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Golf ganha retoques visuais, um GTI mais potente, um novo 1.5 TSI e aprende a cuidar de si mesmo

Enquanto babávamos no conceito do Gol GT apresentado no Salão do Automóvel, a Volkswagen preparava a apresentação do facelift do Golf na Europa. O hatch médio ganhou leves retoques visuais, novos equipamentos e, principalmente, novos motores e tecnologias semi-autônomas.

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As mudanças estéticas são bastante sutis: novos farois e lanternas, que agora usam apenas LEDs e incorporam as luzes diurnas (DRL), novos para-choques redesenhados e novos modelos de rodas de liga leve.

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O negócio começa a ficar mais sério ao abrir o capô do Golf. Em vez do 1.4 TSI, ele agora é equipado com um 1.5 TSI, que é mais eficiente que o motor anterior em termos de consumo e emissões. A potência é a mesma, 150 cv, e agora ele pode desativar dois cilindros para economizar ainda mais combustível. Este mesmo motor também terá uma variante de 130 cv na versão Bluemotion. Segundo a Volkswagen, o modelo de 150 cv poderá rodar até 20,4 km/l enquanto a versão Bluemotion chegará aos 21,7 km/l.

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O GTI continua com o motor 2.0 TSI, mas agora, em vez de 220 cv ele produz 230 cv na versão básica e 245 na versão Performance. O câmbio DSG também mudou, ganhando uma sétima marcha. E contrariando as notícias de que o Golf de três portas iria morrer, a Volkswagen apresentou o GTI nessa configuração de carroceria. Surpresa, não?

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Ao abrir a porta deste Golf renovado você topa com as principais mudanças no hatch: o quadro de instrumentos físico foi substituído por uma tela TFT de 12,3 polegadas com instrumentos virtuais chamada Active Info, que é a versão Volkswagen do Virtual Cockpit da Audi. O sistema multimídia também é novo, e pode usar telas de 6,5 a 9,2 polegadas, dependendo da versão escolhida. Além dos demais sistemas de conectividade (4G, Bluetooth, USB etc) ele também usa um sistema de controle por gestos inédito na linha Volkswagen.

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A suíte tecnológica também inclui uma série de sistemas semi-autônomos, como assistente de congestionamentos, monitoramento de pedestres e trânsito à frente com frenagem de emergência ativa, assistente de estabilização de reboque, cruise control adaptativo, assistente de permanência na faixa de rodagem, sensor de pontos cegos, alerta de tráfego à traseira, reconhecimento de sinalização de trânsito e frenagem automática pós colisão.

O novo Golf começará a ser vendido na Europa no início de dezembro deste ano pelo mesmo preço do modelo anterior, apesar da lista de equipamentos mais recheada. No Brasil ainda não há previsão para a chegada do facelift.

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