a festa da introduçao em massa do downsizing no mercado brasileiro continua e o proximo participante e a ford finalmente foi oficializada a chegada do ecoboost 1 0 de tres cilindros com turbo injeçao direta e comando de valvulas duplamente variavel que chegara em julho como opçao para a versao topo de linha titanium do fiesta casado ao cambio de dupla embreagem e seis marchas powershift como pode ser visto no grafico comparativo abaixo se a potencia e sua curva sao quase iguais em relaçao ao 1 6 sigma aspirado na curva de torque ha uma diferença absolutamente brutal na configuraçao dimensionada ao brasil o conjunto rendera 125 cv a 6 000 rpm corte a 6 500 rpm o que faz dele o 1 0 turbo mais forte do nosso mercado e 17 3 mkgf de torque entre 1 400 rpm e 4 500 rpm aparentemente ficamos sem a funçao overboost que no motor europeu aumenta momentaneamente o torque para ate 20 3 mkgf de qualquer forma nossos numeros representam 15 cv e 2 3 mkgf a mais que o hb20 turbo leia nossa avaliaçao e 15 cv e 0 5 mkgf a mais que o up tsi confira nossa avaliaçao com o novo motor o fiesta titanium chegara aos 100 km/h em 9 6 s dois segundos e meio mais rapido que o com motor 1 6 sigma e powershift a ford brasileira optou em nao mencionar numeros de consumo e preços pois o lançamento deste veiculo sera realizado ainda em algumas semanas mas oficialmente a ford europeia fala em 20% de reduçao de consumo quando em comparaçao ao 1 6 sigma aspirado o 1 0 ecoboost vira importado da planta de craiova romenia e ao contrario do que se esperava nao vira como flex apenas a gasolina ate o momento a fabricante apresentou poucas informaçoes em relaçao a tropicalizaçao do motor em relaçao ao europeu fora o remapeamento nos foi dito que houve mudanças em alguns componentes do valvetrain como as sedes de valvulas devido a menor capacidade lubrificante de nossa gasolina pela presença de 27% do etanol pelo mesmo motivo e previsivel que haja tratamento nos componentes relacionados a alimentaçao como a bomba de combustivel bicos injetores e a flauta tambem ja sabemos que nao havera sensor na linha de combustivel identificando o teor de etanol via condutividade eletrica sinal de capacitancia como o existente no up tsi o que significa que a leitura sera feita de forma tradicional por sondas no sistema de escape o 1 0 ecoboost e o unico motor da historia a conquistar o international engine awards por tres anos consecutivos 2012 2013 e 2014 ele desloca 999 cm³ tem bloco de ferro fundido cabeçote de aluminio e diametro x curso de 71 9 mm x 82 mm um long stroke portanto o conjunto pesa 97 kg e comporta 4 1 litros de oleo os pistoes com taxa de 10 1 na europa aneis de pistao e mancais apresentam tratamento de baixo atrito as bielas sao de aço forjado da metaldyne o virabrequim tem seis contrapesos e quatro mancais a ford optou por dispensar o eixo de balanceamento para reduzir a massa motriz fazendo o equilibrio por meio de contrabalanços no volante do motor e na polia do proprio virabrequim o sistema de lubrificaçao e todo on demand a bomba de oleo varia entre 2 e 4 5 bar o que rende uma economia de ate 0 5% e os jatos de oleo para resfriar os pistoes por baixo em condiçoes de plena carga tambem variam a correia do comando e banhada a oleo passando pelo carter resultando em 1% de economia energetica e ate 10 db mais silencio que a corrente no topo disso alta durabilidade serviço na correia a apenas 240 mil km no detalhe da foto abaixo o radiador de oleo instalado diretamente no bloco e integrado ao filtro o 1 0 ecoboost apresenta duplo comando variavel de valvulas tanto na admissao quanto no escape nao ha variaçao de levante o sistema de injeçao direta despeja ate quatro injeçoes por ciclo pelos seus eletro injetores com seis furos com pressao na flauta de ate 150 bar o turbo fabricado pela continental tem turbina com 38 mm gera ate 1 5 bar e gira a ate 248 mil rpm lidando com gases de escape a ate 1 050 graus sua valvula wastegate e eletropneumatica comandada pela ecu uma unidade bosch med17 com capacidade de controle anti detonaçao individual por cilindro como no up tsi o coletor de escape fica integrado ao cabeçote bem como a carcaça da turbina e integrada ao coletor de escape; resultando num alivio de cerca de 1 kg e na reduçao do periodo da fase fria do motor para reduzir a fase fria do motor o 1 0 ecoboost tambem conta com duas valvulas termostaticas resultando em dois sistemas de arrefecimento interligados e que podem ser isolados um no cabeçote que libera a 75 graus e outro no radiador 102 graus futuras evoluçoes do ecoboost na apresentaçao do ecoboost os engenheiros da ford comentaram sobre tecnologias que ja estao em desenvolvimento e que serao adotadas futuramente na familia ecoboost que compreende do 1 0 do fiesta e focus passando pelo 2 3 do mustang e do focus rs ate chegar nos v6 3 5 da raptor e ford gt entre elas estao a adoçao do ciclo miller com alta taxa de compressao e fechamento tardio das valvulas de admissao para um ciclo sem injeçao de combustivel comandos de valvulas com variaçao no levante sistemas de desligamento de cilindros sistemas combinados de injeçao direta e indireta como a audi turbo de duplo fluxo twin scroll turbos de geometria variavel turbos em paralelo ou em serie bielas de aluminio casquilhos com componentes plasticos para reduçao de atrito e peso uso de fibra de carbono na estrutura do comando de valvulas no cabeçote tampa frontal e carter e reduçao de massa no bloco pelo emprego de insertos de po de metal sinterizado entre os parafusos que prendem o cabeçote e os parafusos dos mancais num bloco de aluminio o bloco ecoboost atualmente pesa 23 5 kg mas o conceito em evoluçao da ford ja marca 14 kg na balança vejamos o que o futuro nos reserva
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