Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!
Compra de carteiras de habilitação no Detran-SP será investigada
O fato de o jogador Malcom, do Corinthians, ter conseguido tirar sua CNH apenas 20 dias depois de fazer 18 anos levantou a lebre. Como o processo costuma levar pelo menos três meses, há a suspeita de que ele teria comprado sua habilitação, algo que o jogador nega. Independentemente disso, o caso ajudou a levantar outras 4.900 suspeitas e a afastar 12 funcionário do Detran-SP por suposto envolvimento com o esquema, que teria rendido R$ 6 mil por pessoa e R$ 10 milhões aos fraudadores.
Agora a Polícia Civil informa que investigará todos os motoristas, incluindo Malcom, por crimes de corrupção ativa e passiva, falsificação de documentos e formação de quadrilha Isso não isenta nenhum deles do eventual pagamento de multa.
Presente nas cidades de Jundiaí, São Vicente, Laranjal Paulista, Valinhos, São Caetano do Sul e Sumaré, o esquema trazia uma série de irregularidades, como colocar aulas práticas e teóricas no mesmo dia, algo que é proibido por lei. Pelo visto, a reportagem da revista Quatro Rodas de março de 1972, ed. 140, que comprou carteira de motorista para um cego continua atual. Entendeu porque somos campeões em mortes no trânsito?
Mercedes C63 AMG aparece em versão cupê
Há alguns meses conhecemos as versões sedã e perua da nova geração do Mercedes-Benz C63 AMG, ou melhor dizendo, Mercedes-AMG C63, segundo a nova nomenclatura da marca. Ainda faltava a versão cupê, que estreou na geração passada (W204) e até agora foi a resposta mais direta e agressiva ao BMW M3. Bem… não falta mais. Pois a Mercedes já está testando o modelo em Nürburgring.
Apesar da camuflagem (que faz a traseira parecer a do BMW Série 6), podemos notar que a silhueta é bastante parecida com a do S63/S65 AMG. As lanternas desta vez se distanciam do sedã e passam a remeter ao cupê da Classe S e do AMG GT. A dianteira, por sua vez é idêntica à do C63 sedã/perua, assim como o motor 4.0 V8 de 516 cv na versão S. O C63 AMG sedã será lançado em setembro, no Salão de Frankfurt.
Facelift do Porsche 991 é flagrado… de novo!
Ontem mesmo (16) publicamos aqui no Zero a 300 um flagra do facelift do Porsche 911 991 em Budapeste, na Hungria. Infelizmente, o fotógrafo deve ter se atrapalhado com a câmera e só conseguiu flagrar a traseira do carro. Mas o pessoal do Bridge to Gantry foi mais rápido, e não deixou o 911 escapar quando o piloto de testes da Porsche levou o carro a Nürburgring Nordschleife.
Bem, por ser um facelift do carro com a evolução mais sutil da história depois do Lada Niva, é provável que você não tenha percebido as mudanças, mas elas estão ali. Na dianteira o para-choque é novo, com tomadas de ar invertidas em relação ao modelo atual e novos piscas. Os retrovisores também são novos, fixados por duas lâminas finas em vez de uma barra larga. A traseira tem lanternas redesenhadas e um novo arranjo de escape, com as saídas centralizadas porém um pouco afastadas entre si. Esse novo arranjo pode denunciar a principal novidade aguardada para o 911: o motor turbo. O facelift do 911 deverá ser apresentado também em setembro, no Salão de Frankfurt.
Shelby American faz edição comemorativa do Cobra Daytona Coupé
2015 marca 50 anos desde que a Shelby American venceu a divisão 3, para carro com motores acima de dois litros, do Campeonato Mundial de Carros Esportivos da Fia (ou Fia World Sportscar Championship). Para celebrar, a empresa fará 50 unidades comemorativas do Shelby Cobra Daytona Coupé, com chassis de CSX9950 a CSX9999.
