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Zero a 300

Gasolina mais barata | O Cobra Argentino | Polo GTI faz 25 anos e mais!

Bom dia, caros leitores! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere conosco.

 

Preço da gasolina deve baixar a partir de hoje; “carro popular” deve ser anunciado este mês

O mar definitivamente não anda para peixe. Não é novidade para ninguém que estamos em tempos de vacas magras, em todas as áreas da atividade econômica. Na indústria automobilística, a situação é triste. A indústria como um todo permanece operando em 47% de capacidade ociosa. Ao perguntar a um amigo analista de mercado, me disse que: “ o varejo nestes primeiros quatro meses segue patinando, financiamentos representam menos de 30% das vendas, crédito é escasso e inadimplência, elevada.” Dureza.

O governo está tentando se mexer no sentido de ajudar a mudar um pouco isso, parece. De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, o “carro popular”, com preços abaixo de R$ 60.000, vai realmente acontecer.

De acordo com a publicação, O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) deverá anunciar a primeira etapa da volta do carro popular no próximo dia 25 de maio, o “Dia da Indústria”. O plano tem incentivo para toda a cadeia industrial, não apenas os fabricantes de veículos. Entre as medidas estariam a inclusão de linhas de crédito para o setor, reduções de tributos, exigência de aumento da nacionalização de componentes manufaturados e um programa de financiamento para veículos. A ANFAVEA faz parte das discussões.

A ideia de se incentivar carros somente à etanol foi abandonada, aparentemente: exigiria gastos em desenvolvimento, que não são uma boa ideia neste momento. O objetivo parece ser mudar o mínimo possível a oferta atual, e atuar na produção e impostos para reduzir o preço dos carros 1.0 mais baratos à venda hoje.

Também ontem, a Petrobrás confirmou que os preços dos combustíveis cairão a partir de hoje, refletindo a nova estratégia da empresa. A redução será expressiva, de R$ 0,40 por litro para a gasolina e R$ 0,44 para o óleo diesel. Não espere exatamente isso na bomba, porém: a redução é na gasolina A e diesel A, que são os combustíveis na forma pura, antes da adição de etanol e biodiesel. Mas devem baixar os preços na bomba; o quanto ainda não é possível determinar. (MAO)

 

Argentina tem sua própria fábrica de Cobra

Os argentinos, incentivados por nova legislação de “Carros Artesanais”, continuam a apresentar coisas interessantes que parecem impossíveis para nós aqui no Brasil, e somente por entraves burocráticos. Certamente uma forma de incentivar a atividade de construção de automóveis nacionais de uma forma fácil, e com resultados claros.

A “Cobra Argentina” é o mais novo desses fabricantes, como reporta o site Motor 1 argentino. Como o nome diz, é uma fábrica de réplicas do Cobra, que se você acabou de voltar de uma viagem de 80 anos para Urano, é o carro esporte criado por Carrol Shelby em 1962, juntando um AC Ace inglês, um Ford V8 de bloco pequeno, e o trabalho de Ken Miles, Phil Remington e Pete Brock. Uma lenda que dispensa apresentação.

A empresa foi fundada por Hugo Gallego, que anunciou a empresa em suas instalações em Pilar, onde estão sendo produzidos os primeiros chassis e carrocerias. A fábrica artesanal conta com sua própria cabine de pintura e artesãos especializados em fabricação de pequenas séries.

O empresário afirma que o produto principal será o Cobra roadster, com carroceria em fibra de vidro, mas que fará também uma réplica do famoso Cobra Daytona Coupe, com carroceria toda em alumínio, recriada artesanalmente à mão. O que o colocaria um pouco acima dos replicadores comuns.

Os chassis foram desenvolvidos pela Collino Performance, e contam com motores “crate” da Ford Performance em três opções: 302 (4,9 litros) de 380 ou 400 cv, ou o big-block FE 427 de sete litros e 550 cv. A caixa de câmbio será um Tremec manual, de seis velocidades, embora exista a promessa de uma caixa automática-sequencial.

Produzido para a nova legislação que simplifica homologação, contará com seu próprio número VIN. A apresentação oficial do Cobra Argentina será em junho próximo, quando se saberá mais detalhes deles. (MAO)

 

Edição especial comemora 25 anos do Polo GTI

Aqui no Brasil o atual GTS é o primeiro Polo esportivo oferecido pela VW (se esquecermos o lote de 30 carros que vieram nos anos 2000). Mas na Europa, existe uma tradição deles, que iniciou no primeiro GTI em 1998.  Então, para comemorar o seu 25º aniversário, você já pode imaginar o que acontece agora: é hora de uma série especial limitada para marcar a efeméride.

