ford vs ferrari nos ensinou que ken miles e carroll shelby foram fundamentais para o sucesso do gt40 em le mans e para a vingança de henry ford ii sobre enzo ferrari esta parte da historia esta correta e aborda la no filme foi a decisao mais acertada possivel apesar do nome do filme ser ford vs ferrari a historia e sobre apaixonados por carros e corridas vs burocratas carreiristas mas ela tambem e uma historia sobre a lealdade da amizade e sobre como o mundo e injusto e cruel e a nos so cabe aceitar essa realidade e aprender a lidar com ela e esse recorte que transforma ford vs ferrari nao apenas em um grande filme sobre carros o melhor provavelmente mas tambem em um grande filme de modo geral nao foi a toa que acabou indicado a este premio pelas diversas entidades de criticos e produtores entre elas o oscar o que o filme nao conta e que antes de ken miles havia outro cara ao volante do ford gt40 e que esse cara era ninguem menos que bruce mclaren muita gente talvez nao se de conta do contexto mas ha uma sobreposiçao das linhas do tempo nesta historia bruce mclaren fundou sua propria equipe no inicio de 1963 e foi no inicio de 1963 que henry ford ii tomou um cha de cadeira e uma negativa de enzo ferrari na italia alem disso em 1963 bruce mclaren ainda pilotava para john cooper se mclaren ja tinha sua propria equipe se ele corria por outra equipe o que ele foi fazer na ford como ele foi parar la simples bruce mclaren foi buscar o dinheiro que precisava para desenvolver seu primeiro carro de formula 1 a historia de bruce mclaren bruce mclaren morreu em 2 de junho de 1970 faz 52 anos mais de meio seculo ele nao foi campeao da formula 1 nem venceu a indy e sua historia em le mans hoje e ofuscada pela de ken miles e pela vitoria seguinte de dan gurney e aj foyt shelby e creditado como o cara que fez a ford vencer em le mans https //flatout com br/ford vs ferrari o indomavel ken miles e sua vida dedicada a missao impossivel/ sua equipe a mclaren se tornou uma instituiçao maior que o homem ela nao tem uma cara mas varias caras pense na wiliams e voce chegara a frank wiliams pense na lotus e o nome de colin chapman nao demora a vir a mente enzo ferrari ate hoje deve vagar pelos arredores de maranello observando tudo de outra dimensao mas pense na mclaren e o que voce ve um carro vermelho e branco com uma marca de cigarros ayrton senna e alain prost ron dennis gordon murray e seu f1 lewis hamilton e seu macacao branco james hunt talvez pode ser qualquer um destes pode ter todos estes o que eu tenho certeza e que a cara ou o nome completo bruce mclaren nao sao a primeira imagem projetada pela imaginaçao ao se ouvir mclaren a pagina heritage no site oficial da mclaren por exemplo da mais destaque a senna do que a bruce mclaren [caption id= attachment_319269 align= aligncenter width= 1181 ] estatua de mclaren na sede da mclaren[/caption] talvez por isso sua grandeza tenha passado despercebida pelas geraçoes mais recentes qualquer pessoa que tenha menos de 60 anos talvez bruce mclaren partiu ha tanto tempo que para mim e para voce ele e tao distante quanto juan manuel fangio ou bernd rosemeyer nao fez parte do nosso mundo porque de fato nao viveu no mesmo mundo que eu e voce bruce mclaren foi um prodigio nascido em auckland na nova zelandia era filho de les e ruth mclaren o casal tinha um posto de combustivel e uma oficina em remuera um suburbio de auckland onde o jovem bruce passava seu tempo livre aprendendo a trabalhar nos carros com seu pai les mclaren era um piloto de moto que trocou as duas rodas pelas quatro depois de um grave acidente nos anos 1930 e estava sempre disputando corridas de automobilismo locais em 1952 antes de fazer 15 anos bruce ganhou de seu pai um velho austin 7 ulster o velho les era um grande incentivador da paixao do filho por carros pois viu talento no garoto e acreditava que bruce iria supera lo nas pistas depois de correr uma subida de montanha com o austin 7 ulster bruce continuou