Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!
Ford lança novo Focus sedã como Focus Fastback
A dianteira à moda Aston Martin chegou ao Focus Sedan, ou melhor, ao novo Focus Fastback. Além da nova aparência, com grade frontal maior e hexagonal, parecida com uma boca aberta, o carro também ganhou novo nome para reforçar seu apelo esportivo. Nada como apelar ao passado glorioso da marca pedindo a bênção do Mustang Fastback para chegar lá.
Em termos práticos, a traseira conserva o mesmo estilo do Focus Sedan a não ser por novas lanternas e uma tampa com menos vincos. Os preços continuam os mesmos para a versão de entrada (R$ 77.900), mas o nome dela também mudou: agora é SE, em vez de S. Na versão anterior do carro, a SE custava R$ 82.900.
Não pense que foi mera retórica. A versão de entrada realmente passou a ser a SE, com sistema SYNC com tela de 4,2 polegadas e rodas de aro 17, em vez da tela de 3,5 polegadas, faróis de neblina dianteiros, sensores de chuva e crepuscular, antes exclusivos da versão Titanium, e das rodas de aro 16.
Na prática, é como se o carro tivesse recebido um desconto de R$ 5.000, a não ser pelos bancos de couro, ar-condicionado digital e pelos airbags laterais, que eram de série no SE anterior e ficaram reservados para a versão SE Plus, a nova SE. Com estes itens, ela custa R$ 79.900, em vez dos R$ 82.900 cobrados antes pela versão SE.
Outra mudança digna de nota foi a adição de aletas atrás do volante para as trocas de marcha. Antes, essa possibilidade só existia por meio de botões na alavanca de câmbio, uma solução bem pouco prática. Para um carro com pretensões esportivas, as aletas estão muito mais de acordo com a proposta. O carro também vem com o Assistente de Emergência, que liga para o Samu em caso de acidente.
A Titanium, por sua vez, custa R$ 87.900, uma redução de R$ 3.000 em relação ao antigo e com o mesmo sistema de som SYNC dotado de comandos de voz e tela de 8 polegadas mais os seis airbags, o sistema keyless de partida e as rodas de aro 17 com desenho exclusivo.
E a Titanium Plus, a R$ 96.900, sai R$ 2.000 mais em conta (R$ 98.900). Com os mesmos itens: teto solar, assistente de estacionamento em vagas paralelas e perpendiculares, faróis de xenônio, banco do motorista com regulagem elétrica e retrovisores externos com rebatimento elétrico.
Motor e transmissão continuam os mesmos: o 2.0 Duratec flex de injeção direta de combustível e o câmbio PowerShift, automatizado de dupla embreagem com seis marchas. Com suspensão independente nas quatro rodas e um acerto digno de carros bem mais caros, o Focus Sedan, agora Fastback, bem que merecia mais atenção dos compradores. Talvez a mudança de nome e a redução de preços ajude isso a finalmente acontecer.
Fiscalizador mal sinalizado é o campeão de multas em São Paulo
Um fiscalizador fotográfico na cidade de São Paulo se destaca de todos os demais. Ele faz, por dia, mais de mil 1.000 multas, ou 35 vezes mais do que a média dos demais fiscalizadores. Tudo porque a alça de acesso à ponte das Bandeiras, na marginal Tietê, é exclusiva de táxis e ônibus, mas a placa que informa isso é uma faixa que fica meio escondida quando o vento o enrola em volta do poste em que ela está afixada. Há uma segunda placa informando a proibição, mas ela fica em um “ponto sem retorno” do acesso.
Normalmente, o acesso ficava fechado, mas foi aberto assim que o radar foi instalado e a passagem liberada apenas para ônibus e táxis. Motoristas que não conhecem a regra — geralmente os que vêm de fora da capital — são flagrados o tempo todo tomando a alça proibida, uma infração que rende cinco pontos na carteira e multa de R$ 127,60. Só em 2014, foram mais de 375.000 autuações.
Mercedes-AMG revela primeiras imagens oficiais do C63 Coupe
Depois do sedã e da perua C63, a Mercedes-AMG finalmente está lançando a versão cupê do seu esportivo. A estreia acontece em três semanas, mas a Mercedes já divulgou as primeiras imagens oficiais do modelo, ainda com uma leve camuflagem. O que podemos ver é que ele continuará com os para-lamas mais largos, a queda acentuada do teto na parte traseira e um spoiler traseiro, além do escape com duas saídas duplas.
