Seja no mercado de peças aftermarket, seja na mão-de-obra, nunca vivemos uma época que valorizasse tanto a especialização em marcas ou nichos específicos. Connoisseurs independentes da operação oficial que fazem um trabalho tão focado a ponto de saber part numbers de cor, reconhecer sintomas particulares antes mesmo de plugar scanners, e que transpiram as artimanhas de procedimentos específicos e que sabem os caminhos das pedras de preparação em diversos níveis – dos kits de remap a um completo overhaul de motor e transmissão para projetos com 70% ou mais de ganho de potência.
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Entusiastas de marcas e grupos como Honda, PSA, Subaru, VAG, Mercedes-Benz e BMW já desfrutam de diversos especialistas independentes amplamente conhecidos em seus nichos. Além do conhecimento, seus responsáveis acabam criando um ecossistema de entusiastas em torno de si, constituindo um clube informal. No fim de novembro, os entusiastas de Porsche ganharam mais uma opção de peso no mercado paulistano (fazendo companhia aos já conhecidos Dan911 e Weissach), que conta com uma equipe quase toda formada no ambiente de competição da GT3 (foto abaixo), um centro de detailing, equipamentos de alinhamento e balanceamento de extrema elite e, como cereja do bolo para o perfil de cliente Porsche, um restaurante e bar de alta gastronomia no terraço.
Trata-se da Flacht Motorsport & Classic Center, localizada na Al. Lorena 2101 (Jd. Paulista, SP, fone 11 4780 9992 – www.flacht.com.br), no quarteirão que antecede a av. Rebouças. O trio de sócios é formado por Claudiene Brito, o piloto e instrutor Ricardo Landi (responsável pela área técnica) e pelo norte-americano Brandon Crozier, colecionador de Porsche que possui 16 modelos em seu acervo, dentre GT3 de diversas gerações e a incrível dupla de 911 993 que vemos abaixo. É dele que veio a fagulha de criar um centro técnico especializado em Porsche que tratasse os veículos com um nível de atenção ao veículo e ao proprietário que ele ainda não havia encontrado no País.
Flacht é o nome do município na região de Stuttgart que batizou o Porsche Motorsport Centre Flacht, o local onde os carros de competição da marca são desenvolvidos.
O local onde estes carros estão é o subsolo (o complexo possui três andares no total) onde opera o centro de detailing e martelinho de ouro da Flacht. Este departamento e os equipamentos de alinhamento e balanceamento estão abertos para veículos de todas as marcas – contudo, a oficina em si é exclusiva para veículos Porsche. Os produtos utilizados são da alemã Koch Chemie e da norte-americana Feynlab, muito conhecida pela revolucionária tecnologia de coating que regenera riscos superficiais (de abrasão feitas por secagem mal-feita, por exemplo) com a temperatura, fazendo-os sumir após algumas horas sob o sol…
Mas o térreo é onde fica a área que realmente interessa aos entusiastas de Porsche. É o andar da oficina. No dia, fomos recebidos por este 911 GT3 RS 997 matador logo na entrada, da coleção particular de Crozier.
Recepção e quatro elevadores Rokim. Ao fundo: equipamentos de alinhamento, balanceamento e montagem de rodas, estoque de peças, ferramentas e área de montagem de motores. Notem que a oficina em si não é tão grande: a Flacht foi desde o início concebida para fazer um trabalho focado em uma marca só, e isso inclui os scanners, documentação técnica e toda a metodologia utilizados pela rede oficial.
O objetivo da empresa é cobrir totalmente as necessidades de um dono de Porsche, seja uma proprietária de um Macan, seja um rato de track day do Porsche Club Brasil: manutenção preventiva e corretiva de todos os modelos de todas as gerações, alinhamento especial para pista, projetos especiais como restaurações de clássicos, swaps de transmissão ou preparação em diversos níveis, de uma reprogramação a um projeto mais extremo.
Uma pausa técnica para admirarmos um 911 GT3 997. Todos os Porsche que chegam para realizar serviços na Flacht recebem um passaporte com capa de couro com o número de chassi. Nele constará todo o histórico das visitas, serviços e componentes substituídos, o que serve duplamente como garantia de procedência e manutenção por parte do proprietário, e como divulgação de marca para a oficina.
