em 2013 o flatout sequer existia carros eletricos ainda pareciam uma realidade distante e nos ainda lamentavamos o fim do cambio manual o dolar encerrou o ano custando r$ 2 35 fiat e chrysler ainda eram duas empresas completamente distintas a fca so foi anunciada em 2014 sebastian vettel ainda estava em sua fase aurea e prestes a conquistar seu quarto titulo consecutivo o mille economy ainda era o carro mais barato do brasil e custava r$ 22 000 e a piper motorsports ja estava investida no trabalho de transformar um mercedes benz c63 amg em um 190e cosworth dos anos 1990 usando a mecanica do primeiro e a carroceria do segundo em um dos body swaps mais epicos que esse mundo ja viu ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] o carro so foi ficar pronto agora oito anos depois e mesmo sem andar nele algo que provavelmente nunca faremos temos certeza que cada segundo de esforço cada gota de suor derramada pelos profissionais da oficina americana no processo absurdamente detalhista de juntar dois icones em um so valeu a pena na primeira foto dos dois carros chegando a oficina publicada pela oficina no facebook alias o processo todo foi muitissimo bem documentado em um gigantesco album que pode e deve ser apreciado por completo em outubro de 2013 a maioria dos usuarios questiona indignada a motivaçao para o projeto e so porque e possivel nao soa como uma explicaçao muito convincente nao o swap foi uma encomenda de um cliente que no momento permanece anonimo o que importa e que ele queria exatamente o mesmo que a piper motorsport o carro feito da forma mais perfeita possivel sem pressa alguma sem adaptaçoes sem atalhos nao importava o quanto tempo levasse para ficar pronto dinheiro tambem nao deve ter sido problema claro mas isso e so um detalhe quando se trata de um projeto de tao alto nivel [caption id= attachment_287704 align= alignnone width= 999 ] foto the drive[/caption] parece seguro afirmar que o cara simplesmente queria um carro com a experiencia visceral de um mercedes benz c63 amg porem com o visual emblematico do mercedes benz 190 cosworth o especial de homologaçao para o deutsche tourenwagen meisterschaft que garantiu o primeiro titulo da fabricante na competiçao em 1992 com klaus ludwig ao volante compreensivel nao ja falamos de dezenas de outros projetos que superficialmente sao parecidos uma carroceria classica com mecanica moderna e uma serie de adaptaçoes alguns carros ate ja eram famosos ou ficaram depois mas com o chamado frankenbenz e diferente ele esta em outro nivel quando virou noticia pela primeira vez la em 2015 ele prometia e mostrava uma atençao aos detalhes tao grande que acabou entrando para o imaginario popular viralizou praticamente todo mundo conhece o projeto ou pelo menos ouviu falar agora ele ficou pronto e ainda tem uma surpresinha debaixo do capo mas antes de chegar la o melhor e revisitar o processo todo desde o começo continua tao impressionante quanto em 2015 quando falamos do frankenbenz no flatout pela primeira vez tudo começou em outubro de 2013 com os dois carros chegando a oficina o primeiro passo foi a remoçao da carroceria do c63 amg deixando o monobloco e todos os componentes mecanicos a mostra entao foi preciso encurtar o entre eixos do carro para que a carroceria do 190e coubesse sem maiores adaptaçoes [gallery type= grid columns= 2 link= file size= large ids= 69757 69758 69756 69755 ] foi preciso retirar pelo menos 10 cm do entre eixos visto que no c63 amg 2 76 metros e no 190e 2 66 metros sem contar as adaptaçoes milimetricas que foram feitas para garantir que o encaixe de todas as peças fosse absolutamente perfeito e adicionaram um bom tempo de feitura ao processo a carroceria foi removida inteira do 190e e encaixada primeiro provisoriamente ao monobloco do c63 [gallery type= masonry columns= 2 link= file size= large ids= 69761 69763 ] verificando que tudo se encaixava os caras deram inicio a instalaçao definitiva da carroceria que tambem levou varios meses e envolveu a fabricaçao de diversos componentes sob medida em diferentes partes do carro por exemplo um reservatorio feito sob medida para o fluido de freio pois o original nao deixava que o capo fechasse o capo tambem precisou de um novo suporte no bico do carro para acomodar o motor v8 e a peça inclui ate mesmo entradas de ar para o coletor de admissao falando nisso os coletores tambem foram feitos sob medida ainda que isso seja praxe na maior parte dos projetos de swap mesmo os mais simples packaging e tudo os alargadores de para lama caracteristicos do 2 5 16 cosworth evo 2 a ultima encarnaçao do seda esportivo serviram para cobrir a diferença entre as bitolas 1 61 m contra 1 48 m e todas as medidas foram cuidadosamente ajustadas para acomodar perfeitamente o 190e sobre o c63 amg sem alterar as proporçoes do original e o kit nao e uma reproduçao veio de um exemplar legitimo do 190e cossie [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 287711 287707 ] o resultado e de uma fidelidade notavel embora ao observar com atençao seu cerebro comece a te dizer que algo errado nao esta certo ou talvez seja porque a gente saiba do que se trata o carro na verdade [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 287716 287718 ] o interior do c63 amg foi mantido por questao de praticidade as dimensoes do painel de instrumentos em ambos os carros sao surpreendentemente proximas embora os pontos de fixaçao do