o ultimo fim de semana trouxe o primeiro grande evento de classicos do circuito mundial o goodwood members meeting pense nele como um festival of speed com menos exposiçoes e leiloes de classicos e mais corridas com bolidos das antigas curtiu bem nao e a toa que o ano de 2017 marcou a 75ª ediçao que aconteceu nos dias 18 e 19 de março nao foi desta vez que o flatout foi para o reino unido para apreciar de perto mas por sorte lord march e um cara generoso o bastante para garantir a cobertura de tudo com transmissao ao vivo pelo youtube dezenas de videos postados durante os dois dias e fotos a rodo na pagina de goodwood no facebook e a gente selecionou o melhor aqui começando pela integra da transmissao ao vivo temos certeza de que quatro horas de açao na pista sao suficientes para alegrar o dia de qualquer um [youtube id= nasf2wurdac width= 620 height= 350 ] os primeiros members meetings foram realizados na decada de 1950 e 1960 no circuito de goodwood localizado nos dominios da casa goodwood por membros do british automobile racing club ou simplesmente barc e os carros que corriam eram os mesmos de hoje so que bem eles eram novos como voce ja deve ter sacado se conhece matematica basica nao faz 75 anos que o goodwood members meeting acontece e que as vezes era realizada mais de uma ediçao por ano e ao longo do tempo o formato foi ficando mais abrangente hoje as corridas sao divididas em categorias de acordo com a epoca em que competiram carros de corrida das decadas de 1950 1960 1970 e 1980 de varias partes do mundo prototipos ou de turismo todos tem seu lugar na pista e desde o ano passado tambem ha uma categoria para carros de corrida do inicio do seculo xx construidos entre 1905 e 1923 o s f edge trophy responsavel por um verdadeiro espetaculo na ediçao de 2016 pois entao sem mais delongas vamos dar uma olhada no que rolou de melhor no goodwood members meeting 2017 a besta de turim [youtube id= cs6zvrdblji width= 620 height= 350 ] voce deve lembrar do fiat s76 tambem conhecido como a besta de turim aqui mesmo das paginas do flatout em 2014 o carro de corrida com um quatro cilindros de 28 5 litros totalmente restaurado funcionou pela primeira vez em 100 anos o carro foi capaz de chegar aos 215 km/h na decada de 1910 e so nao se tornou o veiculo terrestre mais veloz do mundo na epoca porque nao havia nenhuma autoridade para fiscalizar o recorde o mais incrivel e que a concepçao do motor e relativamente moderna com tres velas de igniçao por cilindro dezesseis valvulas e comando no cabeçote nao muito diferente de qualquer quatro cilindros mais moderno exceto pelo fato de cada cilindro deslocar mais de sete litros confira o onboard que certamente e diferente de qualquer outro que voce ja tenha visto muscle cars americanos na inglaterra alguns entusiastas esnobes adoram dizer que os carros europeus sao superiores aos americanos especialmente quando a ideia e criticar a capacidade dos muscle cars de fazer curvas no entanto eles podem ser muito mais que maquinas de acelerar no quarto de milha [youtube id= b0zjzqihox8 width= 620 height= 350 ] a pierpoint cup categoria estreante no members meeting 2017 trata exatamente disto os carros que se enquadram sao os cupes e sedas com motor v8 que competiram ate 1966 o que exclui o chevrolet camaro boo mas deixa a pista livre para os ford mustang e falcon o plymouth barracuda e o dodge dart por exemplo eles queimam borracha e soltam fogo pelo escape do jeito que a gente gosta ops [youtube id= 3vr1ou0gat8 width= 620 height= 350 ] nas corridas historicas de goodwood ha sempre muito dinheiro sobre o asfalto os carros que aceleram por la as vezes custam algumas centenas de milhares de dolares o que nao significa que os pilotos os poupem ate porque o simples ato de tirar um classico das pistas de dentro do galpao e coloca lo para rodar ja representa um risco em outras palavras se voce corre voce esta sujeito a se acidentar e e exatamente isto o que acontece com este cooper climax t53 lowline pilotado por rudi friedrichs que participava do brabham trophy corrida para carros de formula 1 de motor traseiro que competiram entre 1954 e 1960 os carros que correm no members meeting precisam usar pneus de epoca o que significa que o cooper estava usando rosquinhas diagonais cuja caracteristica mais