fala galera demorei pra retornar a escrever mas antes tarde do que nunca nao e ja fica o convite para aqueles que ainda nao conhecem minha historia com o maestro lerem os outros capitulos dessa saga que esta longe de acabar pessoal hoje venho aqui escrever com a intençao de passar pra quem esta lendo agora um pouco da minha experiencia com o fusca e mais do que isso a experiencia que tive e estou tendo com um projeto o sonho de ter um carro modificado se voces estao esperando aquele post cheio de modificaçoes e rico em informaçoes tecnicas ja aviso de antemao que vou lhes decepcionar neste ponto a ideia hoje e mostrar e passar uma noçao de como e ter um carro antigo e junto a isso como e minha experiencia com o projeto e os anseios ate que o mesmo fique nos moldes do meu sonho espero que no final deste post ele sirva de conselho para voces que estao a fim de iniciar um projeto extenso e tambem para quem tem um carro antigo vou dividir esse post em duas partes a primeira entao sobre a experiencia do project car em si e a segunda sobre como um fusca me fez amadurecer dando inicio a primeira parte entao aqueles que ja acompanham essa saga do maestro apelido que carinhosamente dei ao meu fusca certamente notaram que faz um bom tempo nao escrevo pois entao justamente por esse motivo de nao escrever ha bastante tempo eu estava pensando esses dias no que poderia trazer para voces ja que o fusca infelizmente nao teve grandes mudanças do ultimo post para ca e uma pena eu sei mas podem ter certeza que eu gostaria de trazer varias mudanças no carro para voces mas e aqui que entramos no assunto que e a experiencia de se envolver em um projeto de um carro modificado na epoca que ganhei o maestro cara eu tinha 14 anos hoje tenho 20 o que tambem nao e muito mas se for parar pra pensar alem de ter sido do cara@#o na epoca foi um grande deposito de responsabilidade e confiança sobre mim por parte do meu pai/mae e hoje lhes devo muito ainda mais por isso enfim eu ja tinha uma paixao enorme por carros e como sempre tudo girava e gira ainda em torno disso na minha vida so que ate entao eu nem tinha um gosto pelos fuscas no maximo achava bacana na mao dos outros e nada mais quem me conhece sabe eu era fascinado pelo chevrolet opala pois sempre tive esse carro como uma especie de heroi devido ao fato de ter crescido ouvindo as historias dos opalas que meu pai teve criei um gosto enorme pelo carro e naquela epoca era deus no ceu e opala na terra vou deixar algumas fotos deles pra voces fotos dos opala mecanica de dodge 318 motor e caixa comando e balancins de competiçao coletores de escape dimensionados cabeçotes preparados etc meu pai na esquerda e o irmao dele na direita o fato e que ha seis anos meu pai chegava em casa com o maestro e naquela altura do campeonato nem passava pela minha cabeça o quanto isso mudaria minha vida principalmente em relaçao aos carros logo que o carro entrou pra familia eu tive uma visao do que gostaria de fazer com o carro que seria deixa lo totalmente original coisa que nao seria muito dificil fazer pois pra isso nao faltava muito uma ou outra semana passou desde a compra do carro e de repente ja tinha me apegado no volks passava horas pesquisando fotos videos e tudo aquilo que voces estao acostumados a fazer tambem aposto a pegada ja era outra queria modificar o carro para que ficasse do meu jeito e e aqui que entra um grande porem nessa historia ja sao seis anos com o maestro nesse meio tempo tornou se um projeto que nao tem prazo para acabar nao esta sendo feito com pressa e da mesma forma que o carro esta mudando conforme as modificaçoes estao sendo feitas sejam elas mecanicas ou esteticas eu sim eu mesmo venho mudando junto com o carro e essa e a sacada do post a cada ano que passa com o carro venho acumulando ideias vontades e sonhos para ele e parte disso se torna realidade e outra parte simplesmente e descartada e isso e algo um pouco dificil num projeto de longa data tomar decisoes tomar rumos no projeto que com o passar do tempo voce va olhar para tras e aquilo que voce escolheu continue te agradando nao e exatamente facil e como fazer uma aposta por exemplo como algumas alteraçoes que realizamos no carro nao tem volta e necessario tomar muito cuidado para que primeiro elas fiquem bem feitas funcionais seguras e depois mas nao menos importante que elas nao cansem/enjoem com o passar do tempo para exemplificar melhor o que estou tentando dizer para voces vou citar os carros no estilo tunning me