a chegada do jeep gladiator apresentado no salao de los angeles no inicio do ano satisfez um desejo antigo dos fas da marca uma picape do wrangler cuidadosamente projetada para manter o visual iconico e toda a capacidade off road do utilitario e a escolha do nome nao foi fruto do acaso a fabricante inspirou se na picape do jeep wagoneer que foi o primeiro veiculo da marca a usar o nome gladiator ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] o jeep wagoneer foi lançado em 1962 como um sucessor maior mais espaçoso e melhor equipado ao jeep station wagon que conhecemos aqui no brasil como willys rural e acabou se tornando o primeiro veiculo anunciado na historia como utilitario esportivo ou seja ao menos em termos de nomenclatura ele foi o primeiro suv mas ele era um veiculo bem old school com chassi do tipo escada bom curso de suspensao e construçao mais que robusta e a versao picape que veio a tiracolo no mesmo ano compartilha as mesmas caracteristicas nao e por acaso que especialmente nos eua existam diversos projetos para transformar a gladiator de primeira geraçao em um off roader ainda mais especializado ate porque apos decadas de evoluçao na industria as opçoes jamais foram tao numerosas e um exemplo perfeito disto e este jeep j10 1983 a primeira vista ele parece mais um entre centenas ou mesmo milhares de exemplares com suspensao elevada e pneus maiores que existem por ai ate voce abrir o capo sim este e o motor v10 de 8 3 litros de um dodge viper 2004 confortavelmente acomodado no cofre de uma picape fabricada ha 36 anos que claro foi radicalmente modificada para lidar com muito mais força do que tinha originalmente versao reestilizada do wagoneer o jeep j10 vinha em com um seis em linha amc de 4 2 litros e 114 cv que podia ser acoplado a uma caixa manual de quatro marchas ou automatica de tres com traçao traseira ou 4x4 o dono desta picape porem decidiu que precisava de um pouco mais de força a ideia do americano riley hodson e seu pai derrick era montar um projeto para off road mais extremo com pegada de baja truck ou seja com mais potencia suspensao reforçada e pneus enormes inicialmente o plano de riley era preparar o motor seis em linha original mas derrick tinha uma ideia melhor colocar o motor v10 do dodge viper em seu lugar https //www facebook com/hodsonmotorsports/videos/853563308341795/ quem descolou o motor v10 de 8 3 litros foi uma oficina chamada cleveland power and performance o motor do viper de 2004 modelo zb i entrega 517 cv e 73 9 kgfm de torque originalmente mas o pessoal da cpp instalou coletores de admissao feitos sob medida e um sistema de escape em inox com abafadores magnaflux o que deve ter rendido alguns cavalos vapor extras o motor veio acompanhado de toda a eletronica usada no esportivo o que fica evidente pelo quadro de instrumentos do viper adaptado no painel o interior alias tambem ganhou os bancos do dodge viper com revestimento em couro aquecedor e ajustes eletricos; um console central feito sob medida tambem revestido em couro; e ate um sistema de ar condicionado fora o motor e a parte eletrica o restante do powertrain do jeep j10 v10 foi todo feito sob medida e quanto mais se conhece os detalhes mais fica claro que os hodson nao estavam querendo apenas um brinquedo de trilhas o negocio aqui e bem mais serio o chassi original do j10 recebeu um subchasi tubular triangulado na traseira para dar suporte ao eixo traseiro vindo de uma picape ford super duty com suspensao four link enquanto o eixo dianteiro com diferencial dana 60 emprega um arranjo com braços radiais e amortecedores do tipo coilover os dois eixos sao extremamente robustos e estao homologados para suportar ate uma tonelada cada um [gallery type= grid link= file size= medium ids= 225515 225514 225513 ] o trabalho de conversao foi realizado por outra oficina a nefarious customs que fabricou todos os suportes necessarios para o v10 do viper e tambem para a transmissao automatica de quatro marchas da dodge a 48re nem mesmo o visual da j10 v10 decepciona quem gosta dos classicos a dianteira do modelo de 1983 foi trocada pela frente dos primeiros exemplares com quatro farois redondos que aqui tem lampadas de led e uma grade mais alta e centralizada a caçamba onde ficam o estepe e os radiadores remete as picapes americanas classicas com para lamas bem destacados e teve a tampa substituida por uma proteçao tubular os para choques foram feitos sob medidas com formas mais retilineas e modernas o dianteiro ate tem uma barra de leds embutida e todos os cromados deram lugar a tinta preta responsavel pelo contraste de classico e moderno no visual geral embora os hodson nao falem em numeros de aceleraçao que francamente nao importam tanto assim em uma picape restomod feita para acelerar sobre as dunas apostamos que a j10 v10 e mais rapida que qualquer gladiator original de fabrica a picape do wrangler usa o motor v6 pentastar de 3 6 litros e 280 cv suficientes para ir de zero a 100 km/h em sete segundos e por enquanto a jeep descarta versoes mais potentes com motor v8 ou seja por enquanto o melhor e mesmo apelar para o do it yourself
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.