Como você deve saber, a Formula E — a nova categoria de elétricos da FIA — fez sua corrida inaugural na madrugada deste sábado em Pequim, na China. Para quem achava que tudo seria muito sem graça porque os carros não têm ronco algum e os carros não passam de 240 km/h, a primeira corrida foi até bem agitada e terminou com uma pancada monstruosa entre os dois líderes da prova na última volta.
Quem assistiu à corrida talvez tenha notado que os carros fazem sim algum barulho. Os carros da Formula-E têm câmbio de cinco marchas feito pela Hewland com engrenagens de dentes retos, que emitem um ruído bem mais alto que as engrenagens helicoidais usadas nos carros de passeio. Sabe aquele barulho típico da marcha à ré? É exatamente o "ronco" da caixa de dentes retos, que pode chegar a 80 decibéis.
Em uma infeliz coincidência, foi exatamente o câmbio que trouxe os primeiros problemas da nova categoria. Sébastien Buemi, Michela Cerruti e Ho-Pin Tung tiveram que trocar o componente entre o t


