estamos em 2019 e a humanidade olha para o futuro com cada vez mais preocupaçao o prognostico para os proximos 50 anos nao e dos melhores ha muito o que resolver caso queiramos sobreviver ate la em contraste ha cinco ou seis decadas atras o panorama era bem mais otimista e o futuro parecia muito mais cheio de possibilidades a crise do petroleo ainda levaria vinte anos para acontecer a corrida espacial estava a pleno vapor e so se falava em como seria a nossa sociedade depois do ano 2000 ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] os carros sempre foram uma janela para vislumbrarmos tais previsoes hoje conceitos eletricos e autonomos tentam antecipar um futuro sem emissoes e amplamente automatizado da mesma forma conceitos dos anos 50 tentavam nos mostrar como seria o carro do amanha e um deles era especialmente impressionante o golden sahara ii que ganhou forma pelas maos do lendario george barris e deixou muitos queixos no chao quando fez uma turne pelos eua a partir de 1954 aparecendo tambem em filmes e programas de tv no começo dos anos 60 agora depois de cinco decadas desaparecido o golden sahara ii foi restaurado e exibido no salao de genebra de 2019 george barris que morreu em 2015 aos 89 anos de idade e considerado um mago das customizaçoes para o cinema sua criaçao mais conhecida certamente e o batmovel usado na serie de tv do batman em 1966 que por sua vez era o conceito lincoln futura apresentado pela ford em 1955 modificado por barris sob encomenda dos produtores o golden sahara por sua vez nasceu de um acaso barris e um amigo rebocavam um lincoln capri 1953 novinho em folha porem com o motor fundido quando acertaram a traseira de um caminhao cuja distancia do solo estava perfeitamente alinhada com o teto do carro que foi arrancado violentamente no impacto [caption id= attachment_220365 align= aligncenter width= 1024 ] o carro provavelmente era parecido com este antes do acidente[/caption] por sorte barris e seu amigo sairam ilesos e o carro fora a perda do teto tambem estava relativamente integro nao demorou para que barris tivesse a ideia de criar um carro customizado usando o lincoln como base para isto ele procurou james skonzakes mais conhecido como jim street que era colecionador de carros cliente e amigo de barris e poderia se interessar em financiar a ideia street topou na hora e se juntou a barris para desenvolver o carro a ideia de george barris era mesmo criar um automovel do futuro como dissemos aquela era a tendencia da epoca ele entao praticamente construiu uma nova carroceria aproveitando pouquissimo do metal original e dando ao capri formas muito mais extravagantes com para lamas salientes linha de cintura mais baixa rabos de peixe duplos e muito mais pronunciados e um canopi em forma de bolha detalhes de acabamento que geralmente eram cromados como para choques frisos e molduras foram folhados com ouro 24k ja a pintura branca recebeu um componente especial para obter o efeito perolizado escamas de sardinha adquiridas diretamente de um mercado de peixes era uma alternativa mais barata ao po de ouro que foi considerado porem descartado pelo alto custo as rodas tinham calotinhas de vidro que se projetavam para fora e serviam como setas e eram calçadas com pneus desenvolvidos pela goodyear com um composto translucido com lampadas em seu interior os pneus se acendiam com uma luz laranja arrematando o visual futurista do golden sahara ii o lado de dentro combinava com o exterior o painel que foi todo remodelado era revestido com tecido brocado branco e dourado assim como o banco dianteiro inteiriço o console central recebeu uma tela de tv de certa forma prevendo as centrais multimidia que temos hoje e o carro tambem foi equipado com um gravador e um telefone ja o banco traseiro deu lugar a um minibar com compartimento refrigerado copos taças e bebidas e nao era so isto o carro tambem tinha alguns sistemas eletricos que se tornariam comuns cinco decadas depois como o acionamento das portas por controle remoto que tambem podia ser usado para dar a partida no motor e controlar a direçao o acelerador e os freios ; e a inclusao de duas antenas de radio no para choque que serviam como sensores e detectavam possiveis obstaculos a frente dos carros mandando um sinal eletrico para que os freios se acionassem sozinhos por conta disto ha quem considere o golden sahara ii um dos primeiros carros autonomos da historia feito impressionante para um conceito feito de forma totalmente independente sem o apoio de fabricante alguma o carro fez sua estreia em 1954 em uma exibiçao realizada no petersen automotive museum em los angeles e dali partiu para uma turne pelos eua marcando presença em encontros e ate mesmo concessionarias que alugavam o golden sahara para atrair curiosos que afinal eram clientes em potencial alem de promover o carro os eventos ajudavam a recuperar os gastos na execuçao do prototipo que saiu por estimados us$ 75 000 o equivalente a cerca de us$ 695 000 nos dias atuais o auge do golden sahara ii foi sua apariçao no cinema ele era o carro do protagonista do filme de fantasia romantica cinderelo sem sapato cinderfella de 1960 protagonizado por jerry lewis e anna maria alberghetti dois anos depois o carro tambem apareceu em um programa de auditorio chamado i ve got a secret bastante popular nos eua na epoca onde o proprio jim street apresentou alguns de seus recursos https //www youtube com/watch v=n72flmtss4u pouco depois jim street decidiu abruptamente retirar se do circuito de eventos automotivos e levou com ele o golden sahara ii que passou as cinco decadas seguintes guardado em um galpao foi so em maio de 2018 cinco meses apos a morte de street que o conceito foi trazido de volta aos olhos do publico por seus familiares que o colocaram a venda na mecum auctions [gallery type= grid columns= 4 link= file size= medium ids= 220391 220389 220388 220387 ] o golden sahara foi arrematado por us$ 350 000 logo em seguida seu comprador um colecionador chamado larry klairmont de chicago mandou restaurar o carro por completo chegando ao ponto de procurar a goodyear para fabricar novos pneus transparentes e reproduzir o efeito visto originalmente na decada de 1950 [gallery type= grid link= file columns= 4 size= medium ids= 220382 220383 220384 220376 ] agora o golden sahara ii esta em genebra mostrando que o futuro dos anos 1950 nao era tao diferente quanto o que aconteceu https //www youtube com/watch v=w2njai5mqqy
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.