aprendendo tudo o que precisava sobre a preparaçao e construçao de carros ate que dois anos mais tarde em 1954 ele participou de sua primeira corrida oficial com apenas 16 anos e comprovou seu talento para o automobilismo bruce trocou o austin por um ford 10 depois o ford 10 por um austin healey e finalmente comprou um cooper de formula 2 preparado por ele proprio em 1958 aos 21 anos ele ja se destacava no campeonato nacional quando disputou a sexta ediçao do gp da nova zelandia ele começou a corrida com problemas no cambio quase um minuto e meio depois da largada mas seguiu em frente ate que o cambio quebrou de vez a quatro voltas do final o desempenho de bruce chamou a atençao de jack brabham que convenceu os organizadores do gp a concederem uma bolsa para que mclaren fosse a inglaterra aprender a pilotar e quem sabe iniciar uma carreira internacional naquele mesmo ano 1958 mclaren subiu num aviao com seu amigo colin beanland em auckland e desembarcou em londres ele passaria um ano com a cooper nao apenas pilotando mas tambem construindo seu proprio carro competindo na formula 2 naquele ano ele foi ao gp da alemanha onde os carros de f1 e f2 corriam juntos em um grid com nomes como stirling moss mike hawthorn tony brooks jack brabham phil hill e wolfgang von trips bruce mclaren venceu a prova em sua classe f2 e chegou em quinto lugar apenas 10 segundos atras de von trips e sua ferrari o desempenho lhe rendeu uma promoçao para a formula 1 no ano seguinte como segundo piloto ao lado de jack brabham na formula 1 com um dos carros mais importantes da historia da categoria o cooper t43 o primeiro a vencer um gp com motor central traseiro bruce mclaren venceu o gp dos eua de 1959 e se tornou o mais jovem vencedor de um grande premio aos 22 anos e 104 dias — uma marca que seria superada somente 44 anos depois quando fernando alonso venceu o gp da hungria de 2003 aos 22 anos e 26 dias ainda hoje bruce mclaren ocupa a 5ª posiçao na lista de pilotos mais jovens a vencer um gp [caption id= attachment_319276 align= aligncenter width= 1392 ] bruce mclaren e john cooper apos a vitoria[/caption] a vitoria de mclaren nos eua ainda ajudou jack brabham a conquistar seu primeiro titulo mundial no ano seguinte na prova inaugural da temporada de 1960 o gp da argentina bruce mclaren voltou a vencer iniciando no topo aquela que seria sua melhor temporada na f1 — ele ainda chegaria em segundo lugar no gp de monaco no gp da belgica e de portugal alem de conquistar o terceiro lugar no gp da frança e dos eua e um quarto lugar no gp da gra bretanha pontuando em todas as corridas que disputou apesar do desempenho ele ficou em segundo lugar no mundial atras de seu mentor jack brabham que conquistava o bicampeonato a bruce mclaren motor racing brabham deixou a cooper em 1962 para pilotar pela sua propria equipe mclaren percebendo que a cooper ja nao estava mais na vanguarda da formula 1 começou a planejar sua propria equipe ainda pilotando pela cooper ele fundou em 1963 a bruce mclaren motor racing so havia um problema ele nao tinha dinheiro para bancar o desenvolvimento do seu primeiro carro e e aqui que a ford entra na historia quando decidiu pegar os italianos em le mans henry ford ii foi atras da lola comprou o projeto do lola mk6 criou uma divisao interna para desenvolver o carro formou a equipe destinou os recursos e estava procurando um piloto que pudesse avaliar e ajudar no desenvolvimento do carro eles precisavam de um piloto que conhecesse suficientemente bem o processo de construçao de um carro que tivesse dominio da engenharia e da mecanica por tras de um carro de corridas e que ao mesmo tempo fosse talentoso o bastante para pilota lo em alto nivel este piloto nao por acaso era bruce mclaren lembre se em 1963 carroll shelby nao era mais piloto ele estava começando sua shelby american ocupado demais com o daytona coupe jack brabham estava no reino unido fazendo seus carros dan gurney o outro piloto construtor