ola caros amigos do flatout chegou a hora que tantos esperavam vamos falar da parte mecanica da d20 vou tentar sem bem direto no texto pra conseguir abordar bastante coisa sem me estender demais bom minha d20 saiu de fabrica com o motor maxion s4 um lsd low speed diesel 4 0 de quatro cilindros e aspirado com 92cv a 2 800rpm e cerca de 28kgfm a 1 600rpm e um motor com curso bem longo 127 mm com bastante torque desde as baixas rotaçoes tanto que foi e e ate hoje usado em maquinas agricolas e um motor que trabalha com rotaçoes bem baixas — a faixa vermelha dele começa em 2 800rpm e o corte e com 3 200rpm apesar de ser torcudo e ter força pra levar muito peso os 92cv nao empolgam muito na estrada o cambio e o clark 2615b cinco marchas com a primeira pra tras e a quinta com relaçao direta 1 1 na verdade e como se fosse um quatro marchas com uma reduzida em condiçoes normais nem se usa a primeira sai direto de segunda marcha e na estrada com o diferencial original 3 15 1 a rotaçao e bem alta a 120 km/h ela fica a cerca de 2 600rpm como curiosidade esse cambio tambem foi usado em maquinas agricolas e caminhoes ¾ e um conjunto muito bom pra trabalho e para força literalmente tem motor de trator turbodiesel como ja tinha dito anteriormente com 450 000 km o motor foi pra retifica ainda na epoca que ela estava com meu pai e ja aproveitamos para turbinar a criança a caminhonete mudou da agua pro vinho tanto na questao de desempenho quanto na questao de ruido — a turbina deixa o motor bem mais silencioso o turbo escolhido foi um apl240 da garrett inicialmente com 0 8 bar de pressao nem foi mexido na injeçao apenas colocado o turbo escape tempo depois por algum motivo que nao me lembro agora seria necessario trocar o escape insisti para que meu pai mudasse pro escape da d20 turbo que tinha tres polegadas em vez de 2 5 alem de um abafador menos restritivo que daria diferença na potencia ele nao acreditou muito mas acabou fazendo e so essa mudança no escape permitiu um aumento de 0 1 bar na pressao de trabalho do turbo chegando agora a 0 9 bar e assim ela ficou por um boooom tempo nem meu pai nem o ze mexeram em mais nada no motor regulagem da bomba de combustivel quando peguei ela de inicio nao mexi em nada tambem rodei uns seis meses assim mas pegava uns 300km de pista todo fim de semana e o desempenho nao estava me agradando por conta da relaçao final curta ela mantinha bem a velocidade mas em ultrapassagens deixava a desejar — nao e facil empurrar o peso da d20 alias e muito peso considerando passageiros tanque cheio caixa de ferramentas som e tudo mais sao 2 5 toneladas medidas na balança soluçao abrir um pouquinho a bomba que ainda estava com a regulagem original pedi pro mecanico abrir e na primeira saida da oficina ja notei ela bem diferente muito mais arisca e largando fumaça preta quando pisava de uma vez acho que tava poluindo mais que vw diesel beleza peguei a estrada e pisei pra ver como tinha ficado a pressao do turbo foi a coisa mais linda ver o ponteiro passar do fim da escala que era 1 bar nao foi tao lindo quando ele nao voltou mais pro começo da escala estourei o manometro foi ai que troquei pelo de 2 bar que comentei no post passado difusor sempre achei legal o ronco de um turbodiesel com escape direto mas como eu disse pegava 300 km de estrada por semana andando a 120km/h e com diferencial curto sem chances de um escape direto mas pesquisando por ai achei o tal difusor eletrico que foi a soluçao dos meus problemas nao reparem na sujeira no toque de um botao mudo o ronco direto quando quero curtir o ronco silencioso quando vou pegar a estrada na epoca achava um pouco caro mas nao me arrependo nem um pouco mesmo depois de anos funciona perfeitamente e e muito bom poder ficar no silencio as vezes principalmente em longas viagens diferencial quem leu o segundo post viu sobre como o relacionamento entre mim e a d20 tinha melhorado ela estava bem mais amigavel prova disso foi quando quebrou o diferencial mas como assim petrus quebrou o diferencial e voce ta dizendo que ela ta amigavel calma meus colegas gearheads deixem me explicar estavamos indo pra fazenda no fim de uma subida começo a ouvir um ronco tirei o pe do acelerador o ronco parou pisei de novo o ronco voltou