e ai pessoal setimo post e avançamos mais um pouco depois de definir quais seriam os sensores e instrumentos a serem utilizados partimos para as compras efetivamente e como nem sempre o planejado e o realizado vamos atualizar o que saiu diferente desde a ultima vez que estive por aqui comprar como dito antes a opçao por transmissores eletronicos continuou porem os valores praticados aqui para os instrumentos mais conhecidos e bastante alto mas com um pouco de conhecimento e uma boa pesquisa nos sempre encontramos alternativas assim eu encontrei um sensor produzido pela ac delco com range de trabalho 0 a 130 psi 0 8 96 bar estes sensores sao usados nos holden commodore v6 vz e ve o nosso omega v6 \ adquiri dois um para a pressao de combustivel e outro para a pressao de oleo a pressao do coletor ficara por conta da pr440 a flexibilidade de configuraçao do range de trabalho do sensor na ecu possibilita a compra de modelo que transmita o sinal de 0 a 5v pra quem esta começando um projeto agora e importante observar esses detalhes para nao acabar com peças inuteis em maos para as temperaturas o plano tambem se manteve a temperatura de admissao ficou por conta do sensor que eu falei no post passado para a temperatura de escape o termopar tipo k foi combinado a um amplificador de sinal da finlandesa vpv motorracing este modulo opera com apenas um termopar o que para as ruas e o suficiente mas se sua meta e extrair cada ponei maldito do seu motor invista em um termopar para cada cilindro eu quero ainda fazer uma ressalva sobre a vpv eles enviaram juntamente com o modulo o certificado de calibraçao deste isso e extremamente importante para que voce faça as devidas compensaçoes quando for programado o parametro de ajuste do mapa alem disso mostra a qualidade e trabalho serio da empresa para o monitoramento da mistura ar/combustivel eu comprei um sensor bosch motorsport lsu 4 9 modelo 0 258 017 025 existem alguns sensores lsu 4 9d a venda por ai eles atendem basicamente motores diesel entao para nao confundir sempre chequem o codigo do modelo como eu expliquei antes o sensor lsu 4 9 e a evoluçao do 4 2 e permitem o uso de varios tipos de combustiveis assim eu vou poder usar etanol sem problemas de distorçoes nos valores medidos os bicos injetores tambem sao bosch a essa altura voces estao achando que tem patrocinio modelo 0 280 155 968 a vazao maxima deles e de aproximadamente 46 lb/h ou 310 g/min o que e suficiente para atender a vazao de ar do motor lembrando que o calculo de injetores deve preferencialmente levar e consideraçao a vazao a 80% do ciclo e o tempo morto de resposta para a abertura muitas dessas informaçoes a gente consegue encontrar pela rede no caso desses bicos nao foi dificil para poder conectar todos os sensores eu comprei um pacote de terminais metalicos do tipo junior power timer que atende a maior parte dos conectores que eu utilizarei no motor a igniçao ficou por conta de bobinas individuais da magneti marelli modelo bi0056mm no brasil elas sao usadas nos omegas e captivas que usam motores v6 24v os alloytech elas tem m baixo custo quando comparadas a outras bobinas tipo pen coil porem os conectores para essas bobinas sao um calcanhar de aquiles que eu so vim descobrir depois de ja estar com as bobinas em maos caso voce opte por comprar os conectores originais eles custam pela cotaçao atual mais de 145 reais isso desconsiderando frete e impostos e e aqui onde eu comecei a quebrar a cabeça torrar os neuronios com um preço tao alto para os tais conectores comecei a buscar outros modelos e fabricantes que servissem para estas bobinas encontrei uma linha que nao possui a trava lateral mas sim superior dai encontrei fornecedores na terra do flango com preços atrativos quem nunca comprou nada na china que atire a primeira pedra como os terminais nao serao de fornecimento deles acredito que nao terei maiores problemas se nao bastasse o conector das bobinas outro que veio me deu muito trabalho para encontrar foi o conector do sensor de detonaçao e um sensor original ford que me custou uns 10 dias seguidos de busca para encontrar o modelo exato do conector por isso eu aconselho a voces observar bem os tipos de conectores de cada peça eletrica ou eletronica que voces forem adquirir verifiquem a facilidade em encontrar cada peça caso seja necessario substituir pois e muito cansativo ficar investigando a rede para achar esses detalhes os que conhecem um pouco mais a linha pro tune deve ter estranhado o paragrafo acima um sensor de detonaçao para uma ecu que nao tem esse tipo de feature sim e para que tudo funcione de acordo estou desenvolvendo um sistema de monitoramento baseado em no arduino que enviara o sinal de ativaçao para a ecu que por sua vez atuara