Kazutoshi Mizuno, engenheiro-chefe responsável pelo Nissan GT-R, diz que parte do desempenho do carro se deve ao peso e à potência em uma relação perfeita — o que sabemos não ser exatamente verdade, pois o GT-R só ganhou potência desde o lançamento. Agora, o pessoal da preparadora japonesa Overtake resolveu também diminuir o peso do Godzilla. Como eles fizeram isso? Carbon fiber, carbon fiber everywhere!
Na época do lançamento, o GT-R pesava 1.700 kg e seu motor V6 de 3,8 litros biturbo entregava 485 cv — a equação perfeita, segundo Mizuno. Contudo, sabemos que não é bem assim: atualmente, o GT-R tem 552 cv e pesa 1.737 kg. Se era tão perfeito, por que mudar? Já destrinchamos esta discussão em dois posts (leia aqui a parte 1 e a parte 2), mas o que você precisa saber é o seguinte: peso baixo bem distribuído não faz mal em nenhum carro, e de forma alguma o GT-R é exceção. E a Overtake disso muito bem.
Talvez você não tenha ouvido falar da Overtake International, o que nã