Além das alterações na carroceria — inspirada no S63/S65 Coupe, especialmente na traseira e no perfil — ele também terá pneus maiores que as versões de quatro portas, calçando 255/35 R19 em vez de 245/35 R19, suspensão e direção recalibradas, bancos 25 mm mais baixos e menos espaço na traseira e no porta-malas, uma vez que os engenheiros fizeram alterações na estrutura para manter o centro de gravidade o mais baixo possível.
Em outras palavras, apesar do nome e da relação de parentesco com o sedã e a perua, o C63 Coupe será um carro diferente deles, como já era seu antecessor. O motor, contudo, será o mesmo V8 4.0 biturbo (M177), com 510 cv e 71,2 mkgf no C63 S, e 476 cv e 66,1 mkgf no modelo de entrada. Com isso, o C63 S precisará de algo em torno de 3,8 segundos para sair do zero e chegar aos 100 km/h, enquanto a velocidade máxima será limitada eletronicamente aos 290 km/h. O Mercedes-AMG C63 Coupe será revelado no dia 19 de agosto, e apresentado ao público em setembro, no Salão de Frankfurt.
Ferrari F12 GTO/Speciale terá 200 kg a menos e 30 cv a mais
Há algumas semanas vimos que a Ferrari está preparando uma versão especial da F12berlinetta. Ainda não se sabe se o nome será F12A revista britânica Autocar informa que o modelo já está na reta final de desenvolvimento. Segundo o pessoal da Autocar, ela terá 200 kg a menos que a berlineta, e um pequeno reforço de potência: 760 cv em vez dos 730 cv atuais.
Isso fará da nova versão da F12 um dos carros de produção em série com a melhor relação peso/potência do mercado. Serão apenas 1,62 kg/cv, número comparável ao do Porsche 918 Spyder. A aceleração estimada é de 0 a 100 km/h em 3 segundos. E isso por restrições de tração, apenas.
FCA convoca 1,4 milhão de carros para recall contra ataques virtuais
Depois que dois hackers revelaram o primeiro ataque virtual a um automóvel no mundo, a FCA resolveu tomar as medidas necessárias para proteger seus veículos. Isso porque o primeiro ataque aconteceu em um Jeep Cherokee, equipado com o sistema Uconnect, ainda que, em tese, possa ser feito também em modelos de outras marcas, como o Cadillac Escalade e o Infiniti Q50.
Por conta disso, a FCA está convocando 1,4 milhão de unidades para corrigir a vulnerabilidade do software. Estão envolvidos modelos equipados com a tela de 8,4 polegadas, como o Viper, RAM, Cherokee, Grand Cherokee, Durango, Charger e Challenger. Se você tem algum deles, não se preocupe: o ataque só é possível em modelos com acesso à internet. Nenhum modelo à venda no Brasil tem esse tipo de conexão. Ainda.
TVR planeja fazer também um SUV
Qualquer marca que pretenda fazer volumes no mercado americano precisa de um SUV. E Les Edgar, dono da TVR e empresário experiente, sabe muito bem disso. Tanto que ele pretende fazer um SUV para vender nos EUA. Mas não um SUV qualquer.
Em uma entrevista que ele deu ao pessoal do Jalopnik, Edgar disse que fará um SUV leve, rápido e furioso. Mas, antes dele, a empresa entregará o que fazia de melhor: um esportivo pequeno, leve e de dar medo. O carrinho já está em testes e deve ser lançado em 2017. Terá motor Cosworth V8, 1.100 kg (ou menos) em ordem de marcha, câmbio manual, assoalho reto, para efeitos aerodinâmicos, e a assistência de Gordon Murray no design e na produção. Se o SUV tiver as mesmas preocupações, vai deixar um monte de americanos de cabelo em pé.
Leitor flagra novo Série 7 em Munique
O leitor Lucas Calixto conseguiu um flagrante internacional para o FlatOut. Apesar de o BMW Série 7 já ter sido apresentado em detalhes, ele ainda não teve uma exibição física, que só deve acontecer em setembro, no Salão de Frankfurt deste ano. Pois Lucas conseguiu fotografar o carro, estacionado, em uma rua de Munique.
Modelo mais luxuoso da marca, o novo Série 7 traz uma combinação inédita de fibra de carbono e alumínio para carros de produção em série. Ela é chamada de Carbon Core e tem o propósito de aumentar a segurança e de diminuir o peso, tudo ao mesmo tempo. Outra característica extraordinária do carro é que sua chave permite controlá-lo por controle remoto para entrar ou sair de vagas apertadas.
Equipado com motores de seis cilindros e V8, a gasolina e diesel, o Série 7 deve começar a ser vendido até o final deste ano na Europa e no começo do próximo por aqui. Se você flagrar algo diferente por aí, onde quer que você esteja, lembre-se dos seus amigos do FlatOut!, como fez o Lucas!