no ponto de igniçao para que a detonaçao nao ocorra a propria arduino apresenta exemplo de codigo para o uso de sensores piezoeletricos para detectar vibraçao porem num sistema de detecçao do tipo que estamos falando as coisas sao um pouco mais complexas pois um alarme falso irira cortar potencia do motor desnecessariamente e e isso que realmente me tem feito torrar os neuronios e para ligar toda essa eletronica temos o chicote fornecido pela pro tune um emaranhado de fios coloridos que precisam ser separados identificados crimpados e finalmente ligados aos sensores e atuadores falando desse jeito ja nao parece simples e quando voce quer a maior confiabilidade a coisa fica ainda mais seria algum de voces ja ouviu falar em chicote milspec esse termo e uma abreviaçao de military specifications um conjunto de requisitos construtivos necessarios para atender os padroes militares de confiabilidade e resistencia padroes que atendem tanques embarcaçoes e principalmente avioes baseado nesses padroes foram desenvolvidos sistemas de construçao para o mundo dos esportes a motor da f1 ao wrc passando pela dtm varias categorias usam esse tipo de chicote para garantir que nenhuma falha aconteça ou informaçao se perca no caminho camadas de fios sao sobrepostas girando em sentidos inversos a camada seguinte deve girar ao contrario da anterior para garantir o menor diametro possivel do chicote e ainda sim manter a flexibilidade tubos termoretrateis recobrem tudo para garantir que nao haja infiltraçao de umidade e poeira a fotomontagem acima mostra o nivel de detalhes e fases para a construçao de um chicote milspec esse em especial foi construido aqui no brasil pelo meu amigo haruki tutia valeu pelas fotos japa que e um dos proprietarios da focuspeed aquele mesmo pessoal que desenvolveu algumas peças para o mothafocus o haruki e um dos unicos que controi esse tipo de chicote no pais e sinceramente nesse nivel de detalhamento ate onde eu sei so ele mesmo faz entao quebrar a cabeça com esse chicote e uma das minhas novas diversoes para faze lo ja adquiri uma boa parte do material malha de nylon espaguetes termo retrateis tags de identificaçao alicates terminais e claro os conectores ainda faltam alguns soquetes para fusiveis e reles barramentos e outras partes eletricas que na verdade ja estao a caminho manter como o kit supercharger que eu adquiri para o kaveirinha e usado ao menos para mim e obrigatorio fazer a manutençao do compressor e como essa e a primeira em minhas maos ela tem que ser criteriosa a primeira açao foi retirar o oleo antigo da caixa de engrenagens em seguida desmontei o compressor retirando os fusos da carcaça assim eu poderia limpar tudo verificar o estado dos rolamentos checar as folgas entre os fusos e no final de tudo trocar o oleo da caixa de engrenagens eu nao tentei abrir a caixa de engrenagens porque seria necessario tirar a polia r para tirar ela eu precisaria de uma parafusadeira de impacto e ferramentas especiais entao nao rola mesmo para acessar os fusos basta retirar os parafusos que fecham a tampa frontal pois eles tambem fecham a carcaça para forçar a saida do conjunto de fusos eu usei um tarugo de plastico e um martelo para bater levemente nos pontos de especificos da carcaça quando os fusos sairam eu observei as pontas de eixo traseiras tomei um soco no estomago uma das pontas tinha um tom azul baralho faltou lubrificaçao e o eixo azulou mas ao passar o dedo o azul saia era so um marcador de ajuste o famoso azul da prussia isso me fez sorrir primeiro por ter me aliviado o peso de nao ter um eixo azulado e segundo por me mostrar que o mecanico que manuteniu o compressor antes de mim foi cuidadoso no seu trabalho para a limpeza eu usei uma lata de desemgripante spray duas toalhas de microfibra para nao ter fiapos nos fusos e um pincel limpeza feita eu apliquei uma graxa de poliureia nos rolamentos esse tipo de graxa e ideal para o trabalho em temperaturas mais altas ate 260°c mantendo as suas caracteristicas apos isso foi hora de fechar o compressor apertando os parafusos em sequencia cruzada assim a gente garante que nao haja deformaçao na tampa o torque aplicado aos parafusos foi de 25 nm tudo fechado entao finalizei a manutençao enchendo a caixa de engrenagens com o oleo novo nao sei se voces notaram mas eu fiz uma pequena mudança visual nesse meio tempo pintando uma mascara negra nos farois gostei do resultado achei o kaveirinha um pouco mais bandido com isso entao e isso pessoal espero no proximo post trazer novidades para voces sobre o chicote e a instalaçao eletrica completa e quem sabe algo sobre o coletor de admissao um grade abraço e ate mais por rodrigo passos project cars #46
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