Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!
Ford lança Focus reestilizado por R$ 70.000
Depois de uma prévia em maio a Ford finalmente lançou o novo Focus reestilizado no Brasil. O modelo trouxe mudanças na dianteira e na traseira, passando a adotar o visual atual do restante da linha Ford. Os motores continuam os mesmos 1.6 de 135 cv e 2.0 de 178 cv com injeção direta.
Como novidades, o Focus 2016 perdeu a versão S de entrada, e parte dos R$ 69.900 (vulgo R$ 70.000) na versão SE 1.6 com câmbio manual, também equipada com rodas de liga leve de 17 polegadas, controle de tração e de estabilidade, freios a disco nas quatro rodas, sensor de chuva e crepuscular, retrovisor interno eletrocrômico e sistema multimídia com tela de 4,2 polegadas.
Logo acima está a versão SE Plus, de RS$ 71.900, que tem rodas de 17 polegadas com desenho exclusivo da versão, bancos de couro, airbags laterais, sensor de estacionamento e ar-condicionado digital de duas zonas. Como a diferença entre a SE e a SE Plus é de somente R$ 2.000, os modelos 1.6 não são mais equipados com o câmbio Powershift de embreagem dupla.
Para tê-lo, você precisa partir para o SE Plus 2.0 Powershift de R$ 78.900, que é essencialmente o mesmo carro que o SE Plus 1.6, porém com o motor 2.0 e o câmbio automatizado com borboletas no volante. Em seguida está o Focus Titanium, de R$ 86.900 com acabamento e rodas exclusivos da versão, airbags de cortina, sistema multimídia com touchscreen de oito polegadas e áudio Sony Premium com nove alto-falantes.
O topo de linha é o Titanium Plus, de R$ 95.900, que acrescenta faróis de xenônio com LEDs, sistema de assistência de estacionamento para baliza e vagas perpendiculares, banco do motorista com ajustes elétricos, sistema de frenagem automática e teto solar.
Jeremy Clarkson confirma novo programa com Hammond e May
Em entrevista ao jornal “The Sunday Times”, no qual escreve uma coluna, Jeremy Clarkson confirmou que terá um novo programa ao lado de James May e Richard Hammond, a ser anunciado nas próximas semanas. Mas não se limitou a isso. Clarkson também disse que a BBC sondou se ele não toparia voltar ao programa.
“Eu tive uma reunião com um executivo da BBC na semana retrasada e ele me perguntou se eu voltaria ao Top Gear. Mas isso nunca foi uma opção, mesmo depois de um milhão de pessoas assinar a petição “Tragam Clarkson de Volta”, algo que me deixou muito lisonjeado. Mas muita coisa já aconteceu. Depois de eu ser comparado a Jimmy Savile por alguém da BBC e isso ter aparecido em um jornal de domingo, como eu poderia voltar?”, disse o apresentador, se referindo a um apresentador da BBC que ficou conhecido como um dos tarados mais ativos do Reino Unido em seis décadas.
Além da ofensa, Clarkson temia pelo futuro do programa. “Os holofotes ficariam em mim e o programa acabaria capado. Seria difícil fazer qualquer coisa sem interferência. Teria sido impossível fazer o show que eu queria fazer. E foi por isso que eles deram o programa ao Chris (Evans) tão rápido”, concluiu o apresentador. A expectativa nas próximas semanas há de ser grande!
Renault conta a história do Sandero RS em vídeo
Depois de apresentar seu primeiro RS para o mercado latino americano no Salão de Buenos Aires, a Renault achou por bem contar a história de criação do Sandero RS, equipado com motor 2.0 de 150 cv com etanol e 145 cv com gasolina.
O vídeo reúne as equipes de design e de marketing para falar dos objetivos do produto, da colaboração entre os times da França e do Brasil e do estilo do carro. Faz falta alguém de engenharia para descrever quais foram as mudanças que o modelo comum sofreu para se tornar um RS, mas isso deve ficar reservado para o começo das vendas. Pelo vídeo, parece que isso acontecerá em setembro. Aí provavelmente teremos mais informações além da medida das rodas, que são de aro 17.
