Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas (ou não) do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!
Ford confirma produção do Focus RS e mais onze esportivos até 2020
No final da semana passada a Ford confirmou a produção da terceira geração do Focus RS. O modelo fará parte de um programa que irá resultar em 12 novos esportivos da nova divisão “Ford Performance” até 2020 — ou seja, mais de dois esportivos por ano. O modelo será lançado oficialmente no Salão de Detroit, que acontece em janeiro de 2015.
O RS e os outros 11 novos esportivos serão oferecidos nos grandes mercados da Ford ao redor do mundo e foi desenvolvido pela nova Ford Performance, uma equipe nos EUA que reúne sob a mesma administração o Team RS, o Ford SVT e a Ford Racing.
Segundo os britânicos da Autocar, a terceira geração do Focus RS terá tração dianteira e será equipado com o mesmo motor 2.3 EcoBoost que foi introduzido no Mustang 2015. O super-hatch, contudo, terá um pouco mais de potência que o pony car, chegando a 330 cv. Como os anteriores, o RS de terceira geração usará um diferencial especial para conter o esterçamento por torque e ajudá-lo a fazer curvas com categoria. No campo visual espera-se que ele tenha uma dianteira ainda mais agressiva que a do ST e escape duplo, como os anteriores. É possível também que ele seja oferecido somente com quatro portas. O câmbio será manual de seis marchas e as mudanças mecânicas passarão também pela suspensão mais baixa e mais firme, além de freios exclusivos, e rodas de 19 polegadas com pneus Michelin Pilot Super Sport. (Ilustrações: Autocar.co.uk)
O primeiro trailer do especial de Top Gear na Argentina
A pouco mais de dez dias do especial de natal de Top Gear, a BBC divulgou o primeiro teaser do episódio. Mesmo com a enorme polêmica causada por um mal-entendido durante as gravações e a subsequente expulsão/fuga da equipe do país, os produtores conseguiram finalizar o especial e agora ele será exibido nos dias 27 e 28 de dezembro.
A viagem deveria se estender por mais de 3.000 km ao longo da Argentina e do Chile, passando pela Patagônia até a Terra do Fogo, mas graças à placa do Porsche 928 usado por Jeremy Clarkson com a combinação de letras que parecia uma provocação britânica à guerra das Malvinas/Falklands os produtores tiveram que deixar o país às pressas. O especial vai ao ar à partir das 20:30 de 27 de dezembro (18:30 no Brasil) pelo canal BBC Two / BBC Two HD.
Nissan anuncia recall de quase 35 mil carros no Brasil
A Nissan anunciou a partir de hoje (15) o recall de 35.796 unidades do March e do Versa produzidos no México e no Brasil entre julho de 2011 e setembro de 2014 para inspeção e possível substituição do gerador de gases do airbag do motorista.
O motivo do reparo é a montagem incorreta de um componente interno de determinados geradores de gases do airbag. Em caso de colisão com abertura das bolsas, a ativação do sistema resultará em uma pressão interna excessiva, podendo acarretar em abertura inadequada do equipamento. Segundo a fabricante essa condição pode causar danos materiais e lesões físicas graves ou até fatais aos ocupantes. A Nissan do Brasil foi informada da possibilidade da falha do componente em questão pelo fornecedor Takata e não tem conhecimento incidentes.
São 4.723 unidades do March, com chassi (não sequencial) entre 3N1DK3CD5DL200556 e 3N1CK3CD9DL247522, e entre 94DFDUK13FB100001 e 94DFDUK13FB999996, e 30.073 unidades do Versa com chassi entre 3N1CN7AD4EK390001 a 3N1CN7AD1CL864719. Os carros convocados devem agendar o serviço na rede de concessionárias da marca, e o tempo estimado de reparo é de uma hora. Para mais informações, a fabricante pode ser contactada pelo telefone 0800-011-1090 ou pelo site www.nissan.com.br.
Ferrari Enzo com apenas 570 km rodados está à venda
A Ferrari Enzo deixou de ser produzida há dez anos e, como todos sabemos, já tem uma substituta com as vendas esgotadas. Por isso é natural que os modelos usados comecem a aparecer vez ou outra. O que não é tão comum é encontrarmos uma Enzo “semi-nova” à venda. Quer dizer: quem compraria uma Enzo e não a usaria? Que tipo de gente resiste à tentação?
Embora essas perguntas continuem sem resposta, o fato é que pessoas assim existem (são os famosos especuladores) e elas até colocam seus carros à venda. Uma Enzo 2003 foi colocada à venda em Los Angeles, EUA, com apenas 570 km no hodômetro. Não foi erro de conversão de milhas para quilômetros, não: alguém comprou uma Ferrari Enzo e não rodou mais que 570 km com ela.
O modelo é uma versão americana (com marcadores em milhas e luzes de posição nas laterais) no clássico Rosso Corsa com interior preto. Logicamente um carro assim novo (e desse nível de raridade) acompanha toda a documentação que um comprador de Ferrari exigiria, incluindo manuais, chaves, caixa de ferramentas, capa para o carro, bancos e volante. O preço infelizmente não está divulgado no site, mas é bem provável que ela não saia por menos de US$ 1,5 milhões da loja, uma vez que o preço das Enzo mais “rodadas” varia entre US$ 900.000 e US$ 1,2 milhão.
Brabus apresenta S63 AMG dourado com 850 cv
A Brabus apresentou hoje seu mais novo projeto baseado no Mercedes-Benz S63 AMG. Não é a primeira vez que eles mexem no super-sedã de luxo da Mercedes-AMG, mas agora eles foram um pouco além com uma nova pintura dourada com acabamento fosco e componentes de fibra de carbono.
A cor dourada também foi parar na cabine, que ganhou um velocímetro com escala até 400 km/h (será esta uma nova tendência tuning?) para acompanhar as modificações feitas no V8 5.5 da AMG. Originalmente a usina produz respeitáveis 585 cv e 91,6 mkgf, mas depois da engenharia megalomaníaca da Brabus o V8 passou a produzir 850 cv a 5.400 rpm e 147,5 mkgf. Já vimos caminhões com menos torque.
Nada foi dito sobre o desempenho do modelo, mas com esse aumento expressivo na potência é certo que ele chega aos 100 km/h bem mais rápido que o original, que faz a aceleração em 4,4 segundos. A velocidade máxima originalmente é limitada a 250 km/h, mas passa dos 325 km/h após as modificações da preparadora.