o conceito de hot hatch que voce tinha ja esta ultrapassado — ou ao menos e o que a imprensa automotiva internacional parece querer dizer ultimamente o motivo o ford focus rs que chegou fazendo alarde no ano passado foi apresentado mais de uma vez em um salao do automovel internacional e agora finalmente foi avaliado la fora por quem entende do assunto e o que andam dizendo a seu respeito e o que voce vai descobrir agora em mais uma meta avaliaçao o focus rs veio para elevar o nivel da competiçao ou ao menos e esta a impressao que temos ao compara lo com o modelo anterior a geraçao passada tinha um motor duratec de 2 5 litros com turbo e 305 cv e traçao dianteira que a ford garantia ser extremamente eficiente graças ao acerto de suspensao e aos sistemas eletronicos e mesmo em meio a suspeitas de que o motor seria forte demais para um carro de traçao dianteira o hot hatch surpreendeu com seu desempenho que dava trabalho aos rivais — especialmente o golf r que tinha traçao integral do tipo haldex a verdade e que por mais que o civic type r esteja ai para provar que e possivel um carro de traçao dianteira acaba sendo limitado quando o assunto e colocar uma montanha de potencia no chao — o senso comum diz que 300 cv sao o limite entao quando a ford decidiu dar ao novo focus rs o motor ecoboost 2 3 do mustang e torna lo ainda mais potente que no muscle car com 320 cv a 6 800 rpm e 44 9 mkgf de torque entre 2 000 rpm e 4 500 rpm a traçao integral nao foi exatamente uma opçao e sim uma necessidade a transmissao e manual de seis marchas a grande sacada do focus rs e seu sistema de traçao integral inovador que dispensa o diferencial traseiro e o substitui por duas embreagens uma para cada roda em um arranjo batizado como rear drive unit ou rdu elas sao ativadas eletronicamente e na pratica permitem a vetorizaçao do torque ou seja que a força seja distribuida individualmente entre as rodas conforme a necessidade a ford investiu bastante no desenvolvimento do focus rs e o sistema e totalmente novo mas sera que valeu a pena a julgar pelas avaliaçoes tudo indica que sim a opiniao geral e a mesma o focus rs veio para levantar a barra do segmento na verdade vimos mais de um veiculo referir se ao focus rs nao como um hot hatch mas como um mega hatch isto porque o nivel de potencia se elevou muito rapido nos ultimos anos e ao mesmo tempo em que existem hatchbacks com apelo esportivo potencia superior a 200 cv e visual chamativo estamos vivendo em um mundo em que um carro com motor de quatro cilindros e tao potente quanto um supercarro de 25 ou 30 anos atras para os caras da evo por exemplo o focus rs e revolucionario entre os tais mega hatches eles citam caras como o audi rs3 sportback com os 372 cv de seu cinco cilindros de 2 5 litros com turbo e intercooler o mercedes benz a45 amg que tem um 2 0 turbo de 360 cv e ate o golf r com seus 300 cv a gente tambem incluiria o civic type r com seu v tec turbo de 315 cv mas eles consideraram apenas os carros com traçao integral e ha um bom motivo para isto o ford focus rs e o unico entre os mega hatches citados que nao tem um diferencial traseiro haldex convencional e e esta justamente a base de todos os argumentos — nao apenas da evo mas de toda a imprensa especializada que ja guiou o carro olha so o que eles disseram o comportamento [do focus rs] e estimulante; exatamente o que a gente procura nos carros com diferencial haldex quer dizer ele e mais divertido e empolgante do que os outros carros de sua categoria o unico que usa o sistema de traçao integral para dar mais vida a experiencia e nao simplesmente para dar mais traçao e claro que isto tem muito a ver com o sistema de vetorizaçao de torque que e capaz de colocar ate 70% da força em uma das rodas traseiras caso seja necessario no entanto tambem tem muito a ver com o acerto de suspensao e a calibragem dos sistemas eletronicos — incluindo quatro modos diferentes de direçao normal sport track e drift a evo tambem explica os modos de uma forma concisa e facil de entender [o modo] sport torna o acelerador mais responsivo coloca mais peso na direçao faz o escapamento estralar e recalibra de leve o rdu o modo track — que a ford insiste em dizer que e so para uso na pista — coloca o controle eletronico de estabilidade em um ajuste intermediario permitindo que a traseira escorregue mais e ajusta o rdu para dar traçao maxima sob aceleraçao pesada as voltas mais velozes sao alcançadas neste modo e claro porem que o grande barato de um hot super hiper ou mega hatch e oferecer uma experiencia envolvente ao volante nao apenas quando se esta em um circuito mas tambem em uma tocada mais animada no mundo real nisto os caras da autocar garantem que ele tambem se sai muito bem nos modos normal e sport o carro e maravilhosamente neutro enquanto voce lida com o peso perfeito da direçao e esmaga o acelerador ja sentindo que o carro e dinamicamente mais equilibrado do que os hot hatches de traçao integrla normais e sem deixar que o eixo traseiro estrague a festa nem te obrigar a corrigir o volante de forma muito drastica isto e importantissimo — bem como a qualidade de construçao e acabamento cuja impressao geral e boa uma observaçao recorrente diz respeito a qualidade dos materiais se comparados aos encontrados nos carros alemaes nao e a mesma coisa mas tambem nao deixa a desejar ate porque isto nao tem muito a ver com o fato de ser um rs mas sim de ser um focus de qualquer forma o que voce quer saber mesmo e a respeito do quarto e ultimo modo o drift e vamos deixar que os caras da car and driver americana expliquem [youtube id= 2svhlb3s6s0 width= 620 height= 350 ] e se voce quiser dar uma de ken block isto nos traz ao tao falado modo drift um recurso que colocou fogo na internet quando foi anunciado pela ford depois de ativar o modo drift por um seletor voce so precisa aplicar virar o volante ate o batente e pisar fundo ao mesmo tempo no começo o carro da uma saida de frente como quem pergunta tem certeza disso mas depois quando a maioria da força do motor vai para a roda traseira do lado de fora da curva o carro sai de traseira em uma nuvem de fumaça e um truque bacana mas e so um truque o rs pode ate girar em seu proprio eixo se voce quiser mas a velocidades maiores o sistema se esforça para limitar o angulo do drift usando os freios para manter o rs no trajeto e surpreendentemente dificil segurar uma derrapagem por mais que alguns segundos mas suspeitamos que isto sera o suficiente para a maioria dos donos deu para sacar que aparentemente a ford acertou a mao com o novo focus rs o que a gente quer mesmo e colocar as nossas maos nele — sera que e tao dificil
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