FlatOut!
Image default
Car Culture Games

“Full Throttle”: o clássico point and click dos anos 1990 será remasterizado em full HD

Quando se fala em games para entusiastas, logo a gente pensa em simuladores e arcades de corrida. No entanto, existe uma infinidade de gêneros que trazem games bacanas para quem curte carros e outros veículos. O clássico Grand Theft Auto é um exemplo (tanto que dedicamos uma série especial de posts à franquia há pouco tempo), mas a gente conhece outro: Full Throttle, que será completamente remasterizado em 2017.

Se você já se acostumou com os gráficos ultra-realistas dos games atuais, talvez ache Full Throttle um tanto antiquado demais: trata-se de um point and click com gráficos 2D, desenvolvido pela LucasArts e lançado em 1995. Com seu bom enredo, gráficos caprichados para a época, produção caprichada e uma boa trilha sonora, Full Throttle se tornou um dos grandes clássicos do gênero.

Agora, mais de duas décadas depois, a versão remasterizada ganhou seu primeiro trailer, que certamente será um poço de nostalgia para muita gente:

A versão remasterizada está sendo desenvolvida pela Double Fine Productions, companhia que foi fundada por Tim Schafer, o designer de Full Throttle, logo que ele saiu da LucasArts em 2000. O game terá novas artes feitas à mão, gráficos refeitos em alta definição e melhorias no som, além de comentários dos desenvolvedores. Para os que fazem questão da experiência original, porém, será possível optar por jogar com os gráficos e efeitos sonoros originais.

Mas, afinal, o que Full Throttle tem de tão bacana? É o que a gente vai tentar explicar agora!

Full Throttle se passa em 2040, em um futuro que já assombrou qualquer entusiasta: os carros como os conhecemos já não existem mais – agora, eles não têm mais rodas e flutuam sobre o asfalto. As motocicletas também estão quase extintas: agora, só existe uma fabricante, a Corley Motors, e seus principais clientes são as gangues de motociclistas, que fazem questão do contato da borracha com o asfalto.

18-7-18

É aí que entra a gangue do protagonista Ben, os Polecats, que acabam contratados para escoltar a limusine do dono da companhia, Malcolm Corley. Acontece que Ben é alvo de uma emboscada armada pelo sócio de Corley, Adrian Ripburguer, que pretende tomar o controle da companhia assim que o já idoso e doente Corley morrer. Impaciente, Ripburguer mata Corley e coloca a culpa em Ben, que acorda em uma lixeira e precisa correr contra o tempo para limpar seu nome e livrar seus colegas da prisão.

O diferencial é a maneira como a história é contada. Em um point and click, a interação do personagem com o cenário é toda feita através do mouse, apontando e clicando – sacou? No caso de Full Throttle, ao clicar com o botão esquerdo, você move Ben pelo cenário ou, caso selecione algum objeto ou outro personagem, realiza alguma ação.

guia_47

Um círculo de fogo com uma caveira, um punho cerrado e uma bota aparece na tela. São as ações que você pode realizar: observar, falar, comer (ou beber), dar um soco ou um chute, abrir uma porta, pegar algo – depende do contexto. Os diálogos também são extremamente importantes, pois como os controles são limitados, é através das conversas entre os personagens que a maior parte da história é contada.

Tanto que é bem fácil encontrar vídeos do game todo no YouTube, editados de modo a fazer com que se pareça mesmo um filme:

A questão é que a LucasArts mandava muito bem nos point and click, e Full Throttle é uma grande prova disso. Com um orçamento de US$ 1,5 milhão (cerca de R$ 2,3 milhões, ou R$ 7,9 milhões em conversão direta), FT foi realmente muito bem feito: todos os frames foram pintados à mão antes de serem reproduzidos digitalmente, garantindo uma arte mais detalhada e “viva”. Todos os diálogos são dublados, e os dubladores são famosos – Ripburguer, por exemplo, é dublado por Mark Hamill, que interpretou Luke Skywalker nos três primeiros filmes da franquia Star Wars.

As cutscenes são caprichadas, com alguns elementos tridimensionais, e davam a impressão de que se estava assistindo a um filme de animação. O orçamento permitiu até que se utilizasse músicas licenciadas – a trilha sonora traz faixas do álbum Bone to Pick, lançado em 1995 pela banda de garage rock californiana The Gone Jackals.

Mesmo com a curta duração do game – era possível concluir a história inteira em cerca de duas horas e meia sem tanta dificuldade – tudo foi tão bem feito que Full Throttle se tornou um clássico instantâneo. Tanto que, na década de 2000, duas sequências foram anunciadas e canceladas decepcionaram bastante os fãs.

inside-the-kickstand-biker-bar-in-the-original-full-throttle_fmhx.1920 inside-the-kickstand-biker-bar-in-full-throttle-remastered_b5qk.1920

A remasterização promovida pelo designer original vem para acompanhar a onda de games remasterizados que veio junto com o PlayStation 4. A Double Fine ainda não deu uma data, mas já disse que Full Throttle remasterizado será lançado no ano que vem para computadores (Windows, Mac e Linux), PlayStation 4 e PlayStation Vita (o sucessor do PSP, para quem não lembra). Vai ser uma ótima oportunidade para os gamers das antigas reviverem o clássico, e também para os mais novos conhecerem Full Throttle da melhor maneira possível.

A seguir, confira mais algumas das telas remasterizadas, comparadas às originais. É incrível:

maureen-in-the-original-full-throttle_1c3z.1920 maureen-in-full-throttle-remastered_anpx.1920 this-may-look-familiar-as-the-scene-used-as-the-box-art-from_sfdu.1920 and-heres-what-that-box-art-scene-looks-like-in-full-throttl_t7sa.1920 vulture-rock-from-later-in-full-throttle-classic_afkd.1920 vulture-rock-from-later-in-full-throttle-remastered_6brf.1920 outside-the-kickstand-biker-bar-in-the-original-full-throttl_an56.1920 outside-the-kickstand-biker-bar-in-full-throttle-remastered_t5ph.1920