Disponível para encomenda na Europa a partir de 1º de junho, o Polo GTI Edition 25 mantém o mesmo motor 2.0 turbo do modelo normal. Este 2.0 TSI no Polo GTI dá 204 cv  e nada menos que 32,6 mkgf de torque.  O transeixo de tração dianteira é um DCT de sete velocidades.

É decididamente mais GT, esse GT com I, que nosso humilde GT com S, como vocês podem ver. O 0-100 km/h é despachado em 6,5 segundos, algo realmente interessante. O Polo é um carro bem interessante, e esta versão deve ser realmente especial; pena não termos ela por aqui.

E o que esta série especial tem de especial, você me pergunta? Engraçado, ia mesmo contar isso agora. O Polo GTI Edition 25 vem com uma suspensão esportiva que rebaixa a carroceria em 15 mm. Um diferencial autoblocante eletrônico (na verdade, operado no freio via o hardware do ABS) e faróis de LED matrix. As rodas são do modelo “Adelaide” em 18 polegadas, com acabamento em preto brilhante para combinar com as tampas dos retrovisores laterais e teto escuros.

Alguns gráficos exclusivos adornam o carro, e obviamente na soleira existe uma plaquinha que diz qual dos 2500 carros exclusivos é o seu. Os preços começam em € 35.205 (R$ 189.050) na Alemanha. (MAO)

 

Toyota pode estar desenvolvendo um novo Celica

Existe espaço entre o Supra e o GR86 para mais um cupê esporte da Toyota? O Celica costumava ser o cupê de entrada da marca; o Supra na realidade nasceu como um Celica de seis cilindros em linha (os Celica sempre foram quatro cilindros), o Celica Supra. Um cara mais cínico poderia dizer que já existe um Celica na linha Toyota: se chama Supra 2.0.

Mas não vamos ser nós a reclamar se a Toyota resolver reviver o velho cupê na base do Corolla. Durante um evento no Japão, reporta o site Best Car Web, o novo presidente da Toyota, Tsuneji Sato e Akio “Morizo” Toyoda teriam dito o quanto gostariam de ter o Celica de volta.

A Best Car Web decidiu entrar em contato com a Toyota e pedir maiores esclarecimentos. O fabricante respondeu com a seguinte declaração: “O novo presidente da Lexus e da empresa GR, Sato, tem a intenção de continuar a lançar modelos esportivos GR”.

Os boatos estão voando para todo lado no Japão. Parece que Sato quer mostrar que é tão Morizo quanto o Morizo-san himself, e por isso quer fazer um carro esporte GR que seja identificado como seu, e não herança da gestão anterior. E este carro parece que será um Celica.

Como será ele? Podemos apenas especular. Paarece fácil criar um cupê com desenho interessante e espírito e ajuste esportivo em cima do Corolla de tração dianteira. A base do Corolla atual é ótima, e certamente fará um carro sensacional se ajustado para o uso esportivo. Quem sabe com uma versão topo de linha com as partes íntimas do GR Corolla por baixo… Já pensou? Parece bom demais para ser verdade. Vamos ter que esperar para descobrir. (MAO)

 

GP da Emília-Romanha é cancelado

A Fórmula 1 decidiu cancelar o GP da Emília-Romanha, que seria realizado neste próximo final de semana em Ímola, devido às fortes chuvas que castigam a região desde o início do mês. Nesta quarta-feira, a Defesa Civil da região manteve a área o circuito sob alerta vermelho ao menos até a meia-noite de sexta-feira. Diante da situação, os organizadores da prova decidiram cancelar a realização do evento para resguardar a segurança do público e dos envolvidos no GP.

No comunicado publicado pela Fórmula 1 nesta manhã de quarta-feira (17), a Fórmula 1 diz que a decisão foi tomada juntamente do presidente da FIA, das autoridades locais, do presidente do Automóvel Clube da Itália, do presidente da região da Emília-Romanha e do prefeito de Ímola. Ainda de acordo o comunicado, “não será possível realizar os eventos com segurança para os torcedores, equipes e organizadores” e, por isso, é “certo e responsável” não realizar o prova, considerando a situação enfrentada pelas cidades da região e “não seria correto trazer mais pressão sobre as autoridades e serviços de emergência neste período difícil”.

A região da Emília-Romanha vem sofrendo com as fortes chuvas desde o início do mês e 23 municípios já foram afetados por enchentes e deslizamentos — Imola é um deles. Até esta quarta-feira, 14 cursos d’água já haviam transbordado e outros 19 estão acima do nível-limite de alerta. (Leo Contesini)