e bem provavel que ao acessar as redes sociais na manha desta segunda feira 13 voce tenha topado com uma sequencia de fotos de um brasileirissimo volkswagen gol no karussell de nurburgring nordschleife wtf como assim um gol em nurburgring como ele foi parar la ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] bem esta e uma pergunta que fizemos pela primeira vez ha dois anos tres meses e dois dias e que so foi respondida ha algumas horas depois de uma boa conversa que tive com seu atual proprietario o brasileiro renato hinkelmann que mora em colonia na alemanha o carro e o mesmo gol cl que estava a venda em uma loja de usados da alemanha em janeiro de 2017 sua historia começou em 1998 quando foi importado por uma empresa de auto peças que pretendia usa lo para testes de desenvolvimento de componentes contudo quando chegou a alemanha a volkswagen ja tinha modificado a linha gol e o carro acabou nunca utilizado para testes e ficou guardado ate 2000 quando foi vendido a um alemao [gallery type= grid link= file columns= 4 size= large ids= 227696 227698 227699 227700 227705 227704 227703 227702 227701 227706 227707 227708 ] o problema e que por ter sido importado para testes o carro nao tinha a documentaçao necessaria para licenciamento na alemanha assim o segundo proprietario o vendeu a outro alemao que tentou levantar a documentaçao e informaçoes detalhadas sobre o carro com funcionarios da volkswagen na alemanha apesar do esforço ele nao conseguiu licenciar o carro e o passou adiante em 2015 o carro chegou as maos de stephan krupp da autohaus krupp uma loja especializada em classicos localizada em bergheim a cerca de 30 km de colonia nessa mesma epoca renato havia acabado de comprar seus primeiros classicos um fiat 500 e uma kombi standard 1974 com pouco mais de 28 000 km rodados que arrematou no brasil e levou para a alemanha por conta propria [gallery type= grid columns= 2 link= file size= large ids= 227719 227718 ] renato contou que no inicio de 2017 soube do gol a venda e decidiu conhece lo sem a pretensao de comprar o carro frequentando a loja ele soube que o carro nao tinha documentaçao para licenciamento diferentemente do que dizia o anuncio na epoca e que stephan ja estava de saco cheio do carro ocupando espaço na loja o homem estava prestes a desmontar o carro e vender seus componentes separadamente apesar do gol jamais ter sido vendido na europa o motor 1 6 foi usado no passat no golf e no polo com o nome ea827 e poderia ter algum valor bem como outros componentes mecanicos semelhantes a historia ficou ecoando na cabeça de renato um gol cl que atravessou meio mundo rodou 1 800 km e ficou guardado por quase 20 anos nao merecia acabar escrapeado vendido como sucata na alemanha ele merecia um final melhor alem disso um gol na alemanha era uma chance de ter um carro antigo diferenciado afinal o custo de compra e importaçao de um gol e mais alto que seu valor de mercado nao e um carro que sera importado como as kombi sp2 e karmann ghia tc renato entao decidiu arrematar o gol mas stephan fez uma proposta irrecusavel pela kombi e incluiu o gol como parte do pagamento e foi assim que o gol brasileiro foi comprado por um brasileiro na alemanha quase 20 anos depois de chegar ao pais o carro foi rodando ate a casa de renato em colonia porque stephan instalou no carro suas placas de concessionario — semelhantes as placas verdes brasileiras sem estas placas sem a documentaçao e sem poder licenciar o gol renato teve que deixar o carro parado na garagem enquanto reunia a documentaçao necessaria e os equipamentos exigidos pela legislaçao alema em 1998 a lei exigia luz de neblina traseira em todos os carros vendidos no pais ainda que o gol cl nao fosse oferecido com luzes de neblina nem mesmo como opcionais renato precisou instalar o equipamento no carro ele comprou no brasil o chicote original o interruptor para luzes de neblina e o conjunto dianteiro alem da luz traseira alem do conjunto ele tambem