marcante definitivamente nao e o grip e sim a falta dele o pequeno austin amarelo corre [youtube id= m1cz4_wu3bs width= 620 height= 350 ] a weslake trophy e uma das corridas favoritas do publico que vai assistir ao goodwood members meeting feita para pequenos carros de turismo equipados com o motor austin a series um esperto quatro cilindros de 948 cm³ de 43 cv em sua versao original a categoria mostra que tamanho nao e documento o austin healey sebring sprite e uma versao com carroceria cupe do sorridente austin healey sprite e o carro amarelo de richard woolman deu um show na primeira corrida do evento e o pequeno austin amarelo bate [youtube id= fd7 uhq353w width= 620 height= 350 ] acontece que ele tambem se envolveu no primeiro acidente o que nao nos surpreende na verdade apesar da pouca potencia os carros que correm na weslake trophy sao leves e tem entre eixos curto e por isso nao deixam a desejar na aceleraçao e fazem bonito nas curvas o que torna a empolgaçao dos pilotos plenamente compreensivel tanto que em determinado momento woolman perde a mao roda e sai da pista enquanto tenta voltar para o asfalto ele e atingido por outro carro e arremessado contra a barreira de pneus rinha de cobras [youtube id= olrkkstnyyc width= 620 height= 350 ] quando a gente diz que os caras nao poupam seus carros nao estamos brincando e este duelo entre dois exemplares do ac cobra durante o graham hill trophy para carros de turismo que competiram na europa ate 1966 torna isto evidente emanuelle pirro no cobra vermelho fica colado na traseira do cobra de michael gans ambos no meio do pelotao os caras jogam limpo claro mas da para ver que a competiçao e seria e de alto nivel a era de ouro do grupo a de turismo [youtube id= coay6v6hel8 width= 620 height= 350 ] e claro que nem so de classicos da decada de 1960 vive o members meeting o grupo a de turismo que na decada de 1980 trouxe classicos como o bmw 635i e o bmw m3 disputando posiçoes com os tambem iconicos ford sierra rs500 e jaguar xjs tom walkinshaw tem seu espaço em goodwood [youtube id= avkz4dov9fu width= 620 height= 350 ] junto deles os indefectivelmente britanicos rover sd1 e mg metro este ultimo em uma versao mais civilizada do que aquela que disputou o grupo b de rali mas ainda assim divertidissimos de assistir nick mason acerta o muro [youtube id= ehfljwr9raa width= 620 height= 350 ] so ficamos a vontade para fazer esta piada porque nick mason saiu ileso deste acidente exceto pelos ferimentos no bolso visto que seu mclaren f1 gtr de rua um dos 28 que existem e um dos carros mais valiosos do mundo temos certeza de que o lendario baterista do pink floyd logo gastara um bom dinheiro para devolver ao f1 sua boa forma david coulthard e o mercedes benz 300sl gullwing [youtube id= wpne0szp6n8 width= 620 height= 350 ] o ex piloto escoces de formula 1 david coulthard quase comprou um mercedes benz 300sl gullwing em 1995 mas acabou desistindo do negocio ele se arrepende amargamente pois os preços do classico germanico dispararam pouco depois no members meeting 2017 coulthard teve finalmente a chance de conduzir um exemplar daquele que chama de o carro dos seus sonhos ele tambem diz que prefere nao participar das corridas e sim das demonstraçoes pois o gullwing e um carro muito valioso um minuto de barulho em homenagem a john surtees [youtube id= 8ugvpgjf44c width= 620 height= 350 ] no ultimo dia 10 de março o mundo perdeu john surtees o unico cara a ser campeao mundial de motociclismo e formula 1 na historia nos fizemos nossa homenagem e o pessoal em goodwood tambem mas em vez de fazer um minuto de silencio os caras fazem um minuto de barulho acelerando todos os carros presentes no local ao mesmo tempo [youtube id= xhupgo5ikqg width= 620 height= 350 ] john surtees reencontra o lola t70 mk2 com o qual venceu a canam em 1966 o carro que chega com o proprio lord march ao volante e o lola t70 no qual john surtees venceu a can am em 1966 paralelamente a formula 1 depois de se divorciar da ferrari por desentendimentos com enzo uma homenagem simples mas muito bonita ja assistiu tudo e ficou com agua na boca calma que tem mais confira a galeria de fotos que o pessoal de goodwood fez durante o evento e aproveite para escolher seu novo wallpaper
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.