargalo nenhuma obra na pista o transito parou por nada e claro que voce ja deparou com essa situaçao ela sempre acontece quando as ruas estao abarrotadas e as pessoas apressadas e talvez voce nem saiba mas a culpa desse congestionamento sem motivo tambem pode ser sua essa parada sem motivo aparente acontece devido a um efeito chamado ondas de trafego congestionamento fantasma ou efeito ripple e ele começa simplesmente quando motoristas deixam de manter uma distancia segura em relaçao ao carro a frente se por qualquer motivo o carro frear ou desacelerar o motorista de tras nao tera tempo de reaçao e precisara frear forte com essa desaceleraçao o carro que vem logo atras acabara perto demais e precisara frear ainda mais forte e o que vem mais atras precisara frear ainda mais formando uma onda de desaceleraçao no sentido contrario do fluxo do transito que resultara na parada total dos carros https //www youtube com/watch v=suugn p5c1m segundo o fisico alemao martin treiber que se dedica ao estudo da fisica do transito esta onda flui em uma razao de 15 km/h independentemente do volume de trafego ou da largura da pista ou seja se o primeiro carro reduz de 70 para 60 o carro a seguir reduzira para 45 o terceiro para 30 o quarto para 15 e o quinto finalmente ira parar completamente treiber ate criou um simulador para mostrar como o negocio funciona clique aqui para ver https //www youtube com/watch v=ibsl8edgc3y mesmo com mais espaço e toda a força de frenagem de um f1 rosberg nao conseguiu parar seu williams e bateu na traseira do mclaren de hamilton no gp do canada de 2008 a velocidade deveria ser ainda menor que a de hamilton esse efeito e percebido tambem em outras duas situaçoes quando uma rodovia ou avenida de varias faixas acaba com a faixa da esquerda travada e a direita livre ou quando a sua fila e a unica que nao esta andando no primeiro caso o transito para quando um carro sai da faixa adjacente e entra em uma fileira de carros trafegando pela esquerda quando um carro ocupando o espaço entre outros dois o carro que ficou atras precisa readequar sua velocidade para retomar a distancia segura ele diminui a velocidade o carro que vem atras tambem diminui e a reduçao causa uma onda que terminara com a parada total no caso da fila que nao anda o motivo e o mesmo a fila ao lado esta andando e a sua esta parada ai voce e varios outros motoristas decidem mudar para a faixa que esta se movendo so que para voce entrar na fila em movimento um carro precisa desacelerar para dar espaço a voce ai começa a onda se outro carro fez isso 100 metros adiante voce sera afetado pela onda que ele iniciou mas por que a fila ao lado volta a andar porque os carros que mudaram de faixa abrem espaço para que os demais retomem a velocidade causando o efeito contrario qual a faixa mais rapida aquela em que voce nao esta a matematica explica quando a fila ao lado esta realmente mais rapida e uma questao de probabilidade em uma rodovia de duas faixas voce tem 50% de chances de estar na faixa mais rapida — o que significa que voce tambem tem 50% de chances de estar na faixa mais lenta nas rodovias de tres faixas a probabilidade de voce estar na faixa mais rapida e de uma em tres ou 33% com quatro faixas as chances de acertar a faixa rapida caem para 25% e nas rodovias de cinco faixas cai para 20% so que existe uma variavel nessa conta quando os condutores das faixas lentas começarem a mudar de faixa eles terao que entrar na frente de outro carro que ira reduzir sua velocidade e iniciar um efeito de onda que acabara parando a fila entao alem da probabilidade fixa de voce estar na faixa errada essa probabilidade varia a cada carro que decide mudar de faixa o que reduz as chances de voce estar na faixa rapida para quase zero a outra situaçao e quando todas as faixas estao lentas de verdade algo que acontece em estreitamentos de pista nos quais os motoristas fazem o ziper alternam se para atravessar o gargalo na maioria das vezes a velocidade das filas e a mesma mas a fila ao lado parece andar mais rapido simplesmente porque somos egoistas e isso nao e errado ou algo ruim e apenas uma percepçao natural explicada pelo que a psicologia chama de correlaçao ilusoria [caption id= attachment_167139 align= alignnone width= 999 ] lady murphy voce precisa ter mais de 35 anos pra entender essa[/caption] a correlaçao ilusoria e a suposiçao de que existe uma correlaçao evidente entre dois itens quando na verdade nao ha e algo que fazemos quando precisamos/queremos tomar decisoes mas temos informaçoes limitadas