livrando de qualquer tipo de preconceito com o estilo para o meu gosto era algo sensacional quando eu tinha meus 10 anos mas hoje eu olho para o mesmo estilo de carro e simplesmente nao consigo gostar e e esse tipo de sentimento que eu nao quero ter com o maestro entendem quando meu pai e eu escolhemos fazer um escapamento totalmente diferente do que estamos acostumados a ver por ai eu relutei bastante em topar a ideia justamente por ter medo de olhar pro carro daqui dois tres ou dez anos e achar ridiculo algo de momento de moda tudo começou dai deste desenho quero estar com 40 50 anos e olhar para o fusquinha com orgulho de tudo que vivi e fiz com esse carro sei que com o passar do tempo vou ter outros objetivos outras metas e inevitavelmente o fusca tera que ficar lado quase que sair de cena em algum momento mas sempre que voltar a mexer a curtir o carro eu faça isso sem arrependimentos entao por isso que eu venho tocando esse projeto junto com o meu pai de forma bem lenta isso sem contar no fator grana e tudo mais digo pra voces quando se esta envolvido num projeto como esse pesquisar e adquirir conhecimento sao habitos sim vai fazer parte da rotina fundamentais para evitar experiencias ruins frustraçoes e tudo aquilo que desmotiva o nosso sonho e aqui entra uma liçao que o projeto me deu no inicio como faltava bastante conhecimento da minha parte algumas coisas eu mandei fazer em profissionais e no fim nunca ficaram como de fato eu queria talvez nao tenha sido por ma vontade ou pelo serviço nao ter sido realizado da forma correta mas sim porque dificilmente um profissional que trabalha com volume de clientes vai conseguir atender a todos os anseios de quem quer algo diferenciado entao tendo isso em mente e nao tendo rios de dinheiro para gastar decidi ir atras de conhecimento para fazer ou pelo menos tentar fazer tudo no estilo faça voce mesmo so que com meu pai junto dentro do possivel e claro para isso comecei a ler muito mais sobre carros sobre modificaçoes ver videos e fui atras de começar o curso tecnico em manutençao automotiva no senai com o passar do tempo fui tomando coragem e um pouco de pratica pra mexer sozinho no carro e isso so aconteceu porque se tornou uma necessidade que o projeto trouxe terminado o curso tecnico eu decidi prestar vestibular pra engenharia mecanica que hoje estou cursando ate estagiar em uma oficina daqui da cidade como menor aprendiz eu estagiei muitas vezes eu paro e me pergunto que rumo eu teria tomado com os meus estudos com minhas metas/sonhos se esse carro nao tivesse entrado na minha vida antes dele eu nao fazia nada demais nada que me impulsionasse e que me levasse a diante resumindo foi tipo vida antes do fusca/vida depois do fusca junto com tudo isso fiz grandes amigos daqueles do tipo que sao para qualquer hora pro encontro no posto pra ir assistir um track day ir pra festa pra reunir a galera no final de semana e fazer aquele garage day com direito a lavagem de todos os carros da gurizada aquela boa conversa e pra finalizar um bom passeio com os brinquedos acredito que grande parte disso pra nao dizer tudo so aconteceu por esse carro ter entrado na minha vida o fato e que esse projeto ja e algo muito mais pessoal do que material claro que existe o lado nao tao bom que acompanha o projeto o lado ruim sao as dificuldades que aparecem mas que tambem sao as mesmas que te fazem aprender e melhorar tem tambem o lado do sacrificio pois a menos que dinheiro e tempo nao sejam problema abrir mao de outras coisas em beneficio do projeto uma hora ou outra vai acontecer estejam cientes disso entao pra quem esta lendo esse post agora e tem em mente um dia ter um project car ou ate mesmo ja tem acredito que esse relato da minha experiencia sirva para alguma coisa seja como inspiraçao seja como motivaçao para continuar ou quem sabe mostre que de repente nao seja exatamente isso que a pessoa procura mas acredito que dificilmente esse sera o caso agora dando inicio a segunda parte deste texto quero contar um pouco como e minha relaçao com o fusca e talvez voces consigam se identificar vamos aos fatos quando eu tinha 14 anos e ganhei o fusca logo decidi por modificar ele pensei de cara em fazer um canhao um fusca aspirado com cilindrada aumentada para 2400cc e todo o restante necessario para alcançar algo em torno de 200cv isso ja deve soar como uma loucura hahaha foi facil ser influenciado pelos inumeros videos dos besouros andando forte por ai com esses motores passou algum tempo andei mais