comprou em uma de suas visitas ao brasil o jogo completo de correias tensores e polias que ainda eram originais na hora da manutençao uma situaçao inusitada alem das correias renato tambem notou uma pequena fissura no para brisa proximo a coluna a ao colocar o carro no elevador a pequena fissura virou uma rachadura de 30 cm o carro jamais seria aprovado pelos inspetores alemaes como encontrar um para brisa de gol na alemanha renato chegou a orçar a importaçao do para brisa com um amigo exportador de classicos mas acabou nao precisando do serviço ao procurar despretensiosamente um para brisa numa concessionaria local ele encontrou nao apenas o para brisa original para seu gol cl mas tambem o para brisa com a antena embutida e o para brisa com a faixa degrade por que a loja tinha tres para brisas de gol renato ate hoje nao sabe como eu disse durante nossa conversa foi um sinal de que o carro tinha mesmo que ser dele [gallery type= grid link= file size= large ids= 227688 227687 227686 227685 227683 227684 ] com o passar do tempo renato fez outras duas alteraçoes a primeira foi a substituiçao das rodas originais pelas desejadas rodas westwood vendidas aqui apenas no gol gti 16v e por isso muito raras na europa elas eram opcionais no passat b4 e nunca comoveram os entusiastas razao pela qual elas sao razoavelmente baratas na alemanha a outra foi a instalaçao de um radio original do golf mk3 que nao e muito distante dos volksline que equipavam os modelos brasileiros dos anos 1990 o carro foi aprovado na vistoria do detran da alemanha mas para licencia lo renato ainda precisava de uma certidao negativa de debitos do carro no brasil foi preciso emitir os documentos fazer a traduçao juramentada e o apostilamento de todos eles em janeiro de 2018 exatamente duas decadas depois de sair da linha de produçao o gol cl mi foi emplacado pela primeira vez — por um brasileiro na alemanha parece ate que ele estava esperando desde que emplacou o carro renato ja dobrou sua quilometragem e agora o odometro aponta pouco mais de 3 900 km o caminho ate nurburgring neste ultimo domingo 12 adicionou mais algumas centenas de quilometros visto que o circuito fica a cerca de 90 km de colonia renato ja havia conversado com alguns fotografos e apresentado o carro por fotos a eles para que clicassem o gol nos melhores trechos da pista [gallery type= grid columns= 2 link= file size= large ids= 227677 227672 227666 227664 ] nas touristenfahrten alem dos entusiastas amontoados nos arredores da pista tambem ha dezenas de fotografos que clicam os carros para vender as imagens aos proprietarios interessados em uma lembrança de sua visita ao nordschleife nem precisaria ter avisado a presença daquele exotico volkswagen chamou a atençao de todos os fotografos e as fotos se espalharam rapidamente pelas redes sociais renato comprou as fotos e as postou em seu instagram logo que chegou em casa quando acordou seu carro ja havia se tornado o principal assunto entre os entusiastas da volkswagen https //www instagram com/p/bxycoqeg4qo/ agora depois de colocar o primeiro gol em nurburgring nordschleife renato ja planejou uma viagem de pouco mais de 2 200 km com o carro ele e a familia sairao de colonia irao ate liubliana na eslovenia na volta farao uma parada em reifnitz na austria para participar da ediçao deste ano do worthersee treffen algo nos diz que ainda veremos muitas imagens do #7x2 nome que renato deu ao seu gol brasileiro na alemanha [gallery type= grid columns= 2 link= file size= large ids= 227726 227716 227710 227658 ] depois da compra do gol renato acabou vendendo o fiat 500 e comprou um fusca 1300l 1978 no brasil e dois bmw na alemanha um 316i e36 seda 1997 ja com o motor m43 e um 325i cabriolet e93 preciso dizer qual e o daily driver do cara dica o e93 ja foi embora para acompanhar as novidades do gol na alemanha nao deixe de seguir o instagram do renato @classiccarseuropa
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.