mais alto decidi parar pra ver o que era sai procurei por algo estranho e nao vi nada demais entrei e comecei a andar foi ai q eu ouvi um tlenk tlenk tlenk um barulho metalico de dar frio na espinha olhei as cruzetas e nada de folga so podia ser o diferencial mas ai que vem a parte do bom relacionamento que eu falei ela quebrou no topo do morro uns 1000m atras de mim estava meu pai com uma cinta de reboque na caminhonete dele e uns 4km pra frente era a sede da fazenda do meu tio alem disso era o inicio de uma semana em que eu nao teria aula na faculdade quer dizer quebrar e ruim mas nao tinha condiçao melhor pra quebrar do que ali e naquela semana ela aguentou o que pode e escolheu a hora certa bem desci na banguela o morro com aquele tlentk tlenk tlenk e quando chegou no plano meu pai me puxou por uns 2km ate a casa do meu tio no outro dia um guincho veio busca la resultado 3 dentes da coroa quebrada por sorte a caixa satelite estava intacta ia ter que trocar coroa e pinhao bom ja que ia trocar resolvi alongar coloquei uma relaçao 15x39 ou 2 60 que e cerca de 20% mais longa que a original e aproveita a mesma caixa satelite o resultado foi excelente agora na estrada eu podia a andar a 120km/h sem que o motor estivesse esgoelando nas saidas eu usava a primeira marcha a ultima marcha ficou pouca coisa mais longa que a d20 turbo original quem nao conhece pensa que saiu de fabrica assim o velocimetro ficou marcando errado e pra resolver foi feita uma adaptaçao no cabo e utilizado um redutor de caminhao mercedes redutor de caminhao mercedes com o redutor ficou marcando certinho mais preciso que o original inclusive bicos injetores tempo depois resolvi dar mais um up e troquei os bicos injetores pelos da d20 plus eles injetam com mais pressao 240bar em vez dos 220 do s4 e pulverizam melhor o diesel nao mexi em nada na bomba apenas coloquei os bicos e ajustei a pressao sinceramente a diferença nao foi tanta deve ter dado uns poucos cavalos mas acho que os bicos me ajudaram nos proximos ups que viriam ja que o volume de diesel aumentou depois bomba injetora emprestada um tempo depois a caminhonete foi perdendo força e mandei pra oficina dar uma olhada a causadora do problema era a bomba injetora que estava toda folgada por dentro ate a carcaça estava gasta foi ai que pedi pro bombista se ele nao me conseguia uma bomba pra motor turbo que tem a valvula lda mais tarde falo dela ele ficou de procurar e me deixou com uma bomba emprestada do mesmo modelo da que eu tinha essa bomba fazia muita fumaça tinha que cuidar no pe senao preteava tudo pra tras mesmo assim rodei um bom tempo com ela cuidando no pe pra nao fumacear demais o que causa uma carbonizaçao excessiva e prejudica a lubrificaçao intercooler intercooler e aquele up que todo mundo falava por ai que era o sonho pra d20 mas sempre era um problema pois o espaço era apertado o radiador de agua da d20 e muito largo e ai tinha que retrabalhar as bocas do intercooler pra que ele pudesse abraçar o radiador alem disso se tivesse ar condicionado nao tinha espaço pro cooler na frente entao era um up que eu sempre tive vontade de fazer mais era meio utopico por tudo que eu tinha lido e pq nao conhecia ninguem perto que pudesse fazer a instalaçao mas ai no dia que fui buscar a d20 depois de arrumar o diferencial comentei com meu mecanico que ficaria muito bom se desse pra colocar intercooler mas e uma pena que eu nao conhecia ninguem que fizesse essa adaptaçao ai ele me disse olha eu nao tenho todas as ferramentas aqui mas se voce tiver paciencia eu acho que consigo por foi ai que a sementinha foi plantada mas eu ainda nao sabia qual cooler dava pra por um bom tempo depois eu estava com uma s10 das novas em casa 2 8 200cv como sou curioso estava examinando ela de cabo a rabo foi ai que reparei que o intercooler dela nao era tao grande fiz uma conta rapida e grosseira comparando o tamanho do motor da s10 e a rotaçao maxima com o tamanho do motor da d20 e a rotaçao maxima e vi que a quantidade de ar admitida era bem parecida oras porque entao um intercooler daquele tamanho nao me serviria comecei a pesquisar modelos de intercooler e achei um da spa turbo que na verdade era ate maior que o da s10 e geralmente era instalado em opalas e