Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!
Governo quer proibir estepe temporário
Os estepes temporários, aqueles pneus fininhos em rodas de aço feitos com limite de 80 km/h, dividem opiniões desde que apareceram no Brasil no final dos anos 1990/início dos anos 2000. Os detratores dizem que se trata de economia desnecessária e que prejudica o proprietário do carro por suas limitações técnicas e também por não entrar no rodízio de pneus, praticado por muitos motoristas. Os defensores elogiam sua leveza e tamanho compacto, o que facilita o manuseio (especialmente por mulheres, naturalmente menores e mais fracas que homens) e não rouba espaço no porta-malas.
A discussão vai longe. Tão longe que chegou ao projeto de lei 82/2015, do deputado Pompeo de Mattos. Segundo o texto do projeto, o uso de um estepe de tamanho diferente dos demais “traz dúvidas relativas à segurança do veículo que, em caso de emergência, trafegará com três pneus iguais e um diferente, certamente causará prejuízos ao consumidor que necessitar substituir uma roda ou pneu avariado pelo estepe”.
O projeto é de 2015, porém foi aprovado pela Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados no final de junho e na semana passada chegou à Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviço da Câmara (CDEICS). Como já explicamos anteriormente, todo projeto de lei precisa passar pelas comissões da Câmara e do Senado antes de ser votado em plenário ou, caso esteja tramitando em caráter conclusivo, ser enviado à presidência da República para veto ou sanção.
Na CDEICS, o projeto foi apensado ao texto do projeto de lei 952/2015, que tem a mesma intenção de proibir os estepes de dimensões diferentes, dizendo que esse tipo de estepe “prejudica sobremaneira a movimentação e a segurança do automóvel” e “pode trazer riscos elevados para os condutores e passageiros”. Caso seja aprovado na CDEICS, o projeto será enviado à Comissão de Viação e Transportes. Se for aprovado lá, será enviado à Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Caso seja aprovado novamente, o projeto segue para o Senado, onde passará pelas mesmas comissões. Caso seja aprovado em todas, seguirá para o gabinete do presidente, onde poderá ser vetado ou sancionado.
Aston Martin revela as primeiras imagens oficiais do Valkyrie de produção
O Aston Martin Valkyrie não é novidade: o carro já foi apresentado ao público no Salão de Genebra em março, e aos clientes VIP em Mônaco, no final de semana do Grande Prêmio de Fórmula 1. Mas até agora tudo o que foi mostrado foi um mock-up e algumas fotos que não deveriam ter sido publicadas no Instagram.
Foi somente nesta última terça-feira (11) que a Aston decidiu revelar as fotos oficiais da versão de produção do Valkyrie. Elas trazem detalhes mais claros e tornam o negócio ainda mais impressionante. Na verdade, ainda esto me perguntando como esse negócio pode ser liberado para as ruas. Ele parece mais radical que um protótipo de Mans — até porque não tem nenhum regulamento o limitando.
Olhe bem para as fotos: os bancos são integrados ao monocoque, que tem até algumas almofadas nas laterais, fazendo o papel do apoio do assento. A dianteira é elevada, como o bico de um Fórmula 1 e se você notar nas fotos da cabine, verá que os passageiros irão viajar com as pernas elevadas e encaixadas em um túnel, exatamente como em carro de corridas moderno.
A dianteira, aliás, é toda suspensa e usa o mesmo tipo de arranjo aerodinâmico que os F1: uma asa dianteira que forma a clássica “boca” dos Aston, barras da suspensão que direcionam o fluxo de ar e aletas aerodinâmicas que fazem as vezes de parede da pseudo-caixa de roda. Na traseira nota-se algumas soluções aerodinâmicas de Adrian Newey na F1: o escape sopra os gases quentes sob a asa traseira, o difusor é uma peça imensa que trabalha com os gases do escape e com o fluxo de ar extraído das caixas de roda traseira para reduzir o arrasto e produzir downforce.
A Aston infelizmente ainda não confirmou os detalhes técnicos, por isso tudo o que sabemos é que ele irá usar um V12 de 6,5 litros desenvolvido em parceria com a Cosworth, que poderá produzir 1.130 cv.
Audi revela novo A8 – que poderá usar motores V8 Porsche
A Audi, como toda fabricante em 2017, vinha divulgando seu novo A8 len-ta-men-te por meio de teasers e toda aquela enrolação que precede os lançamentos hoje em dia. Desta vez o FlatOut esperou para ir direto ao ponto: o carro foi lançado ontem, e por isso esta será a primeira vez (mas não a última) que você nos verá falar desta nova geração do Audi A8.
