FlatOut!
Image default
Edições anteriores

FlatOut Edição 25: os 20 anos do Pagani Zonda, o primeiro BMW M, a história de Suzuka e mais!

Caros leitores, muito bem vindos à mais nova edição do FlatOut Brasil! Aqui temos elencadas as matérias exclusivas para assinantes. Caso você ainda não faça parte do universo do FlatOut, clique aqui e assine agora mesmo! Caso queira conferir as edições anteriores, clique na imagem abaixo.


 

Automobilismo

Laranja celeste: a história da Gulf Oil no automobilismo

Após a proibição da publicidade tabagista no automobilismo e com o recente fim da Martini Racing em 2018, não foram muitos os patrocinadores icônicos que resistiram às mudanças culturais (e legais). Entre as sobreviventes está a Gulf Oil. Seu esquema de pintura azul e laranja resistiu não apenas a todas as mudanças do automobilismo, mas também ao declínio da própria empresa nos anos 1980. Clique aqui para ler.


 

Suzuka International Racing Course: a história e a evolução do palco do GP do Japão

Apesar de sediar a etapa japonesa da Fórmula 1 há 32 anos, a história do circuito de Suzuka começou no final dos anos 1950, quando Soichiro Honda entendeu que as corridas de motocicletas eram uma forma de desenvolver seus produtos para as ruas. Eles já disputavam corridas desde o início da década, porém o Japão, na época, não era a superpotência moderna que conhecemos hoje. O país era pouco industrializado e havia poucas rodovias pavimentadas — um autódromo era algo realmente muito distante da realidade japonesa. Como eles transformaram um arrozal em um dos maiores circuitos da história? Clique aqui para ler.


 

Clássicos

Green Hornet: a história do valioso protótipo do Shelby GT500

No fim dos anos 1960, Caroll Shelby quis colocar nas ruas um carro mais confortável e potente que o GT350. Foi assim que nasceu o Shelby GT500, que tinha motor big block de sete litros, era mais equipado e custava mais caro. Este aqui é um dos protótipos do GT500. Seu nome é Green Hornet, e ele é um dos Mustang mais importantes, raros e valiosos que existem. Clique aqui para ler.

Mustang Green Hornet


 

BMW 530 MLE: a história do verdadeiro ancestral do M5

Você já deve ter ouvido dizer que o BMW M535i, de 1980, foi o primeiro modelo M da marca bávara (fora o M1, claro), e que ele é o precursor do BMW M5. Acontece que não é bem assim: em meados dos anos 1970, a BMW sul-africana fez o 530 MLE – um especial de homologação raríssimo, que deu origem a um carro de corrida vencedor. E, tecnicamente, o primeiro BMW M de todos. Clique aqui para ler.


 

Cinema

O Demolidor: o filme de 1993 que previu os carros de 2020

Um dos aspectos mais legais de assistir a filmes clássicos com distopias é o fato de estarmos no futuro retratado no filme e podermos ver o que aconteceu e o que não aconteceu. Em 2015, por exemplo, vimos quanto da Hill Valley do futuro havia se tornado realidade e encontramos uma quantidade surpreendente de previsões acertadas.

Mas há um outro filme, um pouco mais recente que “De Volta Para o Futuro II”, que foi muito mais preciso em suas previsões — especialmente a respeito dos carros. Curiosamente, ele também é um dos mais caricatos. Clique aqui para ler.


 

História

Zonda, 20 anos: a história e a evolução do primeiro Pagani

O argentino Horacio Pagani pode dizer que venceu na vida. Como muitos de nós, em sua juventude ele era um admirador dos supercarros italianos – mas, diferentemente da maioria, ele conseguiu fundar sua própria fabricante de superesportivos, tornando-se um daqueles em que se espelhava. E seu primeiro modelo era tão incrível que, vinte anos depois, se recusa a ficar obsoleto. Obviamente, estamos falando do Pagani Zonda, que completou 20 anos em 2019. Clique aqui para ler.


 

A história da Marcos e de seus curiosos esportivos de madeira

A cultura do automobilismo é muito forte no Reino Unido e, por décadas, diversas empresas especializadas em esportivos de rua e de pista surgiram e desapareceram por lá. A Marcos Engineering foi uma delas, fundada há exatos 60 anos, em 1959, e extinta em 1971. O nome é curioso: “quem era Marcos?” Acontece que não se trata de um nome próprio, e sim de uma junção dos sobrenomes de seus fundadores – Frank Costin e Jeremy Marsh. Ambos eram experientes engenheiros, e a Marcos logo tornou-se uma das mais prolíficas fabricantes de esportivos do Reino Unido. Detalhe: fazendo carros de madeira. Clique aqui para ler.


 

GM EV1: o pioneiro esquecido dos carros elétricos

Este é o GM EV1. Muito tempo antes de a Tesla tomar a liderança no segmento dos elétricos, o EV1 foi o pioneiro – e, com o perdão pelo clichê, ele estava realmente à frente de seu tempo. Tanto que a própria GM decidiu tirá-lo das ruas e destruir todos os exemplares. A trajetória do EV1 foi curta, intensa e cheia de reviravoltas – e, por isto mesmo, sua história é fascinante. Clique aqui para ler.


 

Car Culture

O guia completo com todas as versões do Pagani Zonda

Há exatos 20 anos a Pagani finalmente apresentou seu primeiro supercarro, o Zonda, depois de mais de cinco anos de desenvolvimento. Ele foi produzido em série entre 1999 e 2011, mas apesar de já ter vinte anos de estrada e quase dez anos desde o fim de sua produção seriada, ele continuou oferecido por encomenda a milionários interessados em comprar algo que não pode ser encontrado em concessionárias. Isso resultou em uma profusão de versões especiais e one-offs ao longo destes últimos oito anos. Clique aqui para ler.


 

As “Racing Modification” de Gran Turismo na vida real | Parte 2

Como sabemos, muitos entusiastas tiveram seu primeiro contato com o mundo dos carros graças a Gran Turismo (e Gran Turismo 2) – e não apenas modelos e versões, mas também carros de competição famosos e nem-tão-famosos-assim do mundo real. Alguns eram licenciados e “assumidos”, enquanto outros ficavam escondidos como Racing Modifications. Clique aqui para ler.