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Ford lança Ka Freestyle por R$ 64.000
A Ford lançou nesta semana o novo Ka Freestyle a versão aventureira que a marca considera o “SUV” do hatchback. O modelo antecipa as novidades da linha 2019 do Ka, que terá retoques visuais e o novo motor 1.5 Dragon de 136 cv.
As principais mudanças estão nos para-choques, com um detalhe em forma de colchete nas extremidades, como no facelift do Fiesta e nos faróis com máscara negra. A grade, embora pareça nova, tem o mesmo formato e o mesmo padrão de colméia; a cara diferente se deve ao logotipo da Ford, deslocado do topo do capô para o centro da grade.
Como de praxe nestas versões aventureiras (a Ford o chama de CUV: “crossover utilitary vehicle”), há apliques plásticos de sobra nos para-choques e para-lamas, onde eles até protegem a carroceria, mas não de galhos e pedras, e sim de motoristas sem-noção que abrem a porta de seus carros sem cuidado no estacionamento. A suspensão foi sutilmente elevada em 1,7 cm, elevando o vão livre do solo para 18,8 cm. O rack do teto surpreendentemente não é decorativo, e suporta até 50 kg de carga.
Por dentro ele ganhou um novo painel de dois tons (marrom e preto), um volante multifuncional e um sistema multimídia com tela destacada tipo tablet de 6,5 polegadas, compatível com Android Auto e Apple CarPlay e com duas entradas USB no console central. Os bancos também combinam tons diferentes, misturando couro preto com tecido listrado cinza com laranja. O modelo também tem tapetes de borracha tipo bandeja na frente, atrás e no porta-malas, todos com o nome da versão em alto relevo.
Sob o capô, como já dissemos anteriormente, está o novo motor 1.5 Dragon de três cilindros e 12 válvulas, com 128 cv quando abastecido com gasolina e 136 cv com álcool; sempre a 6.500 rpm. O torque é de 15,5 kgfm com gasolina e 16,1 kgfm com álcool, ambos a 4.750 rpm. A sincronização do virabrequim com o comando de válvulas é feito por correia embebida em óleo para reduzir atrito e aumentar a durabilidade, além de reduzir o ruído dos sistemas de corrente. Ele pode ser combinado ao câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis marchas.
Agora, mais polêmico que ser considerado um SUV ou CUV, é o preço do Ka Freestyle. Com o câmbio manual o modelo parte de R$ 63.500, e com a caixa automática o preço sobe R$ 4.500, chegando aos R$ 68.000 (R$ 67.990 na tabela da Ford). Ao menos o pacote de itens é razoavelmente generoso se comparado com os rivais: são seis airbags (frontais, laterais e de cortina), câmera de ré e sensores de estacionamento traseiros, sistema auxiliar de partida em rampa, controles de tração e estabilidade com prevenção de capotamento, sistema multimídia e bancos parcialmente revestidos de couro.
As vendas do Ka Freestyle começam em julho, e ele será seguido pelo restante da linha, que irá partir de R$ 44.780 na versão S 1.0.
Brazil Classics Show adiado para setembro
Um dos encontros de clássicos mais importantes do Brasil, o Brazil Classic Show teve que ser adiado devido à situação geral das rodovias e do abastecimento em todo o Brasil. Sem condições de receber os carros, e de fornecer a estrutura necessária para a reunião, o evento foi transferido para setembro, durante o feriado prolongado da Independência, entre os dias 5 e 9 de setembro. Veja abaixo a nota divulgada pelos organizadores:
Devido à crise que afeta todo o país e é do conhecimento de todos, que impossibilita o deslocamento tanto de automóveis como de caminhões-cegonha, organizadores e patrocinadores do Brazil Classics Renault Show decidiram adiar a edição 2018, prevista para ocorrer de 30 de maio a 3 de junho.
O Brazil Classics Renault Show – Encontro Nacional de Automóveis Antigos é realizado a cada dois anos no Tauá Grande Hotel Termas & Convention Araxá. O evento é a mais importante exposição do gênero, reunindo apaixonados pelo antigomobilismo vindos de todo o Brasil e até de outros países.
Postos começam a receber combustíveis
Mesmo com a greve dos caminhoneiros chegando ao seu nono dia, apesar dos acordos do governo federal com os caminhoneiros para encerrar as paralisações, os postos de combustíveis aos poucos começam a receber os carregamentos de combustível. Os caminhões estão saindo das bases e refinarias escoltados por agentes da Força Nacional e polícias militares e, aos poucos, chegam aos postos das capitais.