Este trio abaixo, contudo, deve ser o principal cartão de visita aos entusiastas de Porsche e de outras marcas, especialmente os frequentadores de track days: começando com o alinhador Hunter Elite WA360 com software Winalign e rampa e infladores acoplados. O funcionário que a opera era representante da própria Hunter e foi contratado pela Flacht justamente por sua especialização.
…passando pelo equipamento de troca de pneus Hunter Tire Change, capaz de destalonar aros de até 32″ com precisão, sem riscar ou danificar rodas ou comprometer a estrutura do pneu…
…e finalizando com o equipamento de balanceamento Hunter Road Force Touch GSP9700, capaz de reconhecer o perfil tridimensional do aro, aferir a conformidade do pneu com o aro e a conicidade dos pneus sob carga (causa frequente de carros puxando para um lado, mesmo estando perfeitamente alinhados) e até mesmo checa se os contrapesos foram posicionados no local exato pelo operador. Quem já acelerou na pista sabe como as forças são exponenciais: uma roda levemente desbalanceada que não apresentava sintoma nenhum em velocidade de rodovia repentinamente vira uma baita fonte de vibração em velocidades realmente altas.
Detalhe da área de ferramentas Beta…
Atrás do mural de ferramentas, a área “suja” da oficina. Da esquerda para a direita: Hunter BL505 para retífica superficial de discos de freio, Mack 1330 para desempeno de rodas e o tanque de desengraxamento Walter Bio Circle – nada de gasolina ou fluido de freio para limpar peças por aqui. À minha esquerda fica a bancada de montagem.
Logo acima fica o depósito de peças. Tudo aqui são peças 100% fornecedores OEM da Porsche. O estoque está focado em conseguir fornecer todas as revisões essenciais sem a necessidade de importar componentes adicionais, mas a Flacht conta com um serviço de importação expressa para peças indisponíveis ou mesmo projetos especiais. Sempre há componentes que excedem as demandas de projeto inclusive da Porsche – e nada como especialistas para te indicar o caminho das pedras…
911 no terraço
Uma outra unidade de negócio que opera em paralelo com a Flacht está logo no andar de cima da oficina: o bar e restaurante 911. A ideia faz perfeito sentido quando consideramos que oficinas especializadas acabam se tornando quase como um clube (quem aí nunca passou uma tarde no fim de semana com seu mecânico/preparador e outros clientes/amigos?) e que os proprietários de Porsche frequentemente são clientes assíduos da alta gastronomia.
Quem sobe a escada e vira à direita dá de cara com o bar, pilotado pelo bartender Giovanni Schiesaro. Além dos clássicos internacionais, há uma seleção de drinks autorais, preparados com ingredientes como óleo de laranja, manjericão e folhas de salsão.
Fãs de vinhos possuem uma ampla carta para acompanhar os pratos preparados pela chef Daniela Malavasi.
Quem vira à esquerda na escada de acesso ao terraço acessa o espaço do restaurante.
O esmero com a ambientação e com a apresentação beira a obsessão, mas ao mesmo tempo, o clima é despojado e aconchegante, com muita luz natural.
Entusiasta da cozinha do nordeste e especialmente do norte do País, Malavasi usa ingredientes como cajú, tucupi, cupuaçu para compor chocolate e camarões para compor um cardápio leve e moderno, contrastando de forma interessante com os pratos típicos das regiões.
Ficam os nossos aplausos à Flacht pela iniciativa de fazer algo que muito bem poderia ser uma oficina-conceito da Porsche. Um espaço que deixou a impressão de primar reproduzir alguns dos mesmos pilares essenciais da marca: sofisticação, excelência funcional, sobriedade e entusiasmo. Há diversos desafios que aguardam o empreendimento no desenrolar dos meses em termos de viabilidade comercial e penetração no nicho, mas não temos dúvida de que este foi um tiro bem dado. Mesmo se você não tem vivência com exclusivos, não se acanhe em fazer uma visita. No mínimo você sairá de lá com uma galeria bem recheada no seu smartphone.