Caros leitores, muito bem vindos à mais nova edição do FlatOut Brasil! Aqui temos elencadas as matérias exclusivas para assinantes. Caso você ainda não faça parte do universo do FlatOut, clique aqui e assine agora mesmo! Caso queira conferir as edições anteriores, clique na imagem abaixo.
Pensata
Por que o novo Corvette C8 é o esportivo mais importante dos últimos anos?
“As futuras versões mais potentes do Corvette C8 serão ainda mais rápidas mas, francamente, isto não importa – o que interessa é que o Corvette, mesmo em sua versão mais simples, entrega todos os méritos de um supercarro moderno. E tudo isto enquanto custa o mesmo que dois carros de família – “menos de US$ 60.000” compram dois exemplares do Honda Accord nos EUA. Para colocar em perspectiva, levando em consideração o mercado dos EUA, seria como comprar um Chevrolet Traverse e um Impala. Ou um Suburban e um Spark. Por este valor, levar para casa um supercarro capaz de encarar uma Ferrari, um Lamborghini, um Porsche GT2 ou um McLaren na arrancada é algo simplesmente absurdo. Onde eu assino?” Clique aqui para ler.
História
Lunar Roving Vehicle: a história do “jipe” feito para rodar na Lua
Depois de caminhar sobre a Lua, a NASA fez o que qualquer pessoa faria para ir mais longe e mais rápido: descolou um carro. Ele era feito pela Boeing e pela GM, tinha 4 motores elétricos, direção “by wire” e é até hoje o recordista “extra-terrestre” de velocidade sobre rodas. Clique aqui para ler.
Como o Chevrolet Corvette se tornou o carro favorito dos astronautas
Dois grandes acontecimentos marcaram o mês de julho de 2019. O primeiro foi o aniversário de 50 anos da chegada do homem à Lua, em 20 de julho de 1969, cuja história foi contada em detalhes em um post épico há poucos dias. O outro foi o lançamento do Chevrolet Corvette C8, apresentado no dia 18. Aparentemente, estes dois fatos não têm muita relação. Mas as aparências enganam: na verdade, de certa forma o Corvette fez parte do programa Apollo. Ele era o carro favorito dos astronautas. Clique aqui para ler.
Os 125 anos da Mercedes no Automobilismo | Parte 1
Há exatos 125 anos aconteceu a primeira corrida da história, a Paris-Rouen. Entre os 69 concorrentes, estavam a Daimler e a Benz, as empresas que, juntas, formariam a Mercedes-Benz. Foi ali que começou uma história de 125 anos e que deu ao mundo alguns dos carros de corrida mais incríveis já feitos. Clique aqui para ler.
Ford vs. Ferrari: a guerra de Le Mans | Parte 6: a vitória totalmente americana
Depois de vencer as 24 Horas de Le Mans em 1966, a Ford queria provar que sua conquista não havia sido uma mera casualidade. Sendo uma das maiores fabricantes de carros do planeta, eles não mediram esforços para garantir mais uma vitória em Mans: eles levaram nada menos que 10 Ford GT40. Só que à medida em que a noite avançava, os Ford iam caindo um a um, até restarem apenas dois na pista e somente um com chances de vitória. Veja como foi a 1ª vitória totalmente americana em Le Mans — e a invenção do “banho de Champanhe”! Clique aqui para ler.
Automobilismo
Como a Toyota criou a trapaça mais sofisticada da história do automobilismo?
No final da temporada de 1994, a FIA modificou o regulamento do WRC para reduzir a potência dos carros e torná-los mais seguros. Segundo as novas regras, naquela temporada os motores deveriam usar restritores para reduzir o volume de ar na admissão. Foi onde a Toyota enxergou uma possibilidade de ganhar vantagem — e criou a trapaça mais engenhosa da história do automobilismo. Clique aqui para ler.
Hockenheimring: a evolução do circuito (e dos tempos de volta) do GP da Alemanha
Neste final de semana a Fórmula 1 desembarca em Hockenheim para mais uma edição do Grande Prêmio da Alemanha. Como no ano passado a corrida será realizada no circuito de Hockenheimring, que se alternou com Nürburgring como sede do evento entre 2008 e 2014. Nestes quase 90 anos, portanto, os dois circuitos praticamente dividiram a realização do GP. Mas enquanto Nürburgring teve quatro traçados diferentes, Hockenheimring manteve seu traçado básico com poucas modificações na maioria dos eventos. Clique aqui para ler.
Car Culture
Save the manuals: as alavancas e manoplas de câmbio mais icônicas e curiosas já criadas
Lembra quando lamentávamos o fim do câmbio manual? Quando o comparávamos com um disco de vinil, pois os câmbios de dupla embreagem – mais rápidos e eficientes do que qualquer pessoa operando três pedais – tornariam obsoleto o ato de trocar as próprias marchas? Bons tempos. Clique aqui para ler.
As propagandas de carro mais hilárias e inusitadas já feitas | Parte 2: anos 80 e 90
Há alguns dias, começamos aqui no FlatOut uma minissérie especial com um tema bastante nostálgico: propagandas de carros antigas. Tentando seguir uma ordem cronológica, incluímos na primeira parte comerciais e anúncios das décadas de 1960 e 1970. Clique aqui para ler a segunda parte.
Motos
Mobiletes e scooters: a história das famosas “cinquentinha” no Brasil
Nos anos 70 e 80, as mobiletes e scooters dominavam as ruas do País – elas não precisavam ser emplacadas, e não era necessário tirar habilitação. Mas de onde veio a mobilete? E como ela evoluiu como passar dos anos? Clique aqui para ler.
Viagens
Estas são maiores “subidas de montanha” que você pode fazer no Brasil
No Brasil as rodovias sinuosas estão nas regiões serranas, mas como o nosso relevo é geologicamente antigo a maior parte do território brasileiro tem entre zero e 600 metros de altitude e os picos mais elevados estão entre 2.000 e 3.100 metros de altitude. E são picos, como seus nomes sugerem. Mas há dois roteiros com variação altimétrica imensa para os padrões brasileiros que são pouco conhecidos. Ou melhor: um é muito conhecido, mas sua variação total é pouco mencionada e calculada. O outro é pouco conhecido, mas também é menos acessível. Clique aqui para ler.