Com carroceria de alumínio ou de fibra de vidro, com todas as medidas originais do carro, inclusive alguns de seus equipamentos, como feixe de molas, chassi tubular e volante de madeira, ele será vendido como um chassi rolante, ou seja, poderá ser equipado com o motor que o dono preferir, ainda que a Shelby ofereça para ele um V8r da Shelby Engine Company com 289 polegadas cúbicas, ou 4,7 litros. De fabricação própria e bloco de alumínio. O mais barato sai por US$ 25.499. O mais caro, por US$ 31.499.
Ao preço de US$ 179.995 na versão de fibra de vidro e US$ 349.995 na de alumínio, só pelos chassis rolantes, o carro vem com bancos e portas revestidos de couro, discos de freio modernos, placa comemorativa e melhoramentos de segurança, como um chassi mais forte. Só seis Daytona Coupé foram fabricados nos anos 1960. E é a primeira vez que os novos Daytona Coupé oferecem carroceria de alumínio. Presentão para quem tiver a grana necessária.
Terceira geração do Citroën C3 chega em 2016 inspirada no 2CV
Com previsão de lançamento em março de 2016, durante o Salão de Genebra, a terceira geração do C3 tem uma missão e tanto. Vendendo metade do que vende o Renault Clio na França e não muito bem das pernas em outros mercados, como o brasileiro, o hatch vai buscar inspiração no passado para se sair melhor, segundo a revista francesa L’Argus. Serão notáveis as referências ao 2CV, segundo ela.
O novo C3 poderia ser também leve e descomplicado, como era seu antepassado, mas talvez seja pedir demais. Certeza é que ele terá um parabrisa Zenith, como o atual, além do mesmo esquema de faróis duplos presente na C4 Picasso. Mais novidades sobre motor, dimensões e peso devem ficar para mais perto do lançamento.
Alfa Romeo Giulia terá versão perua; versão mais comportada é flagrada
Ainda que o Brasil despreze as peruas, elas vão muito bem na Europa, obrigado. E é por isso que o Alfa Romeo Giulia certamente terá sua versão station wagon, ou melhor, Sportwagon, como convém à marca do Cuore Sportivo. E agora com tração traseira, além da já tradicional integral. E os caras do site OmniAuto.it resolveram fazer um exercício de futurologia: como seria a versão perua do Giulia? Eis aí o resultado.
Esperada para o final de 2016 ou mesmo início de 2017, a perua é, como o sedã, um dos segredos mais bem guardados da indústria automotiva. Até sua revelação oficial, o Giulia ficou muito bem escondido. Agora não há mais tanta necessidade de segredo e os testes de desenvolvimento podem acontecer sem tanta camuflagem. Inclusive o da versão mais comportada do carro, a que muita gente poderá comprar sonhando com a Quadrifoglio. Essa da foto abaixo.
Com rodas menores, sem o difusor ativo dianteiro de ar e sem o aerofólio traseiro, o Giulia pode ter ficado menos intimidador, mas está até mais leve e mais bonito. Seu motor deve ser um quatro cilindros de 1.750 cm³, uma evolução do atualmente oferecido no 4C. Saberemos mais em sua estreia oficial, no Salão de Frankfurt.
Hoje é aniversário da Dodge. E de mais um camarada…
Hoje faz 101 anos que os irmãos John e Horace Dodge fundaram uma das marcas mais queridas por petrolheads de todo o mundo. Basta ver o sobrenome dos caras para saber de qual delas estamos falando. Ainda que ela comemore a data em 1º de julho, a correta é hoje, mesmo.
Hoje também é aniversário do cara que teve a ideia de colocar o FlatOut de pé. Que bolou a marca, fez uma transição complicada de um site para outro e conseguiu criar, com nossa ajuda, uma das marcas mais queridas da internet entre os petrolheads brasileiros e até estrangeiros. Fique à vontade para prestar suas homenagens a ele e a seu Dodge.