A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Zero a 300

Ford Ranger ganha motor turbo do Mustang nos EUA, a nova geração do Kia Cerato, Chevrolet já tem pronto carro autônomo sem volante e pedais e mais!

Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas (ou não) do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!

 

Ford relança Ranger nos EUA com motor 2.3 Turbo do Mustang e Focus RS

2018-01-14t223008z-1077587096-hp1ee1e1pm7y1-rtrmadp-3-autoshow-detroit-ranger

A Ford Ranger saiu dos EUA e se espalhou pelo mundo, mas nos últimos oito anos os americanos não tiveram sua picape “compacta” fabricada por lá. Essa história mudou hoje, com o lançamento da nova Ranger para o mercado americano.

Visualmente ela é praticamente idêntica às Ranger vendidas mundo afora — no Brasil, inclusive. Mudam apenas elementos internos dos faróis, grade e a tampa da caçamba. Mas sob o capô ela terá algo mais interessante que o 2.5 flex ou o 3.2 Duratorq: o motor 2.3 EcoBoost, uma variação daquele encontrado no Mustang e no Focus RS, com 210 cv, combinado ao câmbio automático de 10 marchas desenvolvido em parceria com a GM e adotado no Camaro, no Mustang e na F-150.

058-ranger-352aa1k

O interior também muda pouco, mas a lista de equipamentos é exclusiva da versão americana, com sistema de frenagem autônoma, cruise control adaptativo com assistente de permanência em faixa, monitoramento de pontos cegos e sistema de modos de condução para diferentes pisos.

 

Chevrolet apresenta seu primeiro carro autônomo sem volante e pedais

The Cruise AV is designed to operate safely on its own, with no

Na corrida dos carros totalmente autônomos a Chevrolet saiu na frente e apresentou o Cruise AV, uma versão do Chevrolet Bolt sem volante nem pedais, que está praticamente pronto para entrar em produção e ser vendido. Só falta um detalhe: a autorização do governo para vender um “carro-robô” sem controles físicos.

A apresentação do carro soa como uma forma de pressionar o governo a autorizar os testes desse tipo de carro, provando que a tecnologia já está aí, pronta para ser usada. A intenção é usá-lo inicialmente em frotas de serviços de compartilhamento de carros, que é uma das apostas dos fabricantes e empresas de mobilidade para o futuro.

cruiseta_trd_0260

 

A GM solicitou à Administração Nacional de Segurança de Trânsito Rodoviário a alteração de 16 itens nas regras atuais de segurança veicular para que o carro possa ser usado nas vias públicas. Além disso a fabricante também está tentando a aprovação do carro junto a cada estado. Atualmente apenas sete estados permitem as alterações solicitadas pela GM.

O GM Cruise AV está equipado com a quarta geração de hardware e software autônomos, que inclui 21 radares, 16 câmeras e 5 lidares (semelhante ao radar, porém com lasers em vez de ondas de rádio), e seu desenvolvimento foi feito em São Francisco, que, segundo a GM, tem um dos sistemas viários e tráfego, mais complexos que se pode ter.

 

Kia revela nova geração do Cerato

kia-forte-2019-unveiled-2

Sim. Você mal conseguiu ver a terceira geração do Kia Cerato nas ruas e ele já ganhou uma quarta geração. Considerando que a primeira foi lançada em 2004, o carro tem uma geração nova a cada 3,5 anos. Diz muito sobre como a Kia cresceu nos últimos anos, especialmente se você comparar o velho Cerato de 2004 com este mais recente, apresentado em Detroit.

kia-forte-2019-unveiled-8

A nova geração bebeu na fonte do Kia Stinger, e ganhou um capô mais longo, traseira mais curta e colunas C que dão a ele ares de fastback. O novo modelo ficou 8,1 cm mais longo, 1,3 cm mais alto e quase 2 cm mais largo. Com isso, o novo modelo ganhou mais espaço para as pernas dos passageiros do banco traseiro, além de pouco mais volume de carga no porta-malas.

O painel foi completamente redesenhado, e agora tem saídas de ar circulares, um sistema multimídia de oito polegadas, predomínio de linhas horizontais e ausência de botões. O sistema multimídia é compatível com Apple CarPlay e Android Auto, e fala através de um sistema de áudio de 320 watts da Harman Kardon.

kia-forte-2019-unveiled-12

O pacote tecnológico também foi atualizado, e agora traz alerta de ponto-cego, e assistente de permanência em faixa, além de sistema de prevenção de colisão frontal e cruise control adaptativo.