por isso achamos que existe uma correlaçao que nao existe como por exemplo acharmos que a chuva decide cair sempre na hora da saida do trabalho/escola/faculdade obviamente ela nao cai as 18 00 porque voce precisa sair de um lugar coberto e protegido mas porque coincidentemente o vapor se condensou as 18 00 e voltou ao solo em forma de chuva da mesma forma quando estamos parados no transito e vemos a fila ao lado andando nossa intuiçao relacionada o fato de nossa fila estar parada ao elemento mais evidente em nosso ambiente nos mesmos nossa vontade de chegar logo nosso desejo de estar andando isso faz com que a gente perceba mais quantos carros passam por nos na fila que esta andando do que quantos carros passamos quando nossa fila realmente anda e isso tambem tem explicaçao logica quando estamos parados somos o ponto de vista vemos cinco dez 15 carros passando e pensando em nos mesmos em nossa vontade de chegar nosso desejo de estar andando percebemos que estamos parados e ficando para tras [video width= 999 height= 563 mp4= https //www flatout com br/wp content/uploads/2017/11/giphy mp4 ][/video] mas quando chega a nossa vez e andar continuamos concentrados em nos mesmos em nossa vontade de chegar logo nosso desejo de estar andando e nao percebemos quantos carros estamos passando entao a percepçao e de que voce esta sempre ficando para tras so porque a outra fila esta andando e a sua nao agora como disse mais acima e possivel que uma das filas esteja realmente mais rapida voce geralmente percebe isso quando marca um carro da fila ao lado e fica observando sua diferença em relaçao a ele ate que o perde de vista nesse caso bem voce escolheu a faixa errada mas na maioria dos casos as duas filas estao em velocidades semelhantes ou com uma diferença insignificante para o tempo de viagem o melhor mesmo e ficar na fila em que voce esta e exercitar a paciencia observando o que acontece ao redor logo voce vai se convencer de que a fila ao lado no fim das contas para e anda igual a sua tem soluçao teoricamente sim na pratica contudo estes congestionamentos fantasma sao inevitaveis aumentar o espaço entre os carros fara com que as mudanças de faixa ou qualquer outro disturbio na velocidade constante nao reduza o espaço entre eles de forma critica ou seja com uma distancia adequada havera tempo e espaço suficiente para que o carro a frente desacelere e retome a aceleraçao sem que o carro que o segue precise frear outra soluçao e reduzir a velocidade maxima sem diminuir o espaço entre os carros mas esta aplicaçao e praticamente impossivel de ser aplicada na pratica principalmente por tres motivos o primeiro e que existe uma variaçao entre a velocidade indicada no velocimetro e a velocidade real do carro — esta calibragem do velocimetro varia de acordo com o carro e ate o diametro das rodas o segundo e que nem todos os motoristas dirigem a velocidade maxima permitida alguns a excedem e outros se mantem abaixo dela o terceiro e que aumentar o espaço entre os carros diminui a capacidade das vias https //www youtube com/watch v=glvsnkufmgu a reduçao do limite de velocidade como forma de controlar congestionamentos alias foi um dos argumentos favoraveis as reduçoes de limites em varias cidades porem ela so funciona enquanto todos os carros estiverem em velocidades muito semelhantes e mantenham uma distancia minima ideal se um unico carro decidir aumentar ou reduzir a velocidade ele iniciara um disturbio que resultara na onda de desaceleraçao pode simular sem reduzir a densidade/aumentar o gap entre os carros o transito fatalmente ira parar independentemente da velocidade isso significa portanto que eles nao tem soluçao a conclusao nao e do flatout mas dos matematicos do massachussets institute of technology o famoso mit apos observar os congestionamentos e elaborar modelos matematicos eles chegaram a conclusao que os congestionamentos fantasma nao sao necessariamente causados por atitudes prejudiciais dos motoristas e podem ocorrer mesmo se todos os motoristas se comportarem de acordo com as leis ainda segundo as conclusoes dos matematicos os dois principais efeitos causadores destes congestionamentos sao o fato de que o transito denso flui mais lentamente e que e preciso um tempo de ajuste para os motoristas reagirem a mudança das condiçoes do transito por isso os congestionamentos fantasma sao simplesmente uma caracteristica do trafego intenso e nao podem ser evitados ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans]
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