com o carro tive mais contato com mecanica e aprendi mais sobre preparaçao de motores a ar e logo percebi que seria inviavel montar um motor desses na minha opiniao alem do custo dessa preparaçao ser altissimo o fusca nao e um carro que comporta tamanha potencia e tambem implicaria na questao confiabilidade/durabilidade do carro sim sim eu sei que esse papo e chato e que voce que tem um fusca quer ser teimoso e nao me dar ouvidos eu tambem pensava assim mas vamos la comecei a ver que esse nao seria o caminho e que talvez algo menos radical poderia ser o mais adequado para a pegada do carro pensei nos conhecidos kits 1900cc por um bom tempo tanto e que quando me inscrevi para participar do project cars a ideia era fazer um fusca 1900cc para ser usado em track days e na rua rindo aqui mal sabia eu o quanto isso iria mudar o tempo passou comecei a sair mais com o carro na rua embora isso nao seja legal mas sim eu dirigi muito esse carro numa estrada de colonia como dizem por aqui fui me divertindo cada vez mais com o carro e percebendo que o proprio 1 6l de incriveis 53cv ja davam conta pra levar o conjunto original do carro no limite da suspensao dos pneus freios etc percebi que com aquele motorzinho que muitos dizem ser de costura ja era necessario melhorar alguns pontos nao so por segurança mas tambem para poder curtir mais o carro quando fosse dirigir verdade seja dita os up’s para melhorar a performance de um carro sao carissimos e quando o assunto e aircooled a coisa fica mais complicada ainda tendo em vista que muitas peças sao importadas e meu amigo se voce acha que preparar fusca e derivados e barato te trago aqui um choque de realidade nao que nao seja possivel fazer melhorias sem gastar muito mas quando saimos daquela preparaçao vamos dizer caseira ai a conta pode passar facil dos 10 mil reais aqueles que me acompanham sabem que fiz o escapamento troquei o conjunto rodas/pneus rebaixei o carro e revisei a parte mecanica que ja era muito integra feito isso fui para a parte estetica a qual tem sido o maior diferencial do projeto e esta em andamento ate hoje mesmo depois de todo esse tempo com o carro ai voce consegue ter uma ideia de como anda devagar o projeto perto de fazer 18 anos pude ter contato com diferentes carros dirigir em outros lugares e nesse periodo eu conheci aqueles amigos os quais citei em outro post e falei logo ali em cima com eles aprendi e continuo aprendendo muito tive diversas experiencias automotivas entre elas a de descobrir o obvio que sempre vai existir alguem que faça algo melhor que voce o que e otimo se tu quer melhorar sao nessas pessoas que voce deve buscar inspiraçao procurar aprender para chegar la certo dia um desses amigos me levou na carona do carro dele num passeio com uma pegada meio touge vou assim dizer pra exemplificar cara aquilo foi demais todas as trocas de marcha no tempo certo frenagens com punta tacco reduçoes sem aquelas cabeçadas enfim nao era nem o fato de estar andando rapido mas sim de que ele e o carro pareciam um so era bonito de ver fiquei maravilhado com tudo aquilo e percebi que dirigir envolvia muito mais do que velocidade potencia e toda aquela coisa de numeros de super trunfo vi que tinha muito a melhorar em questao de tocada abre parenteses aqui nao me considero nenhum piloto e nem quero dizer que dirijo bem ou muito bem ok fecha parenteses e quando falo tocada nao estou me referindo so a andar rapido mas sim em dirigir um carro de forma a curtir a experiencia de dirigir de aproveitar o passeio hoje eu entendo que posso usar o punta tacco andando numa boa ou ate para arrancar em um morro por exemplo prestar mais atençao na tangencia de uma curva ter uma noçao de aproximaçao saber a marcha certa para entrar em numa curva isso tudo nao so tem a ver com velocidade mas tambem com segurança e com a experiencia ao volante propriamente dita completei meus 18 anos tirei a carta e peguei um voyage g5 1 6 como carro de uso diario vou deixar umas do manco tambem [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 162041 162040 ] nele pude por em pratica o que mencionei antes e sendo assim consegui melhorar bastante em alguns pontos junto a isso pude dirigir varios outros carros sentir caracteristicas dinamicas de cada um deles e com isso descobrir onde preciso melhorar o fusca dinamicamente falando mas agora com outra ideia em mente deixei de lado a ideia de ter um canhao um carro nota 10 em linha reta trouxe tudo isso pro maestro e de um curto tempo pra