Sob o capô o modelo tem um motor 2.0 aspirado de ciclo Atkinson, que visa a economia de combustível (leia mais aqui). Ele tem os mesmos 147 cv do modelo atual, e pode ser combinado a um câmbio manual de seis marchas ou CVT. Apesar do powertrain ser basicamente o mesmo, o consumo melhorou 1,3 km/l em relação ao antecessor, chegando a 15 km/l.

kia-forte-2019-unveiled-18

Quanto ao Brasil… considerando que a Kia trouxe até agora todas as gerações do Cerato e que o fim do Inovar-Auto também suspendeu a cobrança do “super-IPI”, é provável que a nova geração seja vendida por aqui como todas as outras.

 

Lotus confirma SUV

Lotus-SUV-Patents-2

Suposta imagem de patente do SUV Lotus

Bem… depois de nevar no Saara a Lotus confirmou que a marca terá um SUV. A declaração foi feita pelo CEO da Lotus, Jean-Marc Gales em uma entrevista ao site Autonews. Segundo Gales, o desenvolvimento do SUV só foi possível devido à aquisição de parte da Lotus pelos chineses da Geely.

Lotus-SUV-Patents-5

Suposta imagem de patente do SUV Lotus

“Tenho certeza de que com o estoque de peças da Geely à nossa disposição, podemos projetar um crossover Lotus com recursos exclusivos de redução de peso, aerodinâmica, e bom comportamento dinâmico que beneficia a marca Lotus. Não estamos amarrados a carros esportivos, que são um mercado bastante estável mundialmente. O que está crescendo, contudo, é o mercado de SUV, especialmente o mercado de SUVs premium”, disse Gales ao site.

Lotus-SUV-Patents-1

Suposta imagem de patente do SUV Lotus

Não sabemos exatamente que tipo de SUV a Lotus pretende construir, mas se o Volvo XC40 (que também faz parte do grupo Geely) é um bom indicador do que pode ser feito em termos de redução de peso, é bem provável que ele consiga pesar menos de 1.340 kg se a Lotus adotar materiais de baixo peso e alta resistência, como fibra de carbono e outros compósitos.

 

 

Ram 1500 ganha powertrain híbrido

2019-ram-1500 (11)

Outra picape atualizada no Salão de Detroit foi a nova Ram 1500. A nova geração ficou mais imponente e distanciada da Dodge, visto que a Ram se tornou uma marca independente desde a reestruturação da Chrysler/FCA.

ram-1500-naias-new-pics-10

Como de praxe nas picapes modernas, ela se tornou mais leve que a antecessora, graças ao uso de ligas de aço de alta resistência. A redução de 106 kg é uma das medidas tomadas pela Ram para melhorar os níveis de consumo de combustível da picape. Outra medida é a adoção de um design mais aerodinâmico, e até um elemento de aerodinâmica ativa: há um spoiler elétrico no para-choques dianteiro, que visa diminuir o arrasto da picape.

2019-ram-1500 (7)

Os motores são conhecidos: os V6 3.6 Pentastar, de 310 cv e 37,1 kgfm, e o V8 Hemi 5.7 de 400 cv e 56,6 kgfm. A diferença é que, além de programas mais refinados para reduzir o consumo, eles agora podem ser assistidos pelo sistema eTorque, que é o nome comercial do sistema de 48 volts da FCA. O motor elétrico fica instalado entre o bloco do motor e o câmbio, e fornece 12,42 kgfm extra de torque ao V6 e 18 kgfm de torque extra ao V8.  O câmbio é automático de oito marchas.

2019-ram-1500 (37)

No lado de dentro a picape ficou mais espaçosa, mais ergonômica e mais equipada. O sistema multimídia agora tem uma tela de 12 polegadas e outra tela de informações de bordo de 7 polegadas no quadro de instrumentos. A picape também ganhou câmeras de 360 graus, monitoramento de pontos cegos, cruise control adaptativo, sistema de frenagem de emergência e assistente de permanência na faixa.

Matérias relacionadas

O inédito BMW X7, a nova geração do Onix, o museu de Donington e o melhor da semana no FlatOut!

Leonardo Contesini

Finja surpresa: as novas placas do Mercosul foram suspensas no Brasil

Leonardo Contesini

Valentino Balboni lança linha de acessórios Lamborghini, Nelsinho Piquet acelera os clássicos do pai, novo curso de design automotivo em SP e mais!

Leonardo Contesini