painel sejam completamente diferentes e tenham exigido mais uma rodada de fabricaçao em aluminio todos os botoes alavancas e seletores do painel do c63 foram mantidos e reposicionados quando necessario [caption id= attachment_287727 align= alignnone width= 999 ] foto the drive[/caption] ao menos a geraçao w204 do classe c ainda tinha um visual bastante sobrio e monocromatico o que ajuda a compensar as formas mais arredondadas destoa um pouco do restante do carro mas nada imperdoavel os bancos dianteiros recaro foram instalados sobre suportes de porsche adaptados e foi preciso refazer a parte do monobloco onde se encaixa o banco traseiro [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 287706 287705 ] os revestimentos de porta do 190e foram mantidos e modificados para acomodar os controles eletricos do c63 a piper motorsport tambem fabricou um console central sob medida para os comandos do amg mantendo toda a funcionalidade a peça tem armaçao de aluminio e revestimento de couro preto como tudo no carro parece ter sido projetada e executada pela mercedes isso vale para itens espalhados em todo canto que exigiram milhares de horas de trabalho antes mesmo de colocar a mao na massa mediçoes calculos simulaçoes suportes para os pedais alojamentos dos farois e lanternas dobradiças para a tampa do porta malas e o capo o pacote completo que costuma vir quando a proposta e colocar as entranhas de um carro moderno em uma casca antiga e preciso reposicionar muita coisa a dianteira do c63 w204 por exemplo tem seis radiadores o principal um para o cambio outro para a direçao hidraulica o condensador do ar condicionado e dois radiadores de oleo todos eles ficavam organizados da forma mais germanica precisa e calculada possivel e a piper motorsport fez o possivel nos arredores para garantir que a engenharia original fosse mantida em plena funcionalidade dai a fabricaçao do alojamento dos farois levando todo o arranjo em consideraçao e ainda assim permitindo que os farois originais do 190e fossem instalados sem alteraçao [gallery type= grid columns= 2 link= file size= large ids= 287708 287709 ] ate mesmo partes do carro que so se ve quando ele esta na oficina no elevador receberam atençao semelhante com toda a transformaçao la na frente nao sobrou espaço para o intercooler que foi transplantado para o porta malas um suporte simples e algumas mangueiras dariam conta do serviço mas nao seria a coisa mais adequada e esteticamente agradavel nada disso o carro ganhou uma caixa de aluminio feita sob medida e cuidadosamente instalada alimentada por tubulaçao de aluminio escondida sob o tunel de transmissao com ida e volta vale lembrar que e como a piper motorsport acredita que a amg faria [caption id= attachment_287733 align= alignnone width= 705 ] esta vendo a ventoinha ali [/caption] mas se tudo isso e plenamente justificavel quando se trata do arrefecimento como explicar o mesmo cuidado com algo bem mais simples e dispensavel como o sensor de chuva original do c63 ele tambem foi preservado o motor foi desmontado ganhou uma carcaça nova impressa em 3d e o sensor funciona perfeitamente como se estivesse em seu carro original quem ja tentou fuçar os codigos responsaveis por esse tipo de trabalho sabe que muitas vezes o melhor mais barato e mais pratico seria partir para um sensor aftermarket que talvez fosse ate mais confiavel e com certeza daria menos trabalho so que nao seria a mesma coisa a suspensao teve a geometria refeita para ajustar a postura do carro com a nova carroceria com pontos de fixaçao deslocados e amortecedores ajustaveis do tipo coilover para facilitar o fitment das rodas mas o layout nao foi alterado permanecendo o conjunto macpherson na dianteira e o eixo multilink na traseira uma das vantagens de usar o monobloco completo do c63 amg os freios com discos ventilados e perfurados nas quatro rodas com pinças de seis pistoes na dianteira foram mantidos [caption id= attachment_287703 align= alignnone width= 999 ] foto the drive[/caption] toda essa conversa de manter e preservar porem faz parecer mais simples do que realmente foi cada manutençao e preservaçao exigiu uma serie de estudos testes e adaptaçoes justamente a fim de parecer o menos adaptado possivel existem apenas uma exceçao o supercharger weistec no cofre que tomou o lugar do intercooler ele foi criado especificamente para o c63 w204 e e bastante popular entre os donos de c63 por sozinho garantir um aumento de ate 293 cv e 25 8 kgfm de torque chegando a 750 cv e 87 1 kgfm no stage 3 descrito pela weistec a piper motorsport nao diz se o dono optou pelo stage 3 mas mesmo os quase 460 cv originais do v8 aspirado ja seriam suficientes para todo mundo aqui nao seriam ate porque ao fim de tudo nesse carro ha muito mais que o v8 de um c63 e a carroceria de um 190e ha oito anos de trabalho em um projeto feito nas horas vagas que foi acompanhado nesse tempo todo por milhares talvez milhoes de entusiastas fascinados e nao sera feito outro o carro certamente custou bem mais que a melhor gaiola de proteçao feita pela piper motorsport que afinal conquistou notoriedade justamente por causa de suas gaiolas e obviamente impressiona muito mais do ponto de vista tecnico mas nao e algo que se faz puramente pelo dinheiro como a piper motorsport ja avisa de antemao sorte de quem tiver esse carro uma celebridade sobre rodas na garagem
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