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Eventos

[Galeria] Encontro Nacional do Clube Subaru no Box 54: veja tudo o que rolou no evento

A chegada ao Box54 no último domingo foi um pouco diferente das outras vezes que estivemos por lá. Em vez de cruzar a cancela de entrada e subir até o pátio principal, como de costume, tivemos que parar logo após a entrada. O motivo? Mais de 200 Subaru de todos os modelos, anos e estilos juntos para o 4º Encontro Nacional do Clube Subaru.

Repetindo o formato inaugurado no ano passado, o evento não foi restrito aos proprietários de Subaru e membros do Clube, mas aberto a todos os gearheads e admiradores da marca. Foram mais de 600 pessoas reunidas no Box54 em um belo domingo ensolarado, interagindo e reforçando a cultura automotiva e expressando sua paixão por carros e, claro, por estes grandes boxers.

Um dos pontos altos do evento — e certamente o mais emocionante — foi o minuto de pé embaixo em homenagem à memória do subarista Felipe Mello, que nos deixou há alguns dias em um acidente e tinha sua presença confirmada.

Vamos dar uma olhada no que rolou por lá?

Destaques

Double shark

Nos primeiros passos entre os Subaru topamos com uma dupla matadora de Imprezas “Shark”. O STI Blue Mica do Weverton Terci, e o WRX do Rafael Agostinho.

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O primeiro tem visual stock, mas uma série de surpresas sob o capô (e também sob o chassi e no porta-malas). O motor foi forjado e todo retrabalhado pela preparadora Speciallizer — do cárter ao comando de válvulas.

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O intercooler original foi substituído por um Mishimoto, que foi reposicionado na dianteira do carro, onde também está o novo radiador de óleo. A turbina agora é uma Blouch Dominator 5.0 que opera a 21 psi e, lá atrás, onde um dia houve espaço para bagagem, agora há um catch tank e uma bomba auxiliar de dois estágios. O conjunto produz nada menos 465 whp com etanol.

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Já o segundo passou por uma transformação mais extensa e, embora seja pouco menos potente, compensa com um novo acerto de suspensão. A turbina TD04 original deu lugar a uma TD05-20G, assim como o inercooler, que foi substituído por um verticooler Process West. O motor foi montado pela Custela Subaru Team e, acertado pelo Antonioni, passou a produzir 400 whp usando etanol.

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O WRX também ganhou uma nova suspensão com coilovers da D2 e camber plates, um novo capô de fibra de carbono da Seibon 10 kg mais leve que o original, e freios Brembo. Por dentro, as modificações são poucas mas funcionais: banco Bride para o motorista e volante original Subaru STI em Alcantara.

 

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Turborocket

A SW Rocket do Du Sammartino já é conhecida pelos leitores de longa data: ela foi um dos destaques do encontro do ano passado, mas está de volta com algumas novidades que a deixaram ainda mais insana.

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Se você ainda não foi apresentado, ela é uma WRX SW “Blob Eyes” que teve todo o powertrain/drivetrain Subaru removido e substituído por algo um tanto inesperado para um modelo japonês: um V8 Chevrolet LS1 biturbo ligado somente às rodas traseiras. A instalação não exigiu modificações na carroceria, porém a suspensão, motor, câmbio e diferencial são montados em subchassis tubulares feitos sob medida — na dianteira, o projeto é da Fast Nigel Fabrication, e na traseira, o sistema é da TSSFab. Ambos montados pela Biroscar, enquanto os equipamentos Fueltech (como a FT-500) foram instalados pelo Ricardo Nunes da G-Tech.

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Na última vez que a vimos, o LS1 estava com 4,8 litros e seus dois turbos Schwitzer S200 a ajudavam a produzir 564,5 hp. Desde então o motor foi todo forjado e a cilindrada foi aumentada para 4,9 litros, enquanto os turbos receberam uma nova caixa quente para produzir cerca de 650 cv. O jeito de transferir tudo isso para o chão  foi usando rodas 18×10,5 com pneus 285 na dianteira e 295 na traseira, (quase) cobertos por imensos arcos de para-lamas.

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Bem de família

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Você talvez esteja se perguntando porque uma Legacy SW 1994 “all stock” está entre os destaques do Encontro. Ela não tem preparação alguma, e só passou por um leve facelift com componentes do modelo 1998. O que nos interessou foi sua história: ela foi tirada zero-quilômetro pelo pai do atual proprietário, Erick Dias, quando ele tinha apenas alguns meses de vida.

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Erick contou que tem fotos suas, ainda criança, na cadeirinha instalada no banco traseiro da perua. Foi com esta perua que sua irmã foi buscada na maternidade, e foi nesta perua que ele aprendeu a dirigir aos 15 anos. Quando começou a dirigir, herdou o carro e o manteve assim, impecável, como você vê nas fotos.

 

Flat-6 Wagon

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Outro destaque é o Impreza GF 2000 de Sérgio Brandão, que teve seu boxer de quatro cilindros substituído pelo EZ-36 do SUV Tribeca, de 3,6 litros e 260 cv. O motor é alimentado por uma injeção Megasquirt 2 e usa coletor e escape completo de inox. O câmbio é o original de cinco marchas, com short-shifter. A perua ainda recebeu bancos de WRX 2007, rodas Enkei Evo 5 de 17 polegadas com pneus Toyo 215/45 e spoilers do STI.

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Todas as fotos por Pedro Spina

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