O abastecimento, contudo, ainda não está normalizado. Com carregamentos limitados, ainda há filas nos postos e os combustíveis esgotam rapidamente. Além disso, o que se encontra nos postos, por ora, é somente etanol e gasolina comum — esta última pura ou com um teor mais baixo de álcool anidro, uma vez que a ANP dispensou a mistura temporariamente para agilizar o reabastecimento. Desta forma, não é preciso aguardar a chegada dos caminhões de álcool anidro para liberar a gasolina das refinarias. O menor teor de álcool anidro, contudo, deverá afetar os preços da gasolina até que a distribuição seja normalizada.
Governo desiste de aumentar impostos para compensar redução do diesel – ao menos por enquanto
O ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, afirmou nesta terça-feira (29) que o governo descartou a possibilidade de aumentar de tributos para compensar a redução da Cide e do PIS-Cofins sobre o diesel. Na tarde de ontem, o ministro afirmou que o governo poderia elevar outros tributos para compensar a queda da arrecadação com a redução dos impostos, mas agora, segundo ele próprio, essa compensação virá da redução de incentivos fiscais concedidos a alguns setores para incentivar a produção e geração de empregos.
“O que o governo fará para compensar essa redução de impostos [do diesel] é a redução de incentivos fiscais. Em nenhum momento o governo trabalha com a hipótese de aumento de impostos”, disse Guardia nesta manhã. Ainda não há detalhes de quais serão estes setores afetados pelas reduções de incentivos.
Quem também rejeitou a ideia de aumento de tributos foi o presidente da Câmara Rodrigo Maia. O parlamentar disse que Congresso não iria aprovar aumento de tributos para compensar a redução no preço do diesel, e disse que a declaração anterior do ministro da Fazenda foi “irresponsável”.
Subaru XV é lançado no Brasil por R$ 115.000
Depois de mais de um ano desde sua apresentação no Salão de Genebra de 2017, a nova geração do Subaru XV começou a ser vendida no Brasil nesta semana. O modelo é oferecido em duas versões, que partem de R$ 114.900, ambas equipadas com o motor 2.0 aspirado com tração integral e câmbio CVT.
Os R$ 114.900 são o preço cobrado pela versão L, que traz faróis direcionais de LED, ar-condicionado de duas zonas, quadro de instrumentos digital, sistema keyless, sistema multimídia com tela de oito polegadas, câmera de ré e seis-alto falantes, controle de estabilidade com assistente de partida em rampa e oito airbags (frontais, laterais, cortina e joelhos).
A outra versão, S, acrescenta teto solar, ajuste elétrico do banco do motorista, farol alto automático, detecção de pontos cegos e bancos de couro com costura laranja. O preço sobe para R$ 123.000.
O motor 2.0 flat-4 tem 156 cv e 20 kgfm, e trabalha junto do câmbio CVT com simulação de sete marchas que distribui a força para as quatro rodas. Com orientação “aventureira”, o modelo também tem a suspensão elevada e vão livre do solo de 22 cm.
Tesla Model S ganha versão shooting brake
Elon Musk é um cara descolado que já teve um McLaren F1 na garagem logo depois de se tornar um bilionário no boom das pontocom, mas ele prefere levar sua família em um Tesla Model S de sete lugares e, talvez por isso, nunca pensou em uma perua Tesla. Felizmente o mundo ainda tem os britânicos, sempre dispostos a transformar qualquer carro em shooting brakes. Até mesmo um Tesla Model S.
A versão perua do Tesla é uma criação do estúdio Niels Van Roij Design, de Londres, que será produzida na Holanda por uma encarroçadora chamada RemetzCar. Serão feitos apenas 20 exemplares da perua elétrica, que também ganhou algumas mudanças sutis no design do interior. O powertrain permanece inalterado.
Sobre o carro, o designer Niels Van Roij disse que “a conversão se integra perfeitamente ao modelo base, e deixa claro pela forma, pelo estilo e pelos materiais que esta é uma shooting brake feita por encomenda” e que “a traseira completamente nova foi esculpida para avivar a linha de ombro do carro, assim garantindo uma postura ousada”.
O preço não foi divulgado, mas considerando que um Tesla Model S convencional parte de 58.000 libras, pode apostar que ele não sairá por menos de 80.000 libras.