FlatOut!
Image default
Lançamentos Papo de Garagem Técnica

Ford lança Ecoboost 1.0 Turbo no Brasil, com 125 cv e 17,3 mkgf de torque: saiba todos os detalhes

A festa da introdução em massa do downsizing no mercado brasileiro continua, e o próximo participante é a Ford. Finalmente foi oficializada a chegada do Ecoboost 1.0 de três cilindros, com turbo, injeção direta e comando de válvulas duplamente variável, que chegará em julho como opção para a versão topo de linha Titanium do Fiesta, casado ao câmbio de dupla embreagem e seis marchas Powershift. Como pode ser visto no gráfico comparativo abaixo, se a potência e sua curva são quase iguais em relação ao 1.6 Sigma aspirado, na curva de torque há uma diferença absolutamente brutal. Na configuração dimensionada ao Brasil, o conjunto renderá 125 cv a 6.000 rpm (corte a 6.500 rpm) – o que faz dele o 1.0 turbo mais forte do nosso mercado – e 17,3 mkgf de torque entre 1.400 rpm e 4.500 rpm. Aparentemente ficamos sem a função overboost, que no motor europeu aumenta momentaneamente o torque para até 20,3 mkgf. De qualquer forma, nossos números representam 15 cv e 2,3 mkgf a mai