Esta pode ser a cara do novo Alfa Romeo Giulia
Faltam apenas dois dias para a revelação oficial do novo sedã de tração traseira da Alfa Romeo. Mas a ansiedade é tanta que muita gente vem tentando adivinhar como será um dos segredos mais bem guardados da indústria nos últimos anos. E foi o teaser oficial da Alfa que ajudou o AutoForum.cz a chegar ao que ele acredita ser a forma final do novo carro.
Chamado de “Type 949”, ele terá tração traseira e, opcionalmente, integral. Irmão mais em conta do Maserati Ghibli, o sedã estreará um novo quatro-cilindros, sucessor do 1750 TBi, capaz de desenvolver mais de 300 cv, contra os 240 cv do motor atual, mas sua motorização mais aguardada deve ser o V6 de origem Ferrari.
A previsão é que ele só comece a ser vendido no segundo trimestre de 2016, mas é um bocado estranho que ele seja mostrado quase com um ano de antecedência. Isso nos leva a crer que as vendas podem ter início bem antes disso. Que haverá pressão dos fãs para isso não há dúvida. Especialmente se o carro for tão bonito quanto a projeção faz supor.
Porsche 956 vencedor de Le Mans vai a leilão em agosto
Quem acompanhou nossa série sobre Le Mans há de se lembrar que o Porsche 956 foi o primeiro protótipo do grupo C a vencer as 24 Horas, algo que ele fez por quatro anos seguidos, de 1982 a 1985 . E o carro usado na vitória de 1983 será leiloado em agosto, durante o Pebble Beach Concours d’Elegance, o evento de carros antigos mais importante do mundo. Uma bela oportunidade de comprar um pedaço importante do automobilismo.
O veículo, que será leiloado pela Gooding & Company, deve alcançar a cifra nada desprezível de US$ 7 milhões a US$ 9 milhões. Equipado com motor flat-6 de apenas 2,65 litros, turbinado, ele tinha à disposição pelo menos 640 cv. O modelo em questão tem o chassi 956-003. Foram fabricadas apenas dez unidades do carro de corrida.
Designers imaginam como seriam clássicos modernizados
A revista britânica Autocar teve uma ideia genial: convidou designers famosos para repensarem clássicos automotivos. Chamou Shiro Nakamura, da Nissan, Johnathan Wells, da Morgan, e Julian Thomson, da Jaguar, para recriar os clássicos que quisessem, da maneira que achassem melhor.
Shiro Nakamura escolheu o Austin-Healey 100. Segundo ele, porque é uma marca esquecida, mas de um legado importante. O modelo 100 foi escolhido por suas proporções, nas quais ele gastou um belo tempo. Para Nakamura, o melhor design da história é o dos anos 1950. Sem restrições, os caras estavam apenas se divertindo. Olha o resultado.
Johnathan Wells foi de Ford Capri, por razões emocionais. Ele aprendeu a dirigir em um Capri de terceira geração. Se pudesse, ele equiparia seu modelo com motores EcoBoost: um 1.5 na versão de entrada e o 3.5 V6 para a mais nervosa. Lembrando que o 3.5 V6 EcoBoost é o mesmo motor que o Ford GT usará. Ficou bem legal.
Julian Thomson foi de Lotus Elise. Porque ele tem um e, sempre que o lavava, se lembrava das linhas que ele teria feito diferente. Aliás, seu projeto, um dia, vai sair do papel, já que ele pretende construir um Elise para chamar de seu. Sua intenção é apenas simplificar o desenho. Para isso, seu Lotus ficou 30 mm mais baixo, 100 mm mais largo e tem rodas maiores. O motor seria um Honda VTEC, com transmissão sequencial. Tomara que ele realmente consiga fabricá-lo. Ficou demais.