omegas turbo gostei do preço olhei o tamanho e achei que me serviria alem disso ele tinha as bocas sem curva permitindo que eu as fizesse com a tubulaçao o que facilitaria bastante fui pra oficina mostrei a foto e as medidas pro meu mecanico olhamos juntos o cofre por algum tempo vimos as adaptaçoes necessarias e ele falou pode comprar que eu instalo cheguei em casa e ja comprei tempo depois chegava o pacote da felicidade em casa para a instalaçao seria necessario afastar um pouco o radiador de agua para que o intercooler coubesse entre o radiador do ar condicionado e o de agua e pra isso foram feitas pequenas adaptaçoes nos suportes do mesmo os suportes para o cooler meu mecanico fabricou e a tubulaçao foi feita com canos de escape pintados de preto e mangueiras tambem foi necessario um pequeno corte na coifa da ventoinha pois ao afasta la ficou pegando na correia do ar condicionado o resultado na minha opiniao ficou excelente um leigo nao diria que e adaptaçao uma pena que por coisa de milimetros os canos encostam no isolamento acustico do capo que na minha caminhonete e maior nada grave mas o suficiente pra dar uma raspadinha na tinta dos tubos como nao prejudica na parte funcional da coisa e teria que fazer outro tubo do 0 pra ver se acertava resolvi deixar assim mesmo a impressao ao sair com ela foi muito boa estava andando bem mais mas de cara ja vi que a injeçao nao estava legal continuava com muita fumaça em baixa rotaçao em media estava legal e em alta faltava diesel a valvula lda estava fazendo falta mas o que e a valvula lda a valvula fica na bomba injetora e composta por um pino uma mola e um diafragma e e ligada por uma mangueirinha na admissao conforme a pressao do turbo sobe a pressao do ar empurra o diafragma vencendo a pressao da mola abaixando o pino e injetando mais diesel quando nao ha carga e nao ha pressao no turbo menos diesel e injetado sem a valvula nao tinha jeito de ajustar meu motor se eu abrisse mais a bomba ia sobrar ainda mais diesel em baixa em media ia tambem e em alta ficar legal se fechasse ia ficar bom em baixa mas faltar em media e em alta liguei pro bombista para cobrar da bomba com lda que tinha pedido eu ainda estava rodando com a bomba emprestada e ele ficou de agilizar ainda assim rodei cerca de dois meses assim na verdade estava andando mais que antes melhorou bastante com a instalaçao do intercooler mas me incomodava o fato de saber que tinha muito potencial nao aproveitado ali bomba injetora com lda tempo depois o bombista me liga dizendo que tinha conseguido a minha bomba fiquei feliz nao e tao facil mudar a bomba de uma caminhonete porque geralmente e a base de troca e pelo mesmo modelo somente bom fui la instalamos a bomba com regulagem da d20 turbo original sai com ela e ficou mais fraca depois que a turbina entrava e o lda era acionado tava andando mais mas tava demorando pra acionar a valvula e na fase aspirada tava andando pouco a bomba emprestada tava muito aberta o que a deixava arisca mas nada que umas regulagens nao resolvessem abaixamos o pino do lda pra que injetasse mais diesel na fase aspirada e aliviamos a pressao da mola para que o lda entrasse antes ai sim ficou melhor nas ultrapassagens era lindo nao tinha mais aquela falta de diesel em alta rotaçao a pressao do turbo ficou em 0 9 bar um pouco menos de quando nao tinha cooler mas vale lembrar que ar frio e mais denso entao nao significa que estava entrando menos oxigenio rodei um tempo assim ate que abri um pouquinho o debito da bomba ½ volta melhorou mais ainda e ainda nao ficou muita fumaça tava tendo ar o suficiente pra queimar o diesel com eficiencia a pressao do turbo foi pra 1 1 bar super lda como de costume rodei um bom tempo assim como voces perceberam sempre que eu faço um up eu rodo bastante pra ver a eficiencia de cada up e tambem pra curtir cada up isso e uma coisa que recomendo se voce faz um monte de coisa ao mesmo tempo nao consegue saber exatamente o quanto cada uma contribuiu e acaba curtindo por menos tempo as mudanças mas enfim tempo depois tava pesquisando sobre o super lda um kit desenvolvido por um ja falecido integrante do picapesgm que aumentava a eficiencia do lda segundo o desenvolvedor enquanto o lda original atuava de 0 5 a 1 bar