A principal novidade é o sistema elétrico de 48 volts que, como já explicamos anteriormente, permite que o carro use tecnologias mais avançadas e fornece uma “hibridização leve”, que o ajuda a melhorar o desempenho e a reduzir o consumo e emissões. Entre estas tecnologias está um sistema eletromecânico na suspensão ativa, que será capaz de ler a superfície da pista e ajustar a suspensão constantemente em tempo real (mais adiante vamos explicar melhor esta tecnologia em um post exclusivo, uma vez que ela também aparece no Mercedes Classe S).
O novo A8 também terá três níveis de condução autônoma; o mais avançado deles permite que o motorista solte completamente o volante e “encaixe” o carro em uma vaga apertada automaticamente e remotamente.
Quanto ao visual, o novo A8 é largamente inspirado pelo conceito Prologue de 2014, o que tornou o carro mais esguio que seu antecessor, sem que isso significasse simplificar seu visual ou deixá-lo menos encorpado ou sem presença. Na dianteira os faróis finos usam DRLs de LED e a grade deve ser a maior já vista em um Audi desde os supercarros de corrida da Auto Union nos anos 1930.
A linha do teto também é mais fluida, de forma que o carro tenha um quê de cupê de quatro portas. Aparentemente esta é a nova tendência dos sedãs premium, visto que o BMW Série 7 e o Mercedes Classe S também lançam mão deste recurso. A traseira, por sua vez, é a parte que mais foge do padrão dos Audi, e ganha um ar retro-futurista, com um conjunto óptico estreito e interligado por uma barra luminosa. É meio como se as lanternas do Dodge Charger fossem feitas pelo designer da Kia. E isso não é uma crítica.
Sob o capô o novo A8 será oferecido com dois motores V6 turbo, um a gasolina e um a diesel. O motor a diesel terá 290 cv, enquanto a versão a gasolina terá 345 cv. Mais adiante o modelo terá um V8 turbodiesel de 4 litros e 441 cv (eu escolheria esse, sem dúvida) e um V8 biturbo a gasolina de quatro litros e 466 cv, além do 6.0 W12 que equipa os modelos Bentley.
Como sempre, a Audi ainda irá oferecer o S8 que, segundo a imprensa alemã, usará o V8 biturbo do Porsche Panamera Turbo S, com 550 cv.
Top Gear estreia no Brasil nesta próxima sexta-feira
A mais recente temporada de Top Gear UK — a primeira com o novo trio de apresentadores — irá estrear na TV brasileira nesta próxima sexta-feira, 14 de julho, no Discovery. O programa chegou a ser exibido no passado pela BBC World, mas nunca esteve atualizado com a transmissão original da BBC 1, chegando ao Brasil sempre com uma temporada de atraso.
Desta vez será um pouco diferente: a transmissão original já foi encerrada na BBC, porém ainda não há uma nova temporada em exibição. O programa chega à Discovery (não Discovery Turbo, por algum motivo inexplicável) todas as sextas-feiras às 21:30.
Como já dissemos, nesta 24ª temporada o trio de apresentadores é formado por Matt LeBlanc (sim, Joey Tribbiani), Chris Harris e Rory Reid. Na ocasião da estreia fizemos um review dos primeiros episódios e achamos que o programa melhorou muito em relação à temporada 23, com o gritante Chris Evans, e trouxe um pouco daquele foco total em carros que o trio original vinha deixando de lado nos últimos anos.
Distrito Racing irá realizar sua quarta edição do Track Experience 2017 no Circuito dos Cristais
Nos dias 5 e 6 de agosto, o pessoal da Distrito Racing irá organizar a quarta edição de seu Track Experience, no Circuito dos Cristais, em Curvelo/MG. Serão quatro horas de pista no sábado e outras cinco horas de pista no domingo. As inscrições já estão abertas e serão divididas por lotes, que vão de R$ 330 a R$ 590. Os pagamentos podem ser feitos em até 12 vezes no cartão de crédito.
Os inscritos terão direito a duas credenciais de box, uma de piloto e uma de passageiro. A credencial extra é respectiva ao dia em que o piloto irá participar. Ao final do evento haverá entrega de trofeus aos participantes mais rápidos de cada categoria, AWD, FWD, RWD e Protótipo. Haverá trofeu também para o piloto com mais voltas do final de semana e sorteio de brindes. Para fazer sua inscrição, acesse o site oficial da Distrito Racing. Mais informações podem ser obtidas na página do evento no Facebook ou pelo email [email protected].