nunca se falou tanto em veiculos autonomos nos ultimos anos depois dos hibridos e eletricos que chegaram de mansinho e pelo jeito vieram para ficar a proxima grande revoluçao da industria automotiva sao os carros e caminhoes que nao precisam de um motorista para chegar ao destino — como os prototipos que o google vem apresentando nos ultimos dez anos ou os carros da audi que dao voltas recorde em circuitos de corrida ate agora contudo estes prototipos nao passavam de experimentos — carros feitos para aperfeiçoar a programaçao dos veiculos autonomos e permitir a eles cada vez mais poder de decisao diante de situaçoes inesperadas mesmo as mais corriqueiras no transito das cidades e rodovias na ultima quarta feira 6 porem um grande passo foi dado em relaçao a viabilidade dos veiculos autonomos em nosso dia a dia a daimler apresentou o primeiro caminhao autonomo licenciado para rodar em vias publicas nos eua o freightliner inspiration foi revelado na represa hoover em nevada e foi autorizado a rodar apenas pelas estradas do estado — que ao lado de michigan florida e california e um dos quatro que permitem testes com carros autonomos em vias publicas baseado no freightliner cascadia o inspiration tem como diferencial o sistema highway pilot que para todo efeito e o piloto automatico do caminhao — um piloto automatico do jeito que voce imaginava quando era criança ele consiste em um radar dianteiro e uma camera frontal que grava imagens estereoscopicas alem de sistemas que ja sao empregados em caminhoes convencionais ha algum tempo como o cruise control para seguir a rota pre determinada e adaptar se a velocidade do trafego sem precisar de um motorista e nao sair batendo em tudo ele utiliza dois sensores principais um sensor de longa distancia com alcance de 250 metros; e um de curta distancia com alcance de 70 metros trabalhando em conjunto com o radar e a camera os sensores sao capazes de manter o caminhao na faixa correta e evitar colisoes alem disso o inspiration respeita automaticamente o limite de velocidade de cada trecho sendo inclusive capaz de detectar as condiçoes da estrada e ler sinais de transito graças a outra camera com alcance de 100 metros montada no teto mantem uma distancia segura do veiculo a frente e ate aciona a funçao start/stop do motor em transito pesado [youtube id= rjravexmwvk width= 620 height= 350 ] a freightliner tambem diz que os caminhoes tem a capacidade de interagir entre si e possivel colocar dois caminhoes em um comboio autonomo e eles automaticamente mantem uma distancia segura uns dos outros alem de se comunicarem via wireless por exemplo em uma frenagem de emergencia o caminhao da frente imediatamente manda um sinal para que os que estao atras façam o mesmo — e o tempo de reaçao e bem menor do que o de qualquer ser humano de carne e osso alem disso o comboio reduz a fricçao do ar criando o famoso vacuo aerodinamico e o resultado e uma economia de cerca de 5% de combustivel contudo o freightliner inspiration nao e totalmente autonomo ele ainda precisa de um motorista para mudar de faixa ou realizar ultrapassagens por exemplo alem disso o highway patrol so toma o controle do caminhao depois de ativado pelo motorista caso contrario o inspiration deve ser conduzido como um caminhao convencional com volante cambio e painel de instrumentos — que no caso e totalmente digital o motorista pode assumir o comando a qualquer momento e e instruido pelo sistema a faze lo quando as condiçoes da pista sao desfavoraveis a conduçao autonoma como tempo ruim ou em trechos com obras mas quais sao suas reais vantagens segundo a daimler companhia que controla a freightliner os beneficios sao a segurança no transito e para os proprios caminhoneiros e empresas de transporte de acordo com um estudo realizado em 2013 pela universidade de stanford 90% dos acidentes de transito sao causados por erro humano — o que em tese seria um risco eliminado em um veiculo autonomo uma maquina nunca fica cansada ela nao tem emoçoes quando esta dirigindo de volta para casa depois de terminar com a namorada ela nao fica bebada ou idosa e com reflexos lentos comenta patrick vogel chefe do laboratorio de veiculos autonomos da universidade de berlim na alemanha e com este tipo de estatistica que a freightliner conta outra vantagem e o conceito de road train apresentado pela volvo ha alguns anos em um cenario hipotetico com carros e caminhoes autonomos popularizados os veiculos poderao formar pequenos comboios rodoviarios unidos pelos sistemas de conduçao autonoma [youtube id= qvflg3htueu width= 620 height= 350 ] quanto aos beneficios aos caminhoneiros e transportadoras a companhia cita varios — entre eles uma jornada de trabalho menos cansativa nos eua os caminhoneiros podem dirigir por ate 11 horas ininterruptamente e a possibilidade futura de colocar caminhoes autonomos para transportar cargas em regioes remotas de acordo com a associaçao americana de caminhoneiros american trucking association ou simplesmente ata ate 98% dos caminhoneiros que deixam seus empregos nao sao substituidos por falta de pessoal e as longas jornadas de trabalho alguns caminhoneiros passam ate seis dias por semana na estrada e a distancia de casa sao a principal razao por outro lado ha quem tambem se preocupe com a possibilidade de os caminhoes autonomos acabarem tomando os empregos nao apenas de caminhoneiros mas tambem afetando o comercio de beira de estrada como restaurantes e hoteis a freightliner reconhece a preocupaçao e diz que se por um lado a possibilidade de substituiçao de homens por maquinas existem ela ainda esta distante primeiro porque ainda nao ha tecnologia o suficiente para dispensar um ser humano na cabine segundo porque mesmo que isto ocorra ainda serao necessarios homens para entregar e receber a carga e trabalhar na parte administrativa em particular caminhoneiros autonomos terao a conveniencia de poder cuidar dos serviços administrativos enquanto estiverem na estrada alem disso como alguns acidentes aereos recentes nos mostraram nao e prudente deixar um veiculo operar de forma automatica sem o monitoramento humano permanente
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.