Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!
Gemballa chega o Brasil
Depois de trazer a Brabus e a Oettinger, a Strasse agora anuncia o lançamento da Gemballa no Brasil. A preparadora especializada em modelos Porsche e, mais recentemente, McLaren chega ao país em agosto, mas os interessados já podem entrar em contato com a importadora.
A Gemballa foi fundada no início dos anos 1980 por Uwe Gemballa e atualmente oferece kits de preparação para os Porsche Panamera, Cayenne, Carrera GT e 911 997, para os McLaren 12C e também para a Ferrari Enzo, Mercedes SLR McLaren, além de modelos próprios baseados no Panamera, Cayenne e 911, bazitados Mistrale, Tornado e Avalanche.
Os primeiros modelos a serem importados serão anunciados em agosto. Tanto os carros próprios quanto os componentes são produzidos na Alemanha e têm garantia de dois anos.
BMW lança versão de despedida do M5 F10
A atual geração do BMW M5 (F10) está chegando ao fim, e como despedida a marca alemã está lançando a Competition Edition, uma série limitada a 200 unidades para todo o mundo.
No M5 Competition Edition o motor 4.4 V8 biturbo foi modificado para trabalhar com mais pressão dos turbos e entregar 600 cv e 71,2 mkgf. Com isso, a aceleração de zero a 100 km/h é feita em 3,9 segundos. É o mesmo tempo da 60 Jahre, por exemplo, mas a Competition Edition não se limita a números brutos.
A versão também é equipada com o pacote M Competition, que inclui barras estabilizadoras mais espessas, molas e amortecedores mais rígidos, diferencial com controle eletrônico do deslizamento e freios com pinças de seis pistões pintadas de preto. O pacote ainda inclui spoiler e difusor traseiros e capas dos retrovisores de fibra de carbono, além de rodas Jet Black de 20 polegadas e grade pintada de preto brilhante.
Por dentro o BMW M5 Competition Edition vem com acabamento de couro Black Merino e costuras Opal White, além de uma plaqueta com a numeração do exemplar.
Erro em radar produziu 17.000 multas em São Paulo
Foto: Danilo Verpa/Folhapress
Um erro de aferição em um radar de controle de velocidade resultou na emissão de nada menos que 17.094 multas a motoristas que passaram pelo equipamento defeituoso entre os dias 29 de outubro e 9 de novembro de 2015. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, esse número corresponde a 65% de todas as infrações flagradas pelos radares da cidade.
O radar fica instalado na avenida Marechal Tito, a 30 metros da rua Engenheiro Manuel Osório, em São Miguel Paulista, bairro da zona leste da capital. A falha só foi confirmada neste ano depois de questionamentos levantados pelo sindicato dos motoristas e cobradores de ônibus. Os motoristas multados pelo equipamento, que fiscaliza o corredor de ônibus e a faixa à esquerda, confrontaram a medição dos radares com os discos de tacógrafo para comprovar que não cometeram infração. Ainda segundo a Folha, o aparelho emitiu, em média, uma multa errada por minuto. Segundo um ex-fiscal de linha da região, um motorista levou mais de cinco multas em um único dia e muitos deles chegaram a pagar as multas.
A prefeitura, por sua vez, disse que, apesar do envio da notificação de infração, as multas foram anuladas e os pontos não foram lançados nos prontuários das CNH. O sindicato, por outro lado, afirma que as multas só foram canceladas depois que a entidade enviou um ofício comprovando o erro. De acordo com a matéria da Folha, a prefeitura admitiu o erro na aferição do radar – cujo limite é 40 km/h – e já reparou o aparelho. Os motoristas que foram multados indevidamente podem solicitar o ressarcimento do valor pago.
Tesla planeja fazer picape e SUV compacto
A Tesla (que agora não usa mais “Motors” no nome) divulgou nesta semana seu plano para os próximos anos. Batizado “Master Plan, Part Deux” (Plano Mestre Parte Dois), o projeto inclui um futuro SUV compacto e uma picape média para “atender grande parte do mercado”. No texto, Elon Musk também revelou que todos os veículos da Tesla terão capacidade de condução autônoma e serão à prova de falhas.
A remoção do “Motors” do nome da Tesla tem a ver com o outro objetivo do Master Plan de Musk: o fornecimento de energia solar. No ano passado Musk apresentou sua bateria doméstica Powerwall, projetada para armazenar a energia solar que será usada nas casas (e em seus carros elétricos). O sistema foi desenvolvido por outra empresa sua, a SolarCity, que agora foi integrada à Tesla para o início da venda dos sistemas.
Clarkson, Hammond e May já quebraram um SUV alugado
Clarkson, Hammond e May ainda nem estrearam seu novo “The Grand Tour”, mas já conseguiram causar mais reações positivas que a primeira temporada inteira de Top Gear. O motivo é evidente: o trio se manteve unido depois da saída da BBC e continua fazendo o que faz de melhor: dirigir e destruir carros enquanto citam metáforas absurdas e temperam tudo com o típico humor britânico.
Nesta última quinta-feira (21) o trio publicou um novo teaser que mostra um Range Rover Sport produzindo ruídos alarmantes para qualquer gearhead. Enquanto isso, Clarkson, Hammond e May conversam sobre o fato de o SUV ser alugado: “vocês não fizeram trilhas off-road com ele, fizeram?” Claro que não…