de pressao do turbo com o kit ele passava a atuar de 0 1 a 1 5 bar comecei a ler uns topicos antigos da epoca que ele estava desenvolvendo o kit e vi alguns colegas que tinham comprado um deles era o alexandre que tem uma d20 com motor s4t plus e e o criador do forum perguntei pra ele sobre as impressoes q ele tinha tido e tal e ele me falou que era bom mas como o kit dele era do primeiro lote tinha uma mola mais mole e que na caminhonete dele ficou muita fumaça e que ele tinha acabado tirando tempo depois foi desenvolvida outra mola e dada gratuitamente pra esses casos mas ele acabou deixando quieto mas ai eu pensei meu motor tem cooler de repente essa mola mais mole me serviria e ele nao estava usando depois de uma conversa rapida ele acabou me vendendo por um valor simbolico valeu alexandre kit super lda instalei o kit em casa bem tranquilo de instalar a parte mais trabalhosa foi tirar os quatro parafusos da tampa do lda que estavam agarrados ali instalei o kit e depois de ajustado o resultado foi impressionante kit instalado mas quando eu digo impressionante e impressionante mesmo diria que o ganho foi tao grande quanto o ganho do intercooler a pressao do turbo passou pra 1 4 bar a rotaçao subia muito rapido e alem disso o kit prometia um menor consumo devido a maior eficiencia na injeçao e de fato o consumo diminuiu a fumaça continuou do jeito que estava nao e zero mas e pouca nas primeiras viagens fiquei impressionado como tinha força o s4 e como se a força do motor nao acabasse conforme vai subindo as marchas ele vai aumentando o giro ignorando as subidas tem muito torque ate mandei fazer esse adesivo da foto de abertura no estilo do original pra avisar que ali tem coisa achei legal que um leigo pensa que e original e quem entende e le fica meio encucado consideraçoes finais tempo depois fiz uma viagem de 1 000 km com ela de sp rumo ao rs em dois carros eu dirigindo a d20 e meu pai dirigindo a pajero dakar que tem motor 3 2 diesel de 170cv e e mais leve que a d20 nas ultrapassagens a dakar nao acompanhava a d20 ia ficando pra tras mesmo meu pai pisando tudo alem disso quando paramos pra abastecer a d20 fez 12km/l 1km/l a mais que a dakar comparando com outras caminhonetes que dirigi ela ta andando mais que a hilux 3 0 mais que a s10 antiga e bem parecido com a s10 de 180 cv se nao for um pouco mais todas mais leves que ela andando bem parecido tambem com a f250 que o pai teve que tem 200 cv e e um pouco mais pesada claro que ate uns 60 70 ali todas essas medias modernas andam mais o motor da d20 nao e girador e minha turbina demora um pouco a encher alem do que nao e facil tirar as 2 5 toneladas da inercia pretendo trocar a turbina por uma com waste gate ai acredito que encha antes e mais rapido ai a coisa vai ficar mais interessante mas perai petrus voce ta com uma caminhonete com 650 000km um motor de 200 000km deixou ele com o dobro da potencia do original e usa a caminhonete no dia a dia e faz viagens longas de 1 000km exatamente ai que se ve a robustez e qualidade dessas caminhonetes e olha que eu uso sem do mas claro mantenho a manutençao em dia uso oleo e filtros de qualidade diesel so s500 aditivado s10 nao e bom pra motores com injeçao mecanica e apesar de nao dirigir com pe de moça eu dirijo com cautela fico contente em ver que hoje a d20 e mais do que eu sonhava quando eu era mais novo e a cada ida no supermercado ao trabalho a faculdade eu curto pra valer nao da pra descrever mas acredito que muitos aqui vao entender inclusive mandei fazer um adesivo que acho que serve pra todo mundo que tenha um project car esteja ele ou nao aqui no flatout e e isso ai pessoal sei que o texto ficou longo espero que nao tenha ficado cansativo aqui eu me despeço de voces mas espero que seja um ate logo hehe ainda tenho planos pra ela que pretendo realizar ate o meio de 2016 bancos de silverado turbina com waste gate pneus um pouquinho maiores e talvez ate la ainda invente mais alguma coisa espero poder contar pra voces quando realizar essas modificaçoes e um prazer escrever no flatout qualquer duvida opiniao critica por favor comentem ficarei feliz em conversar ate logo meus amigos por petrus veldt project cars #241
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