oi amigos continuando a saga mothafocus muita coisa rolou depois da 1ª subida da montanha de campo largo tres dias depois da prova ja tive que cair na estrada a trabalho durante os dias que se seguiram fiquei pensando como tinha sido legal e como o carro me surpreendeu positivamente na corrida eu sempre tive o passat como meu filho mais velho tambem tive outros carros antigos pra curtir mas eram daqueles que topa negociar diante de uma boa proposta algo que nao acontecera jamais com o passat e o focus nessa epoca eu tinha uma vw brasilia que montei pra curtir passeios de vw a ar com os amigos ja que temos uma turma/clube em curitiba save water cwb estava de olho em um voyage 84 e acabei fechando negocio por isso alguns meses depois vendi a brasilia so que nesse meio tempo o focus que era meu veiculo de trabalho passou a ganhar uma importancia maior na minha vida pois o potencial se tornou evidente na corrida o passat era meu projeto de performance mas infelizmente a industria automobilistica no brasil pouco se importa com seus produtos deixando de fornecer peças para veiculos descontinuados nesse sentido o focus seria uma opçao muito melhor ja que la fora se encontra de tudo em acabamento e mecanica — e sempre vai encontrar no brasil nem mesmo o emblema original do passat consegui encontrar nada mais obvio entao que fazer do focus o carro de performance e deixar o passat amansado para passeios sem pressa como resultado o voyage se transformou em um segundo carro pra uso diario o outro focus claro um duratec 2007 com upgrades de suspensao somente para tirar o mothafocus de circulaçao e dar sequencia as modificaçoes fui entao planejando uma evoluçao 2 do carro em conversa com meu amigo funari resolvemos buscar um outro motor mais novo trocar a turbina e finalmente converte lo para queimar etanol e torna lo um brinquedo mais de gente grande alguns meses antes dessa decisao encontrei um motor zetec 2 0 muito novo em uma loja de auto peças porem na hora ele nao me despertou interesse depois de oito meses quando decidi que o focus seria para uso sovietico voltei a loja e ele ainda estava la foi um otimo negocio estava perfeito e muito pouco rodado entao o plug and play foi rapido feito na pro muller em curitiba levei o carro novamente para sao paulo e o funari trocou o turbo por uma unidade mitsubishi td04 curiosidade descobri em uma visita a fabrica da porsche em stuttgart que essa e a mesma turbina usada nas cayenne e panamera turbo enquanto os 911 usam turbos kkk dois meses depois convertemos o motor para alcool e a pressao subiu de 0 4 para 0 8 bar que resultaram em saudaveis 200 cv nas rodas — porem girando pouco devido a limitaçao da bomba de combustivel que eu estava usando ainda interna quando voltei para curitiba troquei a bomba por uma unidade externa nacional ficou muito bom mas a bomba durou tres meses troca na garantia mais dois meses e ela foi pro espaço comprei de outra marca tambem nacional sempre as mais top disponiveis durou so mais quatro meses fiquei de saco cheio definitivamente as peças nacionais nao tem qualidade infelizmente comprei uma bomba gringa msd e ate hj funciona perfeitamente ja ha dois anos junto com isso entrou um kit de radiador de oleo da flex a lite que pra mim e um upgrade fundamental em qualquer motor preparado uma tranquilidade sem tamanho o motor ficou bem rapido o carro andava muito bem e nao freava nada parti entao em busca de uma soluçao para os freios os focus nao sei por que raios tem a pinça de freio integrada a manga de eixo o que impede qualquer upgrade de discos e pra ajudar o disco de freio e tao pequeno que eu chamo de cd de freio nao serve nem pro carro original e o unico pecado dos focus mk1 e mk1 5 procurei as empresas nacionais de freios de performance e a resposta de todas foi a mesma voce corta a manga solda nao sei o que usa o disco nao sei de que carro refura blablabla freio para uso sovietico com solda nao sei onde disco refurado etc no way fora o preço que passaram perto de r$ 3 000 e pelo menos 20 dias sem o carro voltei para os sites gringos que tanto me ajudaram e encontrei um kit da ford racing de 300 mm prontinho plug and play e a prova de burros e tirar um e colocar o outro como eu amo kits gringos manga de eixo cubo com rolamento e prisioneiros disco pinça com pastilhas flexivel de freio parafusos tudo o que e necessario e o preço us$ 450 com frete e impostos uma caixa grande e pesada custou menos de r$ 2 000 troquei os tambores traseiros sim usava tambor na traseira por discos originais e assunto resolvido o fluido agora e brembo racing o focus usa embreagem hidraulica e e o mesmo fluido do freio isso em um uso agressivo faz com que a temperatura aumente ainda mais entao em breve devo instalar um circuito independente para a embreagem por falar em embreagem outra novela o focus no brasil na maioria das versoes incluido o mk2 usa um cambio chamado ib5 e um cambio raquitico usado em ka fiesta e ecosport com motores 1 0 e 1 6 quando se coloca um motor com mais que o dobro da potencia original sobre um cambio minusculo assim as marchas ficam dificeis de engatar e simplesmente horrivel sem contar que nao se encontra nada de peças para ele como short shifter embreagens gringas blocante etc fui entao em busca de uma unidade mtx 75 o mais usado la fora inclusive no focus rs e que por aqui saiu nos primeiros 2 0 zetec no mondeo e nos focus mk2 2 0 somente em 2009 por muita sorte encontrei um focus mk1 num desmanche porrado feio de traseira e com a mecanica toda no lugar perfeito e o cara ainda topou pegar o meu conjunto ib5 na troca troquei cambio com suportes semi eixos volante de motor trambulador cabos e depois descobri que o plugue do interruptor de re e o cano do fluido do atuador de embreagem sao diferentes como o carro estava completo foi facil de fazer tudo funcionar se alguem tentar fazer esse upgrade vai ter que ir atras desses itens entao e melhor encontrar um carro com a mecanica no lugar o motor de arranque e o mesmo e o suporte traseiro motor/cambio tambem com isso pude trazer um short shifter da m2 performance e a manopla de cambio do focus rs tambem performance e mimos sempre andam juntos nos meus carros a suspensao tambem passou por upgrades com a troca das molas eibach por h&r mais duras e baixas mas mantendo os amortecedores eibach e um kit completo de buchas pu da americana energy suspension tambem dos eua vieram bobina msd cabos de silicone cfm e velas denso iridium a tampa de valvulas original de plastico derreteu com o calor do coletor e troquei por uma de aluminio dos antigos escort/mondeo com acabamento em carbono da carbonmodsuk e tampa de oleo cosworth instalei o defletor original no coletor de escape protegendo a parte de tras com um defletor de aluminio tambem fechando todo o coletor que tem revestimento em ceramica feito tambem pelo funari problema resolvido com a mecanica praticamente pronta e faltando somente ajustes finos comecei a pensar finalmente nos acabamentos e na estetica do carro com o passat foi exatamente assim ia conservando o carro mas sem preocupar muito com acabamento fazendo toda a mecanica com ajustes e adaptaçoes que esses projetos sempre pedem o visual final e a cereja do bolo com o focus foi a mesmissima coisa e e o que vou contar no proximo capitulo grande abraço e if in doubt flatout por gustavo loeffler project cars #43
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