Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas (ou não) do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!
Governo adia a volta do IPI para automóveis
Com a chegada do fim do período de redução do IPI, o governo anunciou ontem, 30, que as alíquotas vigentes desde o começo do ano serão mantidas até dezembro. O IPI sobre os carros continuará variando entre 3% (para modelos de até 999 cm³) e 25% (para modelos com motor superior a 2000 cm³). Caso voltassem ao normal, as alíquotas seriam de 7% a 25%.
As vendas de automóveis estão em queda neste ano, comparadas a 2013. No primeiro semestre a queda é de 5,4% em relação ao mesmo período do ano passado. O presidente da Anfavea, Luiz Moan, que se reuniu com o Ministro da Fazenda, Guido Mantega, durante o anúncio, afirmou que espera ter um segundo semestre melhor que o primeiro.
Renault lança o novo Sandero no Brasil
A Renault acaba de lançar no Brasil a nova geração do Sandero, o modelo mais vendido da marca no país. Como antecipado por sua versão romena da Dacia no ano passado, o hatchback agora tem a mesma identidade visual do sedã Logan, com quem já compartilhava a arquitetura e estilo interno desde sua primeira geração.
Além do visual renovado por fora, o Sandero também evoluiu por dentro, com um desenho de painel mais contemporâneo, materiais com texturas e tons diferentes e uma aparência superior à dos usados no antigo modelo. O painel agora tem computador de bordo com seis funções e pode ser equipado com uma central multimídia opcional, com navegação GPS, entradas USB e auxiliar, conexão por Bluetooth com capacidade de reprodução de áudio, e controles do volante.
A motorização continua sendo o 1.0 16V Hi-Power de 80 cv (etanol) nas versões Authentique e Expression, ou o mais potente 1.6 8V Hi-Power de 106 cv (etanol), oferecido nas versões Authentique, Expression e Dynamique. Os dois motores são oferecidas apenas com câmbio manual, inicialmente.
Os preços partem de R$ 29.890 para a versão Authentique 1.0, e vão a R$ 42.390 para a Dynamique 1.6, o modelo topo de linha.
O que acontece quando um Mercedes SLS cai no fundo do mar?
Este Mercedes-Benz SLS AMG estava sendo levado para a Argentina quando o container onde ele fez a viagem acabou caindo do navio cargueiro no porto de Ensenada, em Buenos Aires, e foi parar no fundo do mar. A operação de recuperação do carro levou cinco dias, tempo suficiente para o container ser invadido por água e lama.
Segundo o Autoblog Argentina, os técnicos da Mercedes foram chamados para tentar fazer o carro funcionar e, depois de ficar cinco dias secando ao sol, o V8 6.2 da AMG voltou a roncar, porém com falhas devido aos danos causados pela água salgada aos módulos eletrônicos. Agora ele será levado de volta à fábrica onde será desmontado para fins de registro técnico, e o proprietário será indenizado pela seguradora.
O primeiro avião da Honda faz seu voo inaugural nos EUA
Vários fabricantes têm experiência na fabricação de aviões, BMW, Saab e Spyker são as mais famosas delas. Na verdade elas até nasceram fabricando aviões e depois decidiram ficar no chão mesmo. A Honda, contudo, agora está seguindo o caminho contrário. A marca japonesa entrou no ramo da aviação com o HondaJet, um jato executivo de pequeno porte.
A produção começou há um ano e meio, mas só agora a primeira aeronave fez seu voo inaugural. Ela deixou a fábrica em Greensboro, nos EUA, e foi até o aeroporto internacional de Piedmont Triad, na Carolina do Norte, o mesmo lugar onde os irmãos Wright (os outros inventores do avião) fizeram seu primeiro voo há um século.
O HondaJet voou por 84 minutos, chegando a 15.500 pés de altura e a 348 nós. A aeronave tem capacidade de chegar a 420 nós e uma altitude máxima de voo de 43.000 pés.
Uma volta com a La Ferrari em Fiorano
Para comemorar os 15.000.000 de fãs no Facebook (parte deles com a ajuda de um velho amigo), a Ferrari publicou um vídeo de seu modelo mais radical na pista de testes de Fiorano.
A volta foi gravada do banco do carona usando um Google Glass — a ideia é colocar o fã da marca dentro do carro, sacaram? — mas já é mais que suficiente para apreciar o ronco visceral do híbrido, que mesmo tomando uns choques não se intimida e solta a voz pelos tubos de escape.