FlatOut!
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Edições anteriores

FlatOut Edição 39: os 20 anos de Eleanor, um 997.2 no FlatOut Classics e mais!

Caros leitores, muito bem vindos à mais nova edição do FlatOut Brasil! Aqui temos elencadas as matérias exclusivas para assinantes. Caso você ainda não faça parte do universo do FlatOut, clique aqui e assine agora mesmo! Caso queira conferir as edições anteriores, clique na imagem abaixo.


 

FlatOut Classics

Daniel e seu Porsche 997.2: colecionável com vida intensa nos autódromos

“Morte do câmbio manual, da admissão naturalmente aspirada, da era sem assistências… será que, num futuro não tão distante, do motor a combustão em si? Esse breve pensamento é destroçado pelo canto feroz, rouco e agudo do boxer 3.8 aspirado do Porsche 911 GT3 997.2 de Daniel, devorando a primeira das seis marchas e esmagando as minhas costas contra o encosto enquanto estilingamos em uma curta arrancada na área de serviço que passa atrás do antigo anel externo de Interlagos. O ronco ressoa nas paredes e guard-rails pela janela entre-aberta. Entorpece e vicia. Rimos. E outra cutucada funda no acelerador. (…)” Clique aqui para ler.


 

Técnica

Como a relação entre diâmetro e curso define as características do motor

Uma informação presente nas fichas técnicas, mas que é pouco compreendida são os dados de diâmetro e curso do motor. O que significa ter um curso de 86 mm e diâmetro de 92 mm? Evidentemente não é para saber o deslocamento do motor, já que esta informação já é divulgada sem que você precise puxar do fundo de uma gaveta da memória a fórmula do volume do cilindro. Então para que esses dados servem? Clique aqui para ler.


 

O que você precisa saber para montar um carro elétrico em casa

Você já imaginou como seria converter um carro antigo em elétrico? Neste post explicamos o que você precisa saber para planejar sua conversão de garagem. Clique aqui para ler.


 

História

A história do Chevrolet Corvette – Parte 4: a quarta geração

Em seus últimos anos, o ‘Vette C3 estava sobrevivendo à custa de seus fãs nostálgicos, que recusavam-se a aceitar que ele era um carro obsoleto, fraco e incapaz de fazer frente às opções importadas cada vez melhores, mais numerosas e mais baratas. Mas o nome Corvette era um commodity valioso demais, e a Chevrolet, sabendo disso, empenhou-se de verdade em compensar pelo atraso com a quarta geração – aproveitando que, com o tempo, os esportivos com motor V8 foram tornando a ter apelo. O que aconteceu, então, foi o nascimento do melhor Corvette em muito tempo. Clique aqui para ler.


 

Karmann Ghia: quando a Volkswagen transformou o Fusca em um esportivo

A verdade é que o Fusca nasceu carismático. Além do visual simpático (especialmente depois que ele deixou de ser oferecido apenas na cor preta), a simplicidade técnica do projeto, a facilidade de manutenção e o baixo custo das peças são características que nunca saíram de moda. Além disso, o ronco cheio de personalidade do motor aircooled e a tração traseira conquistam entusiastas até hoje – mesmo com a suspensão por braços oscilantes, pouco indicada para uma condução mais animada. Não foi à toa que, até a década de 1970, boa parte da cúpula da Volkswagen tinha aversão à ideia de adotar novas tecnologias. Motor dianteiro? Arrefecimento líquido? Carroceria quadrada? Estas coisas só iriam deixar assustado o público acostumado com o Fusca e seus derivados. E, por conta deste pensamento, a Volks fez de tudo para explorar ao máximo todas as possibilidades que a mecânica tradicional oferecia. Incluindo a tentativa de fazer um esportivo. Clique aqui para ler.


 

Pensatas

Viagens, memórias e uma de minhas rodovias favoritas (para não dirigir)

É possível ter uma rodovia favorita sem querer dirigir por ela? O editor Leo Contesini acha que sim e explica como e por quê nesta pensata sobre viagens de carro e nossas rotas favoritas. Clique aqui para ler.


 

Pare de reclamar! Estamos vivendo o melhor momento para curtir os carros!

“Os SUV vão dominar o mundo”
“Os elétricos vão matar a graça de dirigir”
“Os carros estão todos iguais”
“A gasolina está cara”

Será que o mundo está mesmo assim tão ruim para os entusiastas? A gente acha que não. E explica o porquê neste post. Clique aqui para ler.


 

Trânsito

SUVs e celulares estão aumentando a mortalidade de pedestres

Nos últimos anos a evolução das tecnologias de segurança automobilística ajudaram a salvar vidas no trânsito, protegendo seus ocupantes em todos os tipos de impacto. O problema é quem está no lado de fora. Apesar da redução de mortes no trânsito, o número de atropelamentos fatais aumentou no Brasil, nos EUA e na Europa. E isso pode ter a ver com SUV e celulares. Clique aqui para ler.


 

Car Culture

A receita de Eleanor, o Shelby GT500 de “60 Segundos”

Todos os dias o mundo encontra novas formas de fazer com que a gente se sinta velho. A mais recente delas: “60 Segundos”, o filme que coloca Nicolas Cage na pele de um ladrão de carros que precisa roubar 50 deles para pagar uma dívida e salvar seu irmão, completa 20 anos em 2020. Para marcar a data, falamos neste post sobre a receita de Eleanor, como já fizemos com outros carros do cinema. Clique aqui para ler.


 

Games

Ridge Racer Type 4: o saudoso arcade da Namco para o Playstation

Os primeiros Ridge Racer, incluindo Ridge Racer 2 (lançado em 1994 para arcade) e Ridge Racer Revolution (lançado para PlayStation também em 1995) seguiam mais ou menos a mesma fórmula – jogabilidade com foco na diversão, com timers, checkpoints, com carros que diferiam em velocidade máxima, aceleração e dirigibilidade. Não eram games punitivos – bater mal reduzia sua velocidade, e era tudo uma questão de prática. Ridge Racer Type 4, por sua vez, trouxe novo tempero à franquia – e, por esta razão, é considerado um clássico underground do PlayStation. É sobre ele que vamos falar em mais um FlatOut Retro Review! Clique aqui para ler.