dentre as versoes esportivas do honda civic sem duvida o type r e a mais desejada e idolatrada nao e para menos trata se de uma incrivel familia de hot hatches que nasceu com um dos motores quatro cilindros mais fantasticos do planeta o b16 com comando variavel v tec 1 6 litro e 160 cv e redline de estratosfericas 8 400 rpm e ainda havia uma versao ainda mais potente o b16b que tinha 185 cv a 8 200 rpm ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] o type r atual tambem e um verdadeiro monstro o motor k20c1 quatro cilindros turbo de dois litros e 320 cv que pode nao ser tao girador o que e compreensivel em um sobrealimentado chegando a 7 000 rpm mas e suficiente para que o hatchback de quatro portas va de zero a 100 km/h em 5 7 segundos com maxima de 274 km/h e ele ainda se beneficia das decadas de experiencia que a honda tem com esportivos de traçao dianteira [gt40 content search= honda widget= 1 ] agora houve um ponto fora da curva entre 2007 e 2011 o honda civic type r vendido no japao e oficialmente apenas por la foi um seda na epoca o honda civic estava em sua oitava geraçao aquela que foi vendida no brasil como new civic e o nome colou porque de fato o carro trouxe um salto e tanto em relaçao ao modelo anterior em termos de design e acabamento e a versao si que foi fabricada no brasil entre 2007 e 2012 e considerada por muitos entusiastas um dos melhores esportivos nacionais que ja existiram em boa parte graças ao motor k20 de 192 cv a 7 800 rpm que alem do excelente desempenho original de fabrica e reconhecidamente um dos motores quatro cilindros que melhor aceitam preparaçoes extremas ; mas tambem por conta do excelente acerto de suspensao da decoraçao esportiva discreta e de muito bom gosto e do fato de ser um carro tao pratico quanto qualquer outro honda civic seda em 2014 como parte da serie os melhores hot hatches do universo que foi uma das favoritas dos nossos leitores alias falamos sobre todas as geraçoes existentes ate o momento do civic type r la explicamos que versao europeia da oitava geraçao vendida na europa era diferente daquela vendida em outros mercados alem de ser oferecido apenas como hatch e ser dotado de um visual mais agressivo do que as outras versoes o civic de oitava geraçao europeu utilizava uma plataforma simplificada que trocava os braços triangulares sobrepostos utilizados no seda por um eixo de torçao esta e uma das razoes para que muita gente considere o civic type r europeu de codigo fn2 inferior ao carro vendido no resto do mundo gente como jeremy clarkson que no sexto episodio da decima temporada de top gear comparou o type r fn2 com o modelo anterior o ep3 e criticou o aumento de tamanh e peso e tambem o comportamento mais engessado do carro em alta velocidade [youtube id= xegamclygq8 width= 620 height= 350 ] sempre brincamos com a ideia de que os japoneses gostam de guardar para si as melhores versoes de seus carros e com o civic type r seda codigo fd2 nao foi diferente na verdade o civic seda vendido no japao e em alguns outros paises como a russia e a africa do sul tambem ja era diferente do nosso embora utilizasse o mesmo monobloco e em geral o mesmo conjunto mecanico e arranjo de suspensao o carro tinha visual distinto na dianteira e na traseira com farois e lanternas maiores eram linhas mais agressivas e chamativas do que as vistas no seda vendido no brasil e nos eua por exemplo a fd2 foi o primeiro e ate agora unico civic type r seda produzido pela honda ele começou a ser fabricado no fim de 2006 e chegou as concessionarias em março de 2007 enquanto o civic type r hatchback europeu era movido pelo k20a2 que tinha 201 cv a 7 400 rpm redline a 7 900 rpm e giros limitados em 8 250 rpm; o seda japones era movido pelo k20a que entregava 225 cv a 8 000 rpm e tinha rotaçoes limitadas a 8 600 rpm era o bastante para garantir ao fd2 desempenho superior nas linhas retas em relaçao ao fn2 [youtube id= 6vis8fzhiwa width= 620 height= 350 ] o primeiro era capaz de ir de 0 100 km/h era cumprido em 6 2 segundos e a velocidade maxima era de 240 km/h; o segundo ia de zero a 100 km/h em 6 8 segundos e tinha velocidade maxima de 235 km/h e por incrivel que pareça o seda era mais leve tinha 1 270 kg em ordem de marcha enquanto o hatch pesava 1 355 kg isto se devia ao maior uso de aluminio na estrutura do fd2 algo que nao ocorreu com o fn2 por questoes de custo mais leve mais potente e mais sofisticado que o modelo europeu o type r nao era mais interessante apenas no papel testado pela britanica autocar em 2007 o fd2 foi efusivamente elogiado pela publicaçao tudo no civic type r japones e mais intenso que em seu primo europeu ele e mais barulhento mais rico mais focado e mas vivido ate mesmo o tecido vermelho mais vibrante nos bancos aperte o botao de partida de um toque no acelerador e o ronco do motor vtec invade a cabine quase sem perder volune nao ha isolamento acustico aqui coloque a alavanca de cambio em primeira marcha e ao sair dirigindo prepare se para o segundo choque este type r e ainda mais firme que o europeu com pneus de track day ele roda quase sem complacencia e seu desprezo pelas imperfeiçoes do asfalto e quase brutal ele tambem tem uma direçao mais precisa e fluida que o type r europeu graças a assitencia hidraulica em vez de eletrica; e o kick do vtec e mais pronunciado e old school [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] na epoca uma importadora britanica chamada litchfield estava vendendo o type r japones no reino unido e eles descobriram outro segredo o civic type r japones tinha 225 cv declarados a 8 000 rpm mas o teste no dinamometro revelou que a potencia real era de 238 cv a 8 600 rpm nas rodas os dois carros tambem foram comparados pelo fifth gear e o programa descobriu que o fd2 era tres segundos mais rapido que o fn2 no circuito de castle combe com a pista molhada [youtube id= oidkpj9jsto width= 620 height= 350 ] o civic type r japones ainda tinha rodas de 18x7 5 polegadas abrigando freios brembo com discos de 320 mm na dianteira e 282 mm na traseira com pinças de quatro pistoes e dutos de arrefecimento para os freios dianteiros os bancos eram do tipo concha projetados e fabricados pela propria honda as geraçoes anteriores usavam bancos recaro ao longo de cinco anos o type r japones passou apenas por um facelift no segundo semestre 2008 ganhando novos para choques dianteiro e traseiro e lentes escurecidas para os farois no mais seu visual foi mantido praticamente o mesmo entre 2007 e 2011 bem como o conjunto mecanico no total cerca de 13 000 unidades foram fabricadas ate o encerramento da produçao em agosto de 2010 as unidades vendidas em 2011 eram de estoque a vida do civic type r fd2 poderia ter sido mais longa nao fosse pelas leis para emissoes de poluentes cada vez mais rigidas que em ultima instancia foram um dos fatores que levaram a adoçao de um motor turbinado na geraçao seguinte alguem ai disposto a transformar seu new civic si em um type r jdm
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