da epoca estava esperando carroll shelby para fazer a all american racers bruce mclaren era o unico nome disponivel ele foi contratado em agosto de 1963 para avaliar o prototipo e topou o projeto aos poucos o gt40 começou a ser desenvolvido e melhorado por mclaren foram oito meses de trabalho aperfeiçoando nas pistas o que os precarios computadores de 1963 tentavam projetar para a suspensao e para a aerodinamica [caption id= attachment_319267 align= aligncenter width= 1113 ] bruce mclaren e o primeiro gt40[/caption] o acerto do primeiro carro foi todo feito por mclaren que foi o responsavel pela inclusao do spoiler traseiro que o gt40 ostentou por toda a sua existencia — o original tinha a traseira plana durante os testes para le mans em 1964 contudo ficou claro que o carro tinha problemas de aerodinamica pois ele ganhava sustentaçao em altas velocidades [caption id= attachment_319278 align= aligncenter width= 1487 ] o ford gt ainda sem o spoiler traseiro[/caption] durante a corrida os problemas de confiabilidade começaram a aparecer bruce mclaren que dividiu o carro com phil hill abandonou a prova com problemas no cambio colotti depois de 14 horas os tres carros inscritos pela ford abandonaram a prova [caption id= attachment_319279 align= aligncenter width= 1280 ] e agora com o spoiler entre outras modificaçoes[/caption] ate entao o gt40 estava sendo desenvolvido no reino unido pela divisao que a ford criara por la devido a proximidade com a lola depois do fiasco de le mans henry ford ii decidiu que o desenvolvimento do carro continuaria nos eua e para completar a mudança na estrategia chamou carroll shelby — que acabara de vencer a ferrari na classe gt 5 0 — para participar do projeto foi ali que ken miles se envolveu no desenvolvimento do ford gt40 juntamente de bruce mclaren — miles com shelby e mclaren com sua propria equipe o mclaren gt40 tal como os demais envolvidos no projeto do gt40 bruce mclaren era um construtor e na divisao de trabalhos feita pela ford em 1965 mclaren recebeu a tarefa de finalizar um dos dois chassi de aluminio feitos pela abbey panels na inglaterra sob encomenda da ford os primeiros gt40 tinham chassi de aço eram velozes mas muito pesados com seus 1 315 kg para resolver o problema a ford considerou substituir o chassi do carro por uma versao de aluminio foram feitos dois carros um deles foi para a kar kraft nos eua e outro ficou com bruce mclaren na inglaterra o carro da kar kraft jamais foi usado mas o de bruce mclaren seria finalizado e preparado para disputar as 24 horas de le mans daquele ano a ford entregou o chassi e uma meta deixar o carro 450 kg mais leve sob o comando de howden ganley a mclaren revisou todos os componentes do carro e avaliou cada opçao disponivel para atingir a meta de 865 kg mesmo com o motor 427 ganley e o pessoal da mclaren conseguiram terminar o carro com 861 kg ao deixa lo sem teto e adotando uma transmissao hewland lg500 o carro disputou quatro provas em 1965 todas com chris amon neozelandes parceiro de bruce mclaren mas nao terminou nenhuma delas no final de 1965 o carro foi enviado para carroll shelby que o modificou para ser usado como carro de testes com coletores mais pesados e um novo cambio t44 tambem mais pesado que o hewland o carro perdeu sua distribuiçao de peso ideal mas acabou servindo como base para fazer o j car da ford o mclaren gt40 correu pela ultima vez nas 12 horas de sebring de 1966 com ken miles e lloyd ruby e venceu a corrida — foi aquela prova em que ken miles ignorou as ordens da ford e disputou a liderança com dan gurney que acabou estourando o motor do seu gt40 abrindo espaço para miles ganhar a prova depois da corrida o carro seria reconstruido em sua forma original mas acabou sucateado e destruido porque era ingles e henry ford se recusou a pagar os impostos de importaçao para que o carro permanecesse nos eua assim acabou a historia do mclaren gt40 a historia de mclaren com o gt40 contudo continuou ao longo