ca mas que considero um periodo de grande amadurecimento percebi o quanto esse carro e suficiente na questao de me divertir ele nao e um carro nota 10 de chao e provavelmente anda menos que varios carros de 1000cc de hoje em dia mas prendi a entender o projeto do carro a respeitar suas limitaçoes claro algumas delas podem e ate devem ser melhoradas e eu pretendo fazer isso mas de qualquer modo sempre sera um carro com uma concepçao antiga a rigidez da carroceria do chassi/monobloco a distribuiçao de peso aerodinamica resposta do volante e a propria segurança do carro sao fatores que formam um margem a qual limita ate onde se pode levar o carro e nao leiam isso como algo totalmente negativo o leitor deve estar pensando agora esse cara deve ser louco gosta de coisa ruim bom pode ate ser isso dependendo da interpretaçao que voce faz disso tudo mas a verdade e que quando eu passei a entender todas essas limitaçoes do carro eu aprendi a respeitar ele e a curtir de verdade o que o carro tem a me oferecer hoje eu nao saio com o carro esperando caracteristicas dinamicas de um carro projetado nos anos 80 em diante mas sim entro nele e curto a primeira partida do dia que leva algum tempo e quase que um ritual ate o carro de fato funcionar liso curto o cheiro que vem em seguida da partida gosto de estar dentro dele o interior do carro e pequeno te abraça ainda que nao exista de fato um painel dirigir ele requer um tempo para se acostumar com a troca do carro de uso diario nao importa quantas vezes eu troque sempre e diferente os engates de marcha parecem ser mais secos logo nos primeiros quilometros o pedal do freio apesar de ser muito firme para o padrao dos fusquinhas nao tem uma resposta de imediato como um freio com servo assistencia ate as portas fazem um barulho metalico ao abrir e fechar pressionar o acelerador e uma sensaçao impar e facil sentir a resposta dos dois carburadores a cada milimetro do acionamento a resposta ao pe direito e imediata sem filtros dirigir de forma suave depende so do motorista acelerar o boxer e um tesao e nao errei a palavra e essa mesmo e uma viagem desde as baixas rotaçoes ate o fim do folego do motor voce consegue realmente curtir a puxada nao e como em alguns carros que acontece tudo tao rapido ou filtrado que acaba perdendo a graça a pegada e outra e ai vai de gosto ha quem nao goste disso e por fim tem uma coisa que ele faz extremamente bem que e me divertir agora o foco e esse fazer um carro focado na experiencia e prazer em dirigir entao agora voce ja sabe o que eu tenho em mente pra esse carro mas nao sabe a quantas anda o projeto nao e o que vai dizer que acreditou mesmo naquela conversa de que nao teria nada de modificaçoes neste post neste link falo do interior mas como sabem a parte interna do carro ficou em aberto inacabada pois queria trocar os bancos a ideia sempre foi usar os bancos recaro do gol gts aquele com tecido xadrez sabe pois e procurei muitas fotos na internet de fuscas usando esse banco fui atras de comprar e quando achei infelizmente ou felizmente estava sem o dinheiro em maos ate que numa dessas pude entrar num fusca com o tal do recaro e tive uma desilusao achei os bancos grandes demais pro interior do carro e alem disso o fusca tem linhas bem arredondadas e esses bancos sao bem quadrados nao gostei uma noite dessas de encontro no posto acabou se resumindo em um xisao com a gurizada conversa vai conversa vem meu amigo iago mostrou as fotos de um par de bancos de suzuki swift gti ai foi tipo vao ser esses e pronto adorei o formato dos bancos com encosto de cabeça integrado aquela parte vazada no centro abas laterais bem ressaltadas e o melhor eram usados em um carro consideravelmente pequeno entao acreditei que eles fossem ficar bem no fusca bom aqui se iniciou uma longa novela para conseguir comprar os benditos bancos uma negociaçao mais longa ainda com o antigo dono que havia os anunciado no olx ate que consegui arremata los indo buscar os benditos bancos em canoas rs pensem em um cara feliz [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 162038 162037 ] agora ja tenho um bom assunto para o proximo post acompanhem a novela da adaptaçao escolha da nova forraçao dos bancos e os proximos up’s que estao por vir nos proximos capitulos sei que a pegada dos project cars talvez nao seja exatamente essa mas espero que tenham gostado um abraço a todos e ate a proxima pessoal por joao victor manfro project cars #86
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