e ai amigos quanto tempo pouco mais de um ano se passou desde que o mothafocus parou e muita coisa aconteceu nesse tempo coisas boas outras nao tao boas mas assim e a montanha russa dos carros modificados como tudo nessa vida tem um ciclo o do mothafocus tambem esta chegando ao fim e eu sei que parece chocante mas e por um bom motivo e em breve voces vao entender [gallery link= file ids= 130207 130209 130208 ] no começo desse ano trouxe o focus de volta pra sp pra começar a desmontagem e ver de perto o tamanho do estrago da ultima subida da montanha de campo largo no fim de 2015 levei o carro pro acacio jorge tiago e piaui da akira motors pra começar a tentar entender o que aconteceu na fatidica prova com o nosso bola de fogo [gallery columns= 4 link= file ids= 130221 130220 130219 130218 130217 130216 130215 130214 130213 130212 130211 ] primeiro analisamos o estrago feito pelo fogo felizmente foi bem menor do que parecia e os adesivos acabaram protegendo um pouco a pintura original de estrago mesmo so a pintura do parachoque traseiro o friso do porta malas e o limpador traseiro que derreteram e a ponta do aerofolio traseiro la em cima da tampa hein que queimou pois e amigos a coisa ficou quente por ali as lanternas traseiras trincaram inteiras e vao ser substituidas e as luzes do parachoque re e neblina queimaram superficialmente mas foram recuperadas com lixa e polimento na parte dianteira o chicote eletrico queimou um pouco mas nada muito dificil de refazer por baixo nenhum dano grave nada derretido ou estragado foi uma decisao muito acertada nao ter parado o carro quando vi o fogo teria sido muito ruim o final dessa historia na hora de desmontar o motor começaram as surpresas e os sustos o cabeçote saiu ileso da espetacular explosao nao estragou nada nenhuma valvula danificada pouquissimas marcas de impactos nas camaras nada critico se comparado com o que achamos na parte de baixo ou nao achamos no caso o bloco quebrou dos dois lados desapareceram por completo 3 pistoes mas o que chamou a atençao mesmo quando terminamos de desmontar foi nao termos encontrado uma das bielas a surpresa veio quando retiramos o que sobrou do carter que chegou a entortar e encontramos a capa da biela desaparecida praticamente intacta ai começaram as duvidas inicialmente eu imaginei ter quebrado um pistao ja que durante toda a subida o motor foi falhando em altas rotaçoes e eu tinha muito claro que a quebra foi causada por isso mas o estado perfeito das velas descartou essa possibilidade pelo menos inicialmente como 3 pistoes simplesmente foram abduzidos nao dava pra ter muita ideia do que se passou por ali mas um pedaço do unico que sobrou mostrou que nao tinha marcas de alta temperatura por falta de combustivel ou algo do tipo [gallery link= file columns= 4 ids= 130235 130227 130224 130234 130233 130232 130231 130230 130229 130228 130226 130225 ] ai veio a duvida/surpresa uma das bielas sumiu as outras 3 estavam quebradas mas bem fixadas ao virabrequim e so encontramos a capa da desaparecida em excelente estado o que me leva a crer que essa biela se soltou sabe se la como e acabou por destruir o motor por completo a hipotese mais provavel e essa ja que a outra hipotese forte de quebra de parafuso de biela me deixa um pouco mais em duvida pois as outras tres estavam em otimo estado feito isso passado o susto e as risadas começou a açao tinha guardada uma parte de baixo 2 0 e um motor 1 8 completo entao algumas opçoes me surgiram eu poderia tentar montar o 2 0 com os pistoes zetec com ceramica que ja tinha guardado que mostrei no video do ano passado ou tentar montar o 1 8 com pistoes forjados vw uma adaptaçao bastante comum nos zetec 1 8 que tem as dimensoes de pistao muito proximas as do ap 1 8 e ter uma boa margem de segurança com um preço razoavel conta pra la teste pra ca achei que teria mais dor de cabeça que alegria fazendo experiencia com peças caras ter que fabricar junta adaptar pinos mexer em bielas e etc sinceramente nao to nem um pouco afim de comprar uma guerra dessas fazendo todas as contas e analises decidi que a melhor opçao seria trazer tudo de fora pro zetec 2 0 aos poucos e fazer um motor melhor ja de uma vez nesse meio tempo tive a infeliz confirmaçao de que nao teriamos a subida de montanha em 2016 por absoluta falta de apoio financeiro ao organizador marcelo preiss que sempre fez das tripas coraçao pra que essa prova fosse realizada nada como viver no tal do ‘pais do futebol’ que so tem olhos e investimentos pra isso ai entra a historia do fim do ciclo com praticamente dois anos de prazo pra proxima prova que esperamos para fim de 2017 se tudo correr bem comecei a comprar as peças para a nova mecanica primeiro chegou o kit de comandos crower stage2 que preferi utilizar agora mantendo os stage4 guardados depois apareceu um belo upgrade de turbina partindo pra uma td05 usava uma td04 que comprei do amigo rodrigo kinoshita durante o ano chegaram as bielas eagle forjadas e os novos pistoes forjados je fsr asymmetrical uma nova e interessante tecnologia de desenho de pistoes com saia assimetrica e pino deslocado diminuindo atrito e utilizando menos folga com consequente menor ruido de operaçao melhor vedaçao menor peso e maior potencia [gallery columns= 2 size= medium link= file ids= 130236 130237 ] decidi pelo modelo de 11 0 1 de taxa que recebera tambem o revestimento ceramico feito pelo amigo funari ainda faltam chegar as valvulas de aço da supertech mais alguns parafusos que serao todos arp e a junta de cabeçote da cometic com a espessura correta para ajustar a taxa que devo deixar em torno de 10 5 1 a correia dentada consegui da cosworth utilizada nos motores zetec do wrc bomba de oleo do focus rs e encontrei os mancais do virabrequim forjados que devo encomendar em breve uma coisa que ainda me incomodava agora usando a injeçao protune era ter que manter a eletronica original trabalhando em paralelo para manter o painel funcionando corretamente e com isso uma montoeira de fios que nao tinha como se livrar alguns anos atras eu tive em maos um espetacular painel multifunçoes stack st 8130 ingles que acabei vendendo sem usar para comprar algumas peças para a ‘evoluçao3’ um dia pensando no que precisava ainda resolver para o futuro liguei pro meu amigo rodrigo corbisier da gr racing pra quem eu havia vendido o painel perguntando se ainda estava com ele se tinha usado e se por um acaso assim como quem nao quer nada me venderia outra vez pra minha alegria ele na hora me diz pra passar na oficina buscar porque nem tinha usado mas pra mim venderia de volta e assim foi voltou pra casa isso vai resolver um problema enorme que eu tinha ja que esse painel e uma versao em kmh para rua conta com multiplas funçoes que conversam com a protune tem alarmes programaveis para oleo agua e combustivel e coisa de primeiro mundo e agora o haruki da focuspeed motorsports vai poder se divertir fazendo um belo chicote milspec para esse novo brinquedo alivio de peso adeus ao ninho de rato do chicote original adeus modulos originais e as coisas começam a se encaixar outra vez ja estava planejando começar de uma vez a tao sonhada e comentada por mim ‘evoluçao 3’ e tudo isso acabou contribuindo sempre digo que so temos duas certezas na vida uma que um dia todos vamos partir dessa vida e outra que fim do ano tem especial do roberto carlos todo o resto sao duvidas e planos por isso outra vez voltando pra planilha analises e longas conversas com os amigos mais proximos cheguei a conclusao que nao compensaria montar o mothafocus outra vez com a mecanica nova pra ja desmontar de novo em seguida entao depois de muito pensar muita investigaçao e calculos decidi por aproveitar que ele esta parado e desmontado e devolve lo as ruas numa versao civilizada como era no inicio aproveitando as peças que eu ja tinha começamos a montar o 2 0 com os pistoes em ceramica ja tinha sobrado a turbina td04 antiga o escape a pressurizaçao que usava antes na admissao original etc etc entao resolvi que voltaria a 2010 mothafocus virou um delorean kkkkk quando turbinamos a primeira evoluçao do carro a gasolina quietinho pouca pressao e de uso diario e esse vai ser o fim do ciclo de um carro que me deu muitas alegrias surpreendeu muitas vezes trouxe muitos amigos e empresas que tenho muito orgulho de poder contar como parceiros o amigo junior campos do project cars #277 possui uma oficina de pintura automotiva e se encarregou de devolver o mothafocus a perfeiçao e ao uso civil retirou os adesivos pintou o parachoque deu um talento no cofre e porta malas deixando o carro como novo outra vez [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 130239 130240 ] acredito que ate fevereiro vai estar pronto e andando novamente como era na sua versao inicial de 2010 discreto confiavel e bem montado para uso diario isso pode soar como uma despedida e ate de certa forma e ja que o proximo post vai ser o ultimo desse carro mas ele vai continuar por ai nas ruas e estradas incomodando os desavisados tudo que passei desde o fim do ano passado acabou se transformando no motivo que faltava para fazer o focus definitivo o sonho da minha vida com tudo que sempre quis e o projeto ja começou e como todo projeto precisa de um start deixo um gostinho do que vem por ai com uma trilha sonora de acordo pra despedida song to say goodbye [youtube id= e7bxxjql3cy width= 620 height= 350 ] um grande abraço feliz natal e um ano novo de pe no porao e logico ‘if in doubt flatout’ por gustavo loeffler project cars #43
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