de 1965 e 1966 mclaren/miles enquanto howden ganley desenvolvia o gt40 x1 na inglaterra bruce mclaren se juntou a ken miles para continuar o desenvolvimento do gt40 x o prototipo que mclaren havia começado a desenvolver em 1963 a dupla seguiu em testes e dividiu o carro na 12 horas de sebring de 1965 onde ficaram em segundo lugar e depois nas 24 horas de le mans quando abandonaram apos 4 horas de prova com problemas no cambio em 1966 a mclaren ja nao estava mais envolvida com o desenvolvimento do carro o dinheiro da ford foi suficiente para que eles pudessem investir em seu primeiro carro de formula 1 que se tornaria o m2a concebido em 1965 e concluido em 1966 apesar disso bruce mclaren continuou atuando como piloto para a shelby foi assim que ele e seu amigo chris amon acabaram no gt40 preto e prata as cores da nova zelandia que alinhou em la sarthe em 1966 [caption id= attachment_319289 align= aligncenter width= 1432 ] chris amon shelby e bruce mclaren[/caption] ken miles por sua vez sendo o braço direito de shelby e o unico piloto dedicado integralmente ao projeto do gt40 assumiu a liderança do desenvolvimento nas pistas ele formaria dupla com lloyd ruby vencendo a 24 horas de daytona e as 12 horas de sebring daquele ano com o gt40 x1 mas ruby sofreu um acidente aereo e nao pode disputar a 24 horas de le mans entao miles dividiu a direçao com outro neozelandes denny hulme que tambem havia ganhado a bolsa piloto da nova zelandia como mclaren e amon o que aconteceu na corrida e uma historia conhecida os ford de shelby estavam bem acertados e confiaveis os tres gt40 lideravam a prova na hora final e henry ford ii teve a brilhante ideia de empatar a corrida os amigos de mclaren nao sabem se amon acelerou ou se ken miles tirou o pe ninguem de nenhum dos lados sabe exatamente o que aconteceu o que se sabe e que mclaren passou a frente de miles e por ter largado atras no grid percorreu maior distancia por isso mclaren e amon foram declarados os vencedores miles e hulme ficaram em segundo sobre a vitoria mclaren disse ainda no circuito eu nao achava que 10 minutos de politica pudessem vencer uma corrida de 24 horas mas ai esta a mclaren depois do gt40 bruce mclaren conseguiu o dinheiro e seu carro de formula 1 o m2a/b/c de quebra entrou para a historia de le mans em 1966 seu carro estreou na formula 1 com motores problematicos — o ford 406 e o serenissima m166 — mas bruce conseguiu pontuar no gp da gra bretanha e no gp dos eua os unicos dois que terminou [caption id= attachment_319290 align= aligncenter width= 1442 ] mclaren m2b[/caption] em 1967 ele tentou novamente com o m4b equipado com um brm v8 e o m5a que usava um brm v12 mas os dois carros eram pouco confiaveis e pouco competitivos apesar de mclaren ter conseguido pontuar no gp de monaco de 1967 e denny hulme no gp da africa do sul de 1968 em 1968 ficou pronto o mclaren m7a que passou a usar o motor dfv da cosworth agora liberado para os concorrentes da lotus o carro foi muito bem sucedido começando a temporada com um segundo lugar de denny hulme na espanha seguido por um quinto lugar em monaco e pela vitoria de mclaren no gp da belgica foi a terceira vez que um piloto vencia um gp com um carro feito por ele proprio depois de jack brabham e dan gurney desde entao isso nunca mais aconteceu — o que tambem significa que bruce mclaren nao voltou a vencer na formula 1 seus carros eram competitivos mas ele nao conseguia acompanhar o ritmo da ferrari e da lotus o problema novamente era o orçamento ferrari e lotus eram fabricantes de carros a mclaren ate planejava fazer isso mas precisava de dinheiro e bruce mclaren decidiu correr atras da grana mais uma vez foi para os eua onde se envolveu com a can am e produziu um dos esporte prototipos mais bem sucedidos da historia mas esse e um assunto para outra hora por enquanto ficamos com o capitulo em que a ford e o gt